para sua segurança, buscando viver com outras pessoas da mesma classe
social.
Por outro lado, a segregação imposta ocorre quando a população pobre é
obrigada a habitar em uma determinada área, onde as condições de moradia
são precárias, como os cortiços e favelas localizados na periferia. VILLAÇA
19
discute, ainda, essa questão e afirma que: “a segregação é um processo
dialético em que a segregação de uns provoca, ao mesmo tempo e pelo
mesmo processo, a segregação de outros.”
Segundo SOUZA
20
, a segregação socioespacial se intensifica com a cidade
moderna, pobres e ricos são separados em cidades “diferenciadas e
justapostas”, representando uma violência e desagregação, que se ampliam
quando verificadas no âmbito econômico a partir da “informalidade das
ocupações habitacionais” e na exclusão urbanística de grande parcela da
população, como por exemplo, direito à cidadania, infraestrutura, saneamento e
moradia.
Para PRETECEILLE
21
, nos últimos dez anos (década de 90), agravam-se as
subdivisões das cidades de acordo com os contextos socioeconômicos. A
escala dos empregados ou a pressão dos meios empresariais no contexto de
concorrência exacerbada, ou de uma combinação. Crescem as tensões sociais
e a pobreza e a exclusão, bem como, o crescente sentimento de insegurança.
A técnica da axialidade aplicada à malha viária da cidade de Aracaju, objetiva
constatar essa afirmação visando caracterizar acessibilidades diferenciadas,
mediante as bandas cromáticas do mapa axial.
A linha axial, definida por Hillier e Hanson
22
, definida no capitulo anterior, é uma
linha reta que pode ser desenhada sobre o sistema viário da cidade,
reproduzindo os percursos dentro dos limites do espaço público. A partir da
19
VILLAÇA, Flávio. Espaço Intra-Urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp: Lincoln Institute,
1998, pag. 148.
20
GORDILHO-SOUZA, Ângela. Limites do Habitar: Segregação e Exclusão na configuração urbana
contemporânea de Salvador e Perspectiva no Final do Século XX. Salvador:EDUFBA, 2000.
21
PRETECEILLE, Edmond. Cidades Globais e Segmentação Social. In RIBEIRO, Luís César Queiroz e
SANTOS Jr., Orlando Alves dos. Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana: O Futuro das Cidades
Brasileiras na Crise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997. P. 65-89.
22
HILLIER, Bill, HANSON,Julienne. The Social Logic of Space. Cambrigde: Cambridge University
Press, 1984.