Capítulo 2 - Revisão da Literatura
35
coletados, as causas originais dos problemas no processo e solucionar estes problemas através
da ligação das saídas do processo às necessidades do mercado. Este programa, no nível
estratégico, tem como objetivos alinhar uma organização e o seu respectivo mercado e
promover a melhoria dos processos críticos. Já no nível operacional, o principal objetivo é
fazer com que os produtos e serviços estejam de acordo com as especificações do consumidor,
reduzindo drasticamente a variação do processo, com o intuito de prevenir a ocorrência de
defeitos ao invés de detectá-los e corrigi-los, utilizando como indicador um índice de
capacidade do processo (Sigma) e o número de defeitos ocorridos por milhão de
oportunidades (DPMO).
São necessárias pessoas qualificadas e devidamente treinadas para implementá-lo nas
empresas, denominadas “faixa-preta” (black belts), sendo responsáveis pela disseminação do
programa pela empresa, treinamento dos funcionários e apoio aos mesmos durante a execução
de projetos, além de identificar novas oportunidades de melhoria e parcerias. Alguns autores
argumentam que a implementação do programa Seis Sigma é capaz de reduzir os custos da
empresa de forma considerável, provocando um rápido retorno do investimento realizado
através de resultados financeiros expressivos. Enquanto a maioria das empresas possui uma
performance de qualidade de quatro sigma, as empresas que adotam o seis sigma possuem um
nível muito superior, de excelência mundial, o que gera vantagem competitiva. Conforme
Hoerl (1998), utilizando o programa Seis Sigma como uma medida, este implica a existência
de menos de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades em qualquer processo, produto ou
serviço, ou seja, os limites de especificação se encontram a seis desvios padrão do valor