Download PDF
ads:
NARA BEATRIZ KRELING DA ROSA
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO:
SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DE QUINTA SÉRIE
DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SIGNOS NÃO-VERBAIS
PORTO ALEGRE
2009
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Nara Beatriz Kreling da Rosa
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO:
SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DE QUINTA SÉRIE
DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SIGNOS NÃO-VERBAIS
Dissertação de Mestrado apresentada ao
Programa de Pós-Graduação em Letras do
Centro Universitário Ritter dos Reis como
requisito parcial para a obtenção do Grau de
Mestre em Letras.
Orientadora: Professora Drª. Noeli Reck
Maggi
Porto Alegre, abril de 2009
ads:
3
Nara Beatriz Kreling da Rosa
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO:
SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS DE QUINTA SÉRIE
DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SIGNOS NÃO-VERBAIS
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-
Graduação Mestrado em Letras do Centro
Universitário Ritter dos Reis, como requisito
parcial para obtenção do título de Mestre em
Linguagem e Aprendizagem.
Aprovada em: .......... / .......... / ....................
_______________________________________________________________
Profª. Drª. Noeli Reck Maggi – Orientadora
_______________________________________________________________
Profª. Drª. Regina Orgler Sordi
____________________________________________________________
Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes
AGRADECIMENTOS
O presente trabalho de dissertação é a realização de um desejo que transitou durante
longo tempo em minha vida. Escutar a voz de crianças sobre suas significações e transformá-
la em trabalho científico pôde agora tornar-se real. Para isso, tive a grande oportunidade de
contar com o apoio e a dedicação de inúmeras pessoas às quais expresso o meu mais sincero
agradecimento.
Faço agradecimento especial a minha orientadora, Drª. Noeli Reck Maggi, sempre
atenta, cuidadosa, estimulando e respeitando o espaço da criação intelectual, permitindo que
eu me aventurasse de forma segura nos conhecimentos que formam a base desse estudo.
Agradeço às professoras que participaram do Exame de Qualificação e às que
compuseram a Banca Examinadora, pela leitura, análise, críticas e sugestões: Profª. Drª.
Marcia Dresch, Profª. Drª. Regina Orgler Sordi e Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes.
Agradeço aos professores do Curso de Mestrado em Letras da UniRitter pela minha
inserção no curso e pela ampliação dos conhecimentos teóricos em uma área que não a de
minha formação acadêmica.
Agradeço aos professores, pais, direção da escola pesquisada e aos alunos. Estes são
merecedores de agradecimento especial pela confiança com que partilharam suas emoções,
expectativas, conflitos e descobertas. Foi a partir da contribuição de cada um deles que pude
realizar este estudo.
Agradeço a minha grande amiga Erica G. Becker por sempre acreditar que eu seria
capaz de realizar este desejo.
Agradeço imensamente aos meus cunhados, Carlos Alberto e Ana Lúcia, pelo apoio,
carinho e reconhecimento do meu esforço durante toda a trajetória do curso.
Agradeço aos meus filhos, Thales, Thássio, Thárik e Thúlius, e as minhas noras, Ana
Paula, Fabiana e Thais, pelo apoio e pelo auxílio em diversas circunstâncias.
Agradeço a todos os amigos, colegas e a minha irmã Helo, com quem pude discutir
aspectos da minha Dissertação.
Agradeço ao meu grande amor, Má, pela compreensão e perseverança em aguardar
pela minha companhia enquanto me voltava para o mestrado.
Agradeço aos meus pais pela preocupação com minha educação, pelo carinho,
proteção e formação de valores éticos e morais. Em especial, agradeço a minha querida mãe,
pessoa de admirável sensibilidade e a ela dedico este estudo, por sua paixão pela literatura,
5
pela música, pela arte, pelo esporte, de quem herdei a preocupação com o outro, e cuja
memória, infelizmente, encontra-se adormecida.
RESUMO
Este estudo investiga quais as significações que alunos de quinta série de uma escola pública
de Porto Alegre atribuem aos signos não-verbais do professor, expressos pelos recursos do
olhar, do gesto, do toque, do olfato, da entonação, do vestuário e do deslocamento físico. A
partir dos depoimentos enunciados por meio de entrevistas, observações, filmagem e diários
de campo, foram analisados quais discursos não-verbais do professor são concebidos pelos
alunos como facilitadores e ou inibidores na interação. A investigação desses elementos
possibilitou compreender os aspectos afetivos implicados nas interações e na constituição da
subjetividade, cuja refração incide no desejo dos alunos na busca do conhecimento. Esses
elementos são constitutivos do processo de interação do conhecimento científico na realidade
escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo e etnográfico, está fundamentada nos referenciais
de abordagem sócio-histórica de M. Bakhtin e de L. S. Vygotsky, enquanto teóricos da
interiorização do diálogo exterior, e, quanto ao caráter psicanalítico, em especial nos
postulados de Sara Paín. O pensamento dessa autora embasou as questões relativas à
expressão do corpo como sendo estrutura transversalizada pelo desejo e pelo afeto, que
interfere na apropriação do conhecimento. A investigação revelou que a ação interativa na
qual a comunicação verbal não está presente envolve aspectos subjetivos, culturais, sócio-
históricos e pode assumir conotações de apreço ou desafeto entre aluno e professor. O
resultado da pesquisa apontou para aspectos do cotidiano educativo que se apresentam de
forma oculta no discurso não-verbal do professor, os quais trazem significações decisivas e
que se transferem para o desejo do aluno em buscar novos conhecimentos.
