É curioso que um documento que deveria ser de uso próprio da escola tenha sido
publicado na íntegra pelo jornal.
A inauguração da Faculdade foi noticiada com entusiasmo pelo jornal, que relata a
presença do Governador Abreu Sodré e do Coordenador do Ensino Técnico, Dr. José
Bonifácio de Andrada e Silva J.Filho a quem o estabelecimento ficaria subordinado. O
discurso de saudação foi, mais uma vez, do prefeito, mas pelo Governador, quem falou foi o
Secretário da Educação, Paulo Ernesto Tolle, lembrando que esta Faculdade, que em poucos
dias terá seu Diretor, que em meados de fevereiro realizará seus vestibulares e em março
iniciará suas aulas, é parte da “obra ciclópica” que o Governador Sodré realizou em termos de
educação, é a escola certa no lugar certo. (02 fev. 1971, p. 3)
Sob o título “A Era Tecnológica”, o Editorial deste dia considera que:
(...) começou a revolução no ensino, com a experiência de métodos outros que
procuravam, a par da formação cultural, o embrião da formação técnica. Dessa
experiência resultou, de outra parte, a formulação de uma política educacional
voltada mais precisamente para a Tecnologia, em razão das imposições do
desenvolvimento nacional, que exige a formação de profissionais altamente
especializados nos mais diversos misteres da atividade humana. Por tudo isto é que
se reveste também de singular importância a oficialização da implantação de uma
escola de tecnologia entre nós.
...Mas há que se convir, de outro lado, que essa escola decorre de uma experiência
pioneira que se realizou aqui mesmo, quando, a partir do novo enfoque dado ao
ensino técnico, a até então conhecida “Escola Profissional” ganhou um novo
conceito perante a opinião pública, visto que não se tratava ali de formar mão-de-
obra especializada em atividades singelamente práticas, mas sim da formação,
através do Ginásio e do Colégio Técnicos, de profissionais especializados, teórica e
praticamente – e por isso mesmo, plenamente capacitado a atender as exigências das
empresas industriais.
Assim, a abertura da Escola de Tecnologia há de marcar, desde hoje, um novo passo
pioneiro pra Sorocaba e sua Região, pois possibilita o prosseguimento dos estudos
técnicos obtidos no segundo ciclo e concorre para a formação de jovens que não
conhecerão o problema do desemprego e daí, nenhuma frustração, visto que virão
preencher exatamente a grande lacuna que hoje existe nas atividades técnicas, qual
seja a do profissional de nível médio. (31 jan. 1971. Editorial, p. 2).
Neste dia, constatamos que todo o discurso do Governador foi incorporado pelo jornal
– “o continuum” da formação técnica, a excelência do ensino técnico produzido em nossa
cidade, a grande lacuna existente entre o nível técnico e o superior, a suposta adequação às