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Tanto no primeiro como no segundo relato, as professoras vão descrevendo a falta de
recalcamento
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apresentado pelas crianças e como isso interfere nas suas relações e na
aprendizagem. Na primeira situação, a professora descreve a conduta do aluno, sendo que, na
segunda, a professora vai descrevendo o seu trabalho, denotando clareza no que estava
realizando, entendendo a situação como um processo de construção.
De acordo com Freud (1894, 1896, 1900), o aparelho psíquico defende-se e busca o
prazer. A questão da doença se estabelece devido às diferentes organizações das defesas,
sendo a psicose uma delas. O psiquismo, para o autor, se organiza apoiando-se na ideia de
inconsciente, recalque, sexualidade, castração e complexo de Édipo. Como isso acontece nas
psicoses? Para Freud (1914), temos que considerar o narcisismo
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e a regressão como fatores
fundamentais na psicose.
Justamente a regressão aparece mencionada na fala da professora:
“No início, ela estava acompanhando os outros, daí eu comecei a ficar preocupada porque
ela começou a regredir. Eu nunca tinha tido uma criança assim. Ela regrediu muito pelos
trabalhos que apresentou da educação infantil. Nunca vi um aluno regredir da maneira como
ela regrediu. Daí, quando ela não sabia dava ataques de choro. Ela chorava, chorava,
chorava, porque não conseguia mais fazer. Os colegas comentavam, daí parecia que ela não
sabia mais nem a letra ‘a’. Não é que ela não sabia, porque eu não acredito que uma pessoa
que estava no nível que ela estava consegue voltar para atrás assim, e não saber mais nada.
É a mesma coisa que alguém que caminhava dizer: ‘eu não sei dar mais um passo’. Ela sabia
todas as vogais, sabia os números, cores, ela sabia fazer direitinho uma sequência numérica,
e depois parece que foi bloqueando e não avançou mais nada. Isso eu não sei se é
bipolaridade. Chamei a mãe e coloquei que parecia estar regredindo. A mãe colocou que
observava a mesma coisa. [...]O que eu note, é que na escola ela estava regredindo. Eu sabia
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Recalcamento é o termo utilizado em psicanálise para explicar o conjunto de forças que se opõe à passagem do
material inconsciente para a consciência. O recalcamento constitui um mecanismo de defesa do eu essencial ao
equilíbrio do sujeito. Ele envia para o inconsciente as pulsões, os desejos, e sentimentos que não podem ser
admitidos no ego.
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Segundo Laplanche e Pontalis, Freud utilizou o termo narcisismo “por referência ao amor pela imagem de si
mesmo” (1992 p. 287), sendo a regressão um temo utilizado para designar um “processo psíquico que contenha
um sentido de percurso o desenvolvimento. Pode ser considerada sob três aspectos: no “sentido tópico, a
regressão se dá ao longo de uma sucessão de sistemas psíquicos que a excitação percorre normalmente segundo
determinada direção”; no sentido “temporal, a regressão supõe uma sucessão genética e designa o retorno do
sujeito a etapas ultrapassadas do seu desenvolvimento (fases libidinais, relações de objeto, identificações, etc); já
no sentido “formal, a regressão designa a passagem a modos de expressão e de comportamento de nível inferior
do ponto de vista da complexidade, da estruturação e da diferenciação” (LAPLANCHE; PONTALIS, 1992, p.
440).