M: Em quanto o senhor procura, vou tirar uma foto, porque hoje o serviço é
completo, foto, gravação etc.
J: Foto de lixo, pô.
Às vezes escrevem umas coisas sobre o Tucano, eu tenho algumas revistas ,
algumas delas exageraram, fizeram um textos assim, depois de um
avião(Tucano),ter ido para a Inglaterra. Sempre tem um homem por detrás destas
coisas, como na Inglaterra o Siney Camer e o Reginald Mitchell, o Sidney Camer,
que era uma das vacas sagradas lá, mas aqueles dois ganharam títulos de Lord e
o diabo, salvadores da Inglaterra, realmente.
M: O Spitfire foi uma...
J: E o outro também ficou vivo, porque o Reginald Mitchell, faleceu, estava já na
época canceroso terminal, e ele sabia, tinha consciência e estava com pressa de
definir as coisas, teve umas idéias novas e acabou colocando no projeto, tanto que
a filosofia do Spitfire é completamente diferente do Hurricane. Hurricane por
exemplo é do Sidney Camper, ele continuou fazendo Tempest. Thyphoon.
M: Aquelas coisas enormes.
J: Trecos horrorosos.
M: Pareciam prédios, não é? Radiadores na frente umas bocas grandes.
J: Ele estava com pressa, ele viu o protótipo voar, mas não viveu o suficiente para
ver seu sucesso, em combate etc.
M: Mas cá entre nós, seu Kovacs, o Tucano foi um marco para a gente,
concorda?Marcou o recomeço de uma indústria com cara nossa.
J: é um marco sim, mas acho que foi porque foi feito por uma empresa grande, que
tava por trás dele, e começou tendo a felicidade de ser escolhido-muitos dizem que
por política também-lá na Inglaterra, e que decorrente disto, o mundo inteiro
acabou escolhendo, quantos países, dezenas de países.
M: Arábia Saudita, Egito, nossa senhora!
J: Espalhou pelo mundo, isso marcou, mas eu pessoalmente estou mais vinculado
ao T-25, que coitado ninguém comprou, o Chile comprou, mas...
M: Mas que também era um avião e tanto.
J: Era diferente era uma transição de uma época, que a F.A.B, só usava os lixos
que os Estados Unidos Doavam, algumas pessoas falavam que eram o pior
donativo,porque eles já não usavam mais, enfim ... e ai a F.A.B toda estava
precisando reformar, precisando mudar a filosofia de vôo, e o pessoas não sabiam
na escola AFA(Academia da Força Aérea), não sabia fazer invertido, invertido era
só era a posição, mas não o fator de carga, entende?