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Quadro 4.1. Habilidades estatísticas propostas nos PCN.
Ciclo I
1º e 2º ano
− Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e
interpretação de informações e construir formas pessoais de
registro para comunicar informações coletadas.
Ciclo II
3º e 4º ano
− Recolher dados e informações, elaborar formas para
organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados
sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem
como forma de comunicação.
− Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar,
em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do
conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos
abordados neste ciclo.
Ciclo III
5º e 6º ano
− Por meio da exploração de situações de aprendizagem, levar
o aluno a coletar, organizar e analisar informações, construir
e interpretar tabelas e gráficos, formular argumentos
convincentes, tendo por base a análise de dados
organizados em representações matemática diversas.
ENSINO FUNDAMENTAL
Ciclo IV
7º e 8º ano
− Por meio da exploração de situações de aprendizagem que
leve o aluno a construir tabelas de frequência e representar
graficamente dados estatísticos, utilizando diferentes
recursos, bem como elaborar conclusões a partir da leitura,
análise, interpretação de informações apresentadas em
tabelas e gráficos.
ENSINO MÉDIO
1º e 2º ano
− Identificar formas adequadas para descrever e representar
dados numéricos e informações de natureza social,
econômica, política, científico-tecnológica ou abstrata.
− Ler e interpretar dados e informações de caráter estatístico
apresentados em diferentes linguagens e representações, na
mídia ou em outros textos e meios de comunicação.
− Obter médias e avaliar desvios de conjuntos de dados ou
informações de diferentes naturezas.
− Compreender e emitir juízos sobre informações estatísticas
de natureza social, econômica, política ou científica
apresentadas em textos, notícias, propagandas, censos,
pesquisas e outros meios.
− Dominar a linguagem de eventos, levantar hipóteses de
equiprobabilidade, associar a estatística dos resultados
observados e as frequências dos eventos correspondentes, e
utilizar a estatística de tais freqüências para estimar a
probabilidade de um evento dado.
Fonte: Quadro elaborado pela pesquisadora com dados contidos nos PCN.
Podemos notar que, desde o primeiro ano da Escola Básica, a Estatística
se faz presente, dentro do bloco Tratamento da Informação, sendo desenvolvida