Palavras-chave: Interação não-verbal. Significação. Interação professor-aluno.
ABSTRACT
The present study investigates which meanings the fifth grade students, from a public
municipal school in Porto Alegre, confer to teacher’s nonverbal behavioral, by means of eye
contact, gesture, touch, smell, intonation, attire and body movement expressions. To estimate
the possible meanings of teacher’s nonverbal behavioral patterns, students’ reports were
collected through interviews, observations, film making and field diaries. It has been
analyzed which nonverbal teacher’s discourses are envisaged by the students, as facilitators
and inhibitors on interaction circumstances. The investigation of those elements has enabled
to understand the affective aspects related to subject’s interaction and self identity
constitution, which refraction can mirror on his searching knowledge desire. Those elements
are constitutive of the scientific knowledge interaction regarding to school reality. This
research, a qualitative and ethnographic one, is substantiated on M. Bakhtin’s and L. S.
Vygotsky’s referential social-historical approaches, as inner theorists of the outer dialogue.
This research is also a psychoanalytic one, especially on Sara Pain’s fundamentals. Sara
Paín’s thoughts have substantiated the issues concerned to teacher’s body expression as being
transverses by desire and affection that interferes on the knowledge appropriation. This
investigation has revealed that the interactive action, in which the verbal communication is
not present, comprehend subjective, cultural and social-historical aspects and may assume
consideration or disaffecting connotations between pupil and teacher. The result of this
research has pointed to everyday learning aspects that are hidden on teacher’s nonverbal
behavior discourses, which ones bring decisive meanings that transfer to student’s searching
for new knowledge.
KEYWORDS: NONVERBAL BEHAVIOR INTERACTION. MEANING. TEACHER
AND PUPIL INTERACTION.
8
LISTA DE APÊNDICES
Apêndice A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Modelo ................................ 143
Apêndice B– Roteiro para Entrevista Semiestruturada .......................................................... 145
Apêndice C– Categorias de Observação e Análise Empírica – O Olhar ................................ 147
Apêndice D – Categorias de Observação e Análise Empírica – O Toque ............................. 150
Apêndice E– Categorias de Observação e Análise Empírica – O Gesto ................................ 152
Apêndice F – Categorias de Observação e Análise Empírica – A Entonação ....................... 154
Apêndice G – Categorias de Observação e Análise Empírica – O Olfato ............................. 157
Apêndice H – Categorias de Observação e Análise Empírica – O Vestuário.........................158
9
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO – CONFIGURAÇÃO DO OBJETO DA PESQUISA ................................... 9
1 CONFIGURAÇÃO DA CRIANÇA CONTEMPORÂNEA DE QUINTA SÉRIE DO
ENSINO FUNDAMENTAL ............................................................................................. 15
2 A EMERGÊNCIA DA SIGNIFICAÇÃO A PARTIR DOS SIGNOS NÃO-VERBAIS
SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN E VYGOTSKY ................................................ 33
3 A SIGNIFICAÇÃO NAS EXPRESSÕES CORPORAIS A PARTIR DA
PSICANÁLISE ................................................................................................................. 56
3.1 A percepção do objeto ....................................................................................................... 63
3.2 Significações sobre o Olfato como signo não-verbal ........................................................ 64
3.3 Significações sobre o Olhar como signo não-verbal ........................................................ 64
3.4 Significações sobre a Voz como signo não-verbal ............................................................ 65
3.5 Significações sobre o Deslocamento Físico como signo não-verbal ................................ 66
3.6 Os movimentos de deslocamento do pensamento ............................................................. 70
4 METODOLOGIA ................................................................................................................ 77
4.1 População-Alvo ................................................................................................................. 78
4.2 Instrumentos ...................................................................................................................... 80
4.3 Procedimentos Metodológicos .......................................................................................... 88
5 A ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS ...................................................................... 93
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................. 129
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................... 133
ANEXOS ................................................................................................................................ 138
APÊNDICES..........................................................................................................................141
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo