EtomouJesusumcálicee,tendodadograças,odeuaosdiscípulos,dizendo:Bebeidele
todos;Porqueistoéomeusangue,osangueda(nova)aliança,derramadoemfavorde
muitos,pararemissãodepecados.
Edigo-vosque,destahoraemdiante,nãobebereidestefrutodavideira,atéqueaquele
diaemqueoheidebeber,novo,convosconoreinodemeuPai.
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Nesta passagem do livro de São Mateus, a figura mítica de Cristo se
apresenta aos seus discípulos na clássica parábola da Santa Ceia repartindo
simbolicamenteopão(seucorpo)eovinho(seusangue).Osangueaoqualele
serefereequeaindanãofoiderramadonacrucificaçãoéantevistopelafigurade
Cristoemfacedoseusacrifícioqueestáprestesaacontecer.Ficaevidenteneste
trechosersomenteporintermédiodoatosacrificialdosanguederramadonacruz
em holocausto ao Deus-pai, que o vinho passará a representar a pureza deste
sangue,poisopróprioCristoenfatizaque:Edigo-vosque,destahoraemdiante,
não beberei deste fruto da videira, até que aquele dia em que o hei de beber,
novo, convosco no reino de meu Pai, ou seja, é somente atravésda dor e do
sofrimentoqueexisteapossibilidadederemissão,perdãoepurificaçãoelevada.
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Estapurezasimbólicarepresentaovínculoentreascaracterísticasessenciaisdo
vinhoeasdosangue,sendoqueeste,segundoRenéGirardpolariza,atravésdo
sacrifíciosobreavítimaosgermensdadesavençaespalhadosportodaaparte,
dissipando-osaopropor-lhesumasaciaçãoparcial.
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Areferênciaaumtipodesaciaçãocoletivaepúblicarepresentaareação
de uma massa ensandecida e com instintos assassinos em virtude de um fato
qualquer, tornando necessário um derramamento de sangue expiatório, e
portanto,celebrado,afimdequeamonstruosidadedamorteedaviolênciaseja
aplacada.Assim,nosmitosdeJesusCristo,deBacooudeOrfeu,éatravésdo
sanguesacrificialedosofrimentoqueestespassamasersímbolosdedivindadee
depureza,assimcomoovinho,nasculturasantigas,queparasertransformado
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SAGRADA,Bíblia.Antigoenovotestamento.SãoPaulo:SociedadebíblicadoBrasil,1988.2
ed.SãoMateus.Cap26.vers.26-29.
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A partir do derramamento do sangue de Cristo, o elemento passa a ser sagrado e puro.
Conforme o pensamento de Roger Caillois, o conceito de sagrado representa, por si só, uma
energiaperigosa,atraenteeincompreensível,somentepodendosermanejadademaneiraárdua,
emboraeficaz.Atéhojenumamissa,porexemplo,apresençadeCristoéreverenciadaeaceita
comoreal.In:CAILLOIS,Roger.Ohomemeosagrado.Lisboa:Edições70,1950.
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GIRARD,René.Aviolênciaeosagrado.SãoPaulo:Pazeterra,1998.p.19.