236
10/08/2006 – 5ª feira – Gincana – Material: esferas de borracha coloridas, espaguetes, tapete de EVA e bóias.
Atividades das crianças divididas
em duas equipes
Estimulação
As crianças ficam de um lado da
piscina, viradas de costas para o
professor este espalha as esfe-
ras (de cores diferentes, com
valores determinados) pelo chão e
dá o sinal falando “Chicotinho
queimado”*² neste momento,
as crianças se viram, correndo até
o outro lado para pegar uma esfera
com o pé, pé e mão, ou só com
a mão (de acordo com suas possi-
bilidades) de acordo com a cor
da esfera, soma mais pontos para
sua equipe.
Roda cantada “roda pião”*¹
as crianças montadas no espague-
te, de mãos dadas, alternadas de
acordo com a equipe, deslocando-
se em círculo enquanto cantam
no momento em que a música
pede para uma criança ir ao centro,
dizendo “roda pião, bambeia
pião”, ela pode ganhar pontos
para a equipe de acordo com o
tempo que fica sem apoiar os pés
no chão: uma frase, 1 ponto;
metade do verso, 2 pontos; o
verso completo, 3 pontos.
“Batatinha frita 1, 2, 3”*² (deslo-
car-se enquanto a frase é dita e
parar em forma de estátua) a
criança com bóia ou espaguete
debaixo dos braços vai de um
lado a outro da piscina em decúbito
dorsal
de acordo com a brincadeira, ora
chutando a água, ora flutuando a
equipe que chegar do outro lado
primeiro ganha mais pontos.
Cada equipe diante de um tape-
te
uma criança, de cada vez, sobe
no tapete para escorregar
marca pontos para a equipe de
acordo com o que faz: borbolhas,
1 ponto; mergulhar o rosto, 2
pontos; mergulhar a cabeça, 3
ponto.
Cognitiva
Resolução de problemas/ associa-
ção de idéias e cores/ construção
de conceitos matemáticos/espaço-
temporais/ do esquema corporal/
da lateralidade.
Associação de idéias/vocabulário/
construção de conceitos espaço-
temporais/do esquema corporal/da
lateralidade/estruturação, seqüên-
cia e ritmo da fala. Resolução de
problemas.
Organização e ritmo da ação / cons-
trução de conceitos espaço-
temporais/ do esquema corporal/ da
lateralidade/ associação de idéi-
as/vocabulário.
Construção de conceitos matemá-
ticos, espaciais/do esquema corpo-
ral/
Da lateralidade/organização da
ação/associação de idéias.
Psicomotora
Equilíbrio postural/ coordenação
global e fina / percepção corporal/
percepção espaço-temporal/ late-
ralidade.
Equilíbrio e tônus postural/ ritmo/
percepção espaço-
temporal/lateralidade/esquema
corporal.
Equilíbrio e tônus postural/ coorde-
nação global/ percepção corporal,
espaço-temporal e da lateralida-
de/ritmo.
Coordenação global/equilíbrio
postural/tônus/
percepção corporal e espacial/
lateralidade.
Afetivo-social
Confiança/Iniciativa/ autonomi-
a/cooperação
Confiança/auto-estima/autonomia
cooperação
Confiança/ autonomia.
Autoconfiança/
autonomia/segurança/
iniciativa.
Habilidade aquática
Controle respiratório/ equilíbrio e
deslocamento vertical com apoio
dos pés / submersão do rosto com
limite para abertura dos olhos.
Equilíbrio e deslocamento vertical
sem apoio de pés, com implemento
(espaguete) com apoio alternado de
mãos /sensibilização para as mudan-
ças posturais .
Flutuação e deslocamento dorsal
inclinada, sem apoio de pés, com
flutuadores ou implemento (espa-
guete) debaixo do braço.
Entrada na água/sensibilização
para as mudanças de equilíbrio
visual e labiríntico/
controle respiratório/
submersão.