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A influência da responsabilidade sócio-ambiental no processo de internacionalização: o caso da Electro Aço ALTONA
Revista de Ciências da Administração
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v. 9, n. 19, p. 103-126, set./dez. 2007
liados segundo a demanda internacional dos clientes multinacionais, sendo que são
valorizados desde os mais genéricos até os mais específicos do segmento de atuação
dos clientes da Altona. Cita-se a SA 8000, a ISO 18000 de segurança, a ISO 9000,
filosofia 6 Sigmas, entre outros.
Deste modo, a Responsabilidade Sócio-Ambiental (RSA) influencia as Estra-
tégias de Crescimento da Empresa, tais como competitividade, posicionamento no
mercado e estratégia da empresa com o Planejamento Estratégico. A RSA exige in-
vestimentos não produtivos, requerendo da empresa, elevados gastos para adequar a
fábrica às exigências. Sendo assim a RSA influencia as Estratégias de Crescimento da
Empresa do ponto de vista financeiro, através dos recursos despendidos e do impacto
da planta da fábrica com a readequação física. Além disso, causa impacto com relação
aos Recursos Humanos da empresa, repercutindo em maior envolvimento, integra-
ção, evolução cultural e social, além de despertar uma atitude de empregabilidade
(quando a empresa passa a ser vista com respeito e requisitada pelos profissionais).
Portanto, o tema da Responsabilidade Sócio-Ambiental é relevante para as estratégias
da empresa, já que demanda recursos além de exigir controle interno.
O interesse em adotar a Responsabilidade Sócio-Ambiental não pretende aten-
der apenas a expansão interna da empresa. Ao contrário, almeja o interesse em ser
uma companhia de qualidade global, proporcionando segurança aos colaboradores e
adequação dos seus produtos, servindo muitas vezes como ações vinculadas também
ao Marketing Social. Por isso, a RSA apresentou-se como decisão de melhorar o en-
torno em virtude das reclamações da vizinhança com relação à poluição atmosférica
e sonora, entre outras questões.
Por fim, quanto às ferramentas de Responsabilidade Sócio-Ambiental, a empresa
adquire o conhecimento da demanda por meio de network e benchmarking, quando
a empresa conhece o interesse das outras em acompanhar seus modelos, o que indica
que suas atitudes estão à frente dos outros, levando-os a entender que estão corretos.
Exemplo de network é a participação da empresa em um Núcleo de Responsabilidade
Social da cidade de Blumenau, da Associação Comercial e Industrial, reunindo todas as
empresas do município. Neste espaço, a empresa é tida como referência e exemplo de
muitos aspectos ligados à RSA, tais como o relacionamento com fornecedor, cliente e
público interno. Além disso, a Altona está sendo a primeira organização do município
a conseguir a Certificação da SA 8000, o que é motivo de destaque e reconhecimento
das outras empresas que compõem o Núcleo de Responsabilidade Social.
Segundo o ponto de vista do presidente da empresa, para que se possa incluir a
empresa no mercado mundial, deve-se ter como premissas básicas: ter vontade de vender,
visitar os países em que se deseja fazer negócios, fazer-se mostrar, falar a língua para
se comunicar, montar uma estrutura com assistência em vendas e procurar relacionar
multinacionais com filiais no Brasil. Além disso, a decisão em adequar a empresa às