Artigo redigido em maio de 2008, Imperatriz\Maranhão.
Os livros didáticos de física das décadas de 1950 e 1960
Foi a partir da década de 50 que a Física passou a fazer parte dos currículos
desde o ensino fundamental até o médio, tendo sua obrigatoriedade ocorrida em função
da intensificação do processo de industrialização no país. A este fator somou-se o
incentivo dado ao ensino de Ciências nas escolas de formação básica nos anos pós-
guerra (após o término da II Guerra Mundial) como forma de atrair estudantes para a
formação superior nessa área do conhecimento. Este incentivo adveio do governo
americano e estendeu-se por toda a América Latina, implementando um ensino
caracterizado pelo domínio de conteúdos e pelo desenvolvimento de atividades
experimentais, tendo como referência o modelo americano. Os livros didáticos de física
seguiram esse modelo tendo como novo, a demonstração de atividades experimentais,
nas quais tinham o objetivo de ilustra a teoria física.
Segundo Werner e Becker (2005), na década de 1960, os investimentos em
educação continuavam dependendo de capital estrangeiro, mas ao mesmo tempo,
iniciava-se um movimento de reforma da educação brasileira, principalmente com a
instituição da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1961.
No ensino de Física, identifica-se esta época com os consideráveis investimentos na
aquisição de materiais para aulas experimentais, sobretudo através de convênios com
instituições e governos estrangeiros. Chegavam às escolas os kits de materiais
didáticos, sempre acompanhados de livros que serviam de roteiros-guia para as
atividades dos professores, perpetuando, desta forma, o modelo de ensino difundido
nos programas. Segundo Popkewitz (1997), o movimento de reforma do currículo dos
anos 60 surgiu dentro de uma euforia geral sobre o papel da Ciência no progresso do
mundo, idealizando a visão técnica da Ciência, priorizando o conhecimento científico
produzido por cientistas desinteressados pelos valores sociais e que baseavam seus
trabalhos de pesquisas em normas de consenso geral (p. 151).
Os livros de física das décadas de 70, 80 e 90
A partir da década 70 ocorreu no Brasil assim em vários paises, a corrida para a
modernidade, para o desenvolvimento, passando-se a ver na educação, em especial no