130
LERNOUD, P. Development sustainable. Press, 2003. (World Development).
LIMA, Douglas M; MARQUES, Pedro, V. Produtos orgânicos, um mercado em expansão.
São Paulo: [S. n.], 2000.
LUSTOSA, Maria Cecília. Comércio internacional, meio ambiente e exportações
brasileiras. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 1999.
MACHADO Antonio. Situação portuária beira o esgotamento e ameaça o comércio
exterior com colapso já em 2008. Cidade Biz- on line, 10.11.2006 - 21:35, disponível em
http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/37001_38000/37270-1.html, acessado em 11/11/2006.
MAIMOM, Dália. Ensaios sobre economia do meio ambiente. Rio de Janeiro: APED,
1992.
MAIMOM, Dália. Passaporte verde. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
MAY, Peter H. Economia ecológica. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
MDIC, Demonstração dumping preço de exportação menor que valor. Brasília, 2001.
Disponível em: <http://mdic.gov.br>. Acesso em 1 de abril de 2003.
MEIRELLES, Fabio. Políticas públicas para competitividade do agribusiness brasileiro,
prioridades e necessidades de curto, médio e longo prazo - O que tem sido feito para
aumentar a competitividade? Painel realizado no 7º Congresso de Agribusiness da SNA -
Logística: Aumentando a Competitividade das Cadeias Produtivas, no Auditório do BNDES,
Revista Informativo FAESP-SENAR SP, São Paulo, SP, nº 17, p65, dez. 2005.
MILONE, Paulo. Teoria do desenvolvimento econômico. In: PERREIRA, Wladimir.
Manual de Introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 1981. p. 334.
MOMAYA K. Ajitabh Ambastha, Competitiveness of Firms: Review of Theory,
Frameworks, and Models, Singapore Management Review, volume 26 no 1, 2003.
MOTA, Ronaldo Seroa. Desafios ambientais da economia brasileira. Rio de Janeiro:
Campos: 1997.
NAVA, Evandro Jackson Redivo. Estratégias de marketing junto ao mercado de consumo,
para aquisição de alimentos orgânicos: Uma abordagem do mix de marketing.
Florianópolis, UFSC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2004.
NEVES, Marcos Fava. O Brasil e a nova era da estratégia. Gazeta Mercantil, Opinião
econômica, 8 nov. 1999.
NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSZTAJN, Décio. Economia & gestão: os negócios
agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000.
PINTO, L. Agronegócio brasileiro e mercados globalizados. Disponível em:
<http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=52>. Acesso em: 24 jan. 2006.
PORTER, Michael. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho
Superior, Rio de Janeiro:Campus, 1991, pág. 4.
----------------------- A vantagem competitiva das nações, tradução Waldemir Dutra. Rio de
Janeiro: Campus, 1993
PRESTE, Philippe Le. Ecopolítica internacional. São Paulo: Ed. Senac, 2000.
SALOMÃO, A... Ecologicamente correto e lucrativo. Revista Exame, São Paulo, SP, nº.12,
p.57-58, jun.2004.
SECEX. Barreiras externas e informações comerciais. Brasília, 2001. Disponível em:
<http://mdic.gov.br>. Acesso em: 1 abr. 2003.