Sumário
1 Introdução .............................................................................................................................12
1.1 Objetivos ............................................................................................................................20
1.2 Justificativas teórica e prática ............................................................................................20
2 Referencial teórico-empírico .................................................................................................22
2.1 Abordagem institucional ....................................................................................................22
2.2 Organizações, instituições e institucionalização ................................................................30
2.3 Campo organizacional ........................................................................................................36
3 Método .................................................................................................................................45
3.1 Perguntas de pesquisa ........................................................................................................45
3.2 Definições constitutivas (DC) e operacionais (DO) dos termos centrais do estudo ..........46
3.3 Delineamento da pesquisa ..................................................................................................49
3.4 Instrumentos e técnicas de coleta de dados ........................................................................53
3.5 Instrumentos e técnicas de análise de dados ......................................................................55
4 Análise de Resultados ..........................................................................................................57
4.1 Bandepe e ABN AMRO Real Bank ..................................................................................58
4.1.1 Instituto Cultural Bandepe ..............................................................................................59
4.2 Banco do Brasil ..................................................................................................................65
4.2.1Centro Cultural Banco do Brasil.......................................................................................66
4.2.2 Circuito Cultural Banco do Brasil ...................................................................................72
4.3 Banco Itaú...........................................................................................................................74
4.3.1 Itaú Cultural.....................................................................................................................75
4.3.2 Projeto Acervo Recordança ............................................................................................77
4.4 Caixa Econômica Federal ..................................................................................................81
5 Conclusão................ ............................................................................................................85
5.1 Identificação dos bancos que financiam cultura em Recife ...............................................85
5.2 Identificação e caracterização dos modelos de financiamento cultural utilizados
pelos bancos em Recife....................................................................................................86
5.3 Caracterização das organizações culturais .........................................................................87
5.4 Caracterização dos processos de gestão e objetivos organizacionais das organizações
culturais ...........................................................................................................................88
5.5 Identificação das diferentes influências dos dois modelos na configuração do campo......92
6 Considerações finais .............................................................................................................99
6.1 Limitações da pesquisa ......................................................................................................99
6.2 Recomendações ................................................................................................................100
Referências .............................................................................................................................101
Apêndice A – Lista de entrevistas ..........................................................................................111
Apêndice B – Instrumento de coleta de dados para as instituições bancárias .......................112
Apêndice C – Instrumento de coleta de dados para as organizações culturais ......................114