101
Importância da UC para o sucesso da organização:
A importância da UC está na contribuição com o desenvolvimento de projetos sintonizados
com o Planejamento Estratégico da organização. A Unimetro promove assim, o
desenvolvimento de competências essenciais e o atendimento de demandas específicas,
como o programa de Gestão de Contratos e PPPs. Nesse sentido, a gestão de oportunidades
oriundas das “Parcerias Público Privadas” é por exemplo, entendida como um fator crítico
ao sucesso da empresa e assim, já se alinha a visão de futuro do Metrô e está contemplada
no planejamento compreendido para o período 2007/2010.
Comentários Adicionais:
Em razão das atividades desenvolvidas, as quais se interconectam com a estratégia da
empresa, a Universidade Corporativa do Metrô, Unimetro, apresenta alto nível de
alinhamento com a estratégia da organização propriamente dita, já que esta, está altamente
dedicada ao suprimento de recursos em sintonia com a visão de futuro do Metrô.
No tocante a contribuição da UC para o desenvolvimento de capacidades, a maior
relevância está na construção da Eficiência e da Aprendizagem, sendo que, a Conectividade
com Cliente, ao menos ainda, não foi percebida como sendo desenvolvida por meio da UC.
Além disso, a postura pro-ativa evidencia ainda a contribuição da UC no desenvolvimento
de condições para o futuro aproveitamento de oportunidades que possam surgir.
4. 2 Grupo Accor – Académie Accor
Caracterização da Organização e da Universidade
O Grupo Accor de origem francesa é líder mundial no segmento de hospitalidade,
viagens e serviços às empresas, e em 1976 iniciou suas operações no Brasil com o Ticket
Restaurante. O Grupo Accor atua em 100 países, tem um quadro de 160 mil colaboradores,
uma carteira de 60 mil clientes e 4 mil hotéis. Os negócios da empresa se distribuem por
diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria, alimentação, gestão de pessoas,
gestão de frotas, viagens e produtividade das empresas. Atualmente, o grupo Accor no
Brasil conta com as seguintes marcas: Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis, Formule 1, Ticket
Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte, Ticket Seg, Incentive
House e Build-Up.