72
Por outro lado, as interações presenciais dos encontros aos sábados
quinzenalmente já prevê, além das atividades em grupo, momentos de revisão do
conteúdo – esta feita pelo tutor, uma semana antes da prova, sempre sugerindo uma
interação maior entre os colegas a executarem exercícios em dupla ou trios, a fim de
auxiliarem mutuamente na construção do conhecimento.
No curso observado já está evidente esta interação quando os estudantes
sabem o que irá acontecer:
Deveriam ser. Porque quando nós iniciamos o período, no
primeiro dia de aula, nós recebemos o planejamento do
período todo. Nós temos a primeira unidade e a segunda. Na
primeira unidade, nós aí já sabemos, no primeiro dia de aula,
qual serão as atividades. O professor já passa para a gente as
atividades. Nós já temos um grupo, desde o primeiro período,
que nós formamos um grupo – acredito que em todas as salas
– a gente faz um grupo inicial. Na nossa turma, nós
continuamos, só uma colega que saiu, no nosso caso, uma
turma de 6. Seis alunos faziam aquele grupo. E no nosso caso,
nós estamos no 5º período e estamos só com um aluno que
desistiu. Isso não é generalizado, acontece turma de já terem
surgido outros grupos. Então nós já sabemos, de antemão, o
que é que vai acontecer. As atividades são planejadas e
enviadas pra gente. Nós trazemos isso, em casa, nos reunimos
com o grupo. Nós também temos outras atividades, professora.
Nós nos reunimos pelo menos a cada 15 dias, não só com o
tutor nos plantões, porque têm os plantões. Nós nos reunimos
também, em grupo, aqui na biblioteca para fazermos avaliação
do trabalho que vai ser entregue. A gente faz o planejamento.
Não só na sala de aula, nós temos o encontro também
quinzenal. Se houver necessidade, até semanal aqui na
biblioteca. Na sala de aula, dependendo da disciplina, a gente
tem uma atividade de acordo com a exigência dela. (Inês).
Além de usarem os espaços previstos, os alunos geram novas interações e,
a partir disso, têm o significado de crescimento pessoal e profissional, como
expressa a seguinte fala: “Eu acredito que a importância da aula presencial se dê
por conta da experiência que o próprio tutor carrega, e essa troca, a interação entre
os alunos com o tutor e entre todos alunos.” (Ricardo). E ainda na fala de Arimateia:
A atividade presencial, as atividades são preestabelecidas. Há
um encontro inicial, quando começa o período em que o
professor vai falar sobre a emenda do curso, o que vai
acontecer. E ele, previamente, passa todas as atividades para