consolidou-se como uma técnica administrativa eficaz, quando aplicada de forma
adequada.
LEIRIA (1992, p.19) afirma que a terceirização "como prática de administração
empresarial, consolidou-se nos Estados Unidos a partir da década de 50, com o
desenvolvimento acelerado da indústria."
A terceirização constitui fenômeno largamente difundido no mundo moderno. Neste
sentido, GIOSA (1995, p.11) afirma que "a prática da
terceirização
não é novidade no
mundo dos negócios. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se
pratica a contrafação, via prestação de serviços, de empresas específicas, que
não cabem
ser desenvolvidas no ambiente interno da organização".
No Brasil, a terceirização foi gradativamente implantada com a vinda para o nosso
país das primeiras empresas multinacionais, principalmente as automobilísticas, que, sendo
montadoras, intencionalmente dependem da produção de peças, entregue a várias outras
empresas, guardando para si a atividade fundamental da montagem dos veículos.
Inicialmente denominada de contratação de serviços de terceiros, a terceirização
no Brasil era aplicada apenas para reduzir os custos de mão-de-obra, não possuindo
como meta gerar
ganhos de qualidade, eficiência, especialização, eficácia e produtividade,
como já foi demonstrado no item anterior. As empresas prestadoras, por sua vez, não se
preocupavam em melhorar seus serviços, nem buscavam especialização, melhoria da
qualidade e competitividade.
Muitos segmentos especializaram-se nesta prática, utilizando com frequência a
contratação de serviços para o setor de produção, tais como as empresas que compõem
o setor de indústria gráfica e o setor da indústria têxtil.
Hoje, no entanto, conforme salienta GIOSA (1995, p.11) "a terceinzação se investe
de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e
que se baseia num processo de gestão que leva a mudanças estruturais da empresa,
à
mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, capitalizando para toda malha
gerencial, com o objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando
todos os esforços e energia da empresa em sua atividade principal."
Portanto, o sucesso de sua aplicação está condicionado
à
visão estratégica que os
dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se consolide
como metodologia e prática.
Antes de se conceituar terceirização propriamente dita, é necessário entender-se a
origem do termo "terceirização".
No final da última década, começou nos países do ptimeiro mundo o processo de
desverticalização (downsizing), que consiste na redução dos níveis hierárquicos,
minimizando encargos e agilizando a tomada de decisões, pela eliminação de níveis
intermediários. Neste sentido, GIOSA (1995, p.13) afirma que "a prática do downsizing
determinou uma reorientação empresarial que correspondeu a enfrentar um outro
paradigma: questionar as atividades secundárias executadas internamente e redefinir a
00WITAMENTO DG ~MIAS DA 40~1111~4.
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