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Moises Ari Zilber • Sergio Lex • Cláudio A. de Moraes • Gilberto Perez • Patrícia G. Vidal • Gisleine B. F. Corrêa
Revista de Ciências da Administração
•
v. 10, n. 21, p. 76-96, mai./ago. 2008
Tabela 2. Cargas Fatoriais – Fatores Organizacionais
ITENS
FATORES
123456
Q-21 Os funcionários não são punidos quando falham ao praticar uma nova
forma de trabalho.
,864
,243 ,144 ,193 ,034 -,141
Q-22 Um líder que se dedica e trabalha em tempo integral no projeto é impor-
tante para o sucesso do desenvolvimento de um novo produto.
,804
,259 -,034 ,357 ,081 -,137
Q-04 Os controles financeiros restringem o desenvolvimento de novos produtos.
,744
-,053 ,226 ,353 ,051 ,309
Q-07 A empresa proporciona possibilidades aos funcionários para se dedicarem
a projetos de seus interesses.
,739
,018 ,278 ,083 ,186 ,411
Q-08 A cooperação emerge da integração e da colaboração entre especialistas
de vários setores da organização.
,678
,441 ,352 -,077 ,008 ,175
Q-11 Os erros cometidos são vistos como um processo de aprendizagem ou de
experiência.
,658
,479 ,149 ,066 ,111 ,101
Q-09 Para estimular a proliferação de inovações, a organização deve traçar
planos de ações flexíveis.
,649
,491 ,160 ,037 -,001 ,168
Q-23 A empresa busca informações em outras instituições de pesquisas com
vistas ao desenvolvimento de novos produtos.
,596
,326 ,581 ,112 -,095 ,190
Q-18 A existência de uma sistemática de recompensas é favorável ao desenvol-
vimento de novos produtos.
,035
,849
,261 ,192 ,082 ,236
Q-20 A aprovação e reconhecimento formal de grupo de projetos são impor-
tantes para o desenvolvimento de novos produtos.
,219
,711
,033 ,235 ,260 ,342
Q-15 A formulação, desenvolvimento e implantação de novos produtos neces-
sitam de um líder nesses processos.
,419
,660
-,018 ,094 ,392 ,114
Q-10 Os funcionários desincumbidos das exigências burocráticas proporcio-
nam a geração de novas idéias para aplicação em novos produtos.
,399
,656
,055 ,048 ,304 -,088
Q-03 É permitido aos funcionários que adotem novas formas ou abordagens
de trabalho.
,551
,656
,306 -,079 ,024 ,116
Q-05 O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade de interação das
áreas da organização.
,269
,612
,276 ,089 ,084 ,473
Q-17 A empresa entende que o reconhecimento e o desenvolvimento profis-
sional são mais importantes do que o status associado ao cargo para o desen-
volvimento de novos produtos.
,359
,533
,079 ,402 ,125 ,232
Q-14 A empresa desenvolve novos produtos com base em convênios mantidos
com instituições de pesquisas.
,177 ,155
,934
,076 ,101 -,082
Q-13 A empresa financia instituições de pesquisas para o desenvolvimento de
novas pesquisas de interesse do seu segmento.
,262 ,147
,823
,288 ,082 ,182
Q-16 A divisão de responsabilidades na condução de um projeto é compromet-
edora no desenvolvimento de um novo produto.
,142 ,102 ,401
,750
-,101 ,219
Q-12 O processo de desenvolvimento de novos produtos decorre de eventos em
que as pessoas trabalham de forma independente
,241 ,183 ,042
,749
,246 -,228
Q-06 A organização matricial tem capacidade maior de atender as solicitações
das necessidades do mercado.
,034 ,326 ,125 ,036
,852
-,015
Q-19 A estrutura organizacional departamentalizada é inibidora da ocorrência
de novas idéias para aplicação em novos produtos.
,185 ,249 ,135 ,321
,694
,275
Q-02 Os controles organizacionais tendem a inibir a criatividade. ,115 ,533 ,316 ,304
-,582
-,009
Q-01 A descentralização estimula o desenvolvimento de novos produtos. ,036 ,268 -,010 -,076 ,075
,820
Q-24 As comissões de estudos interdepartamentais estimulam o desenvolvi-
mento de novos produtos.
,405 ,398 ,241 ,343 ,061
,519
Fonte: Dados da pesquisa