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CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
A história da organização iniciou há muitos anos (por volta
de 15.000 anos) quando o homem, que somente vivia para o seu dia-
a-dia, foi evoluindo de acordo com as necessidades. Ou seja, o
homem, que era nômade, fixou-se à terra e verificou que tinha a
necessidade de controlar sua produção. Iniciaram-se assim idéias de
planejamento, organização, direção administração de pessoal
Aos poucos foram criados fundamentos da sociedade
moderna, na medida em que houve necessidade de comercialização
da produção com outros povos. Esse intercâmbio comercial levou ao
aparecimento da sociedade mercantil. Desta forma, foi gerada a
necessidade de criar regulamentos e organizações para proteger as
pessoas e regular os acordos. Surgiu desta maneira a empresa, como
elemento crucial para o funcionamento da sociedade moderna.
Diante do avanço das tecnologias na área da informática, a
grande maioria das empresas enfrenta desafios relacionados às
contínuas transformações ocasionadas pela velocidade com que são
gerados os conhecimentos.
O gestor deve conhecer os fatores importantes na sua
administração e implementação, enfocando sempre as tendências e
as transformações provocadas pelo uso das tecnologias da
Informática em geral.
Sabemos que a combinação das opções tecnológicas é algo
que deve ser considerado pelas organizações, em função da gestão
da informação apresentar sempre desafios para a tecnologia da
informação.
Neste contexto esta pesquisa tem como objetivo geral: demonstrar a
importância da Tecnologia da Informação no Auxílio à Administração e com
objetivo específico de aplicar este conceito num estudo de caso, em uma grande
organização com foco nas áreas de atendimento ao Cliente, Comércio Eletrônico e
nos Processos Administrativos Financeiros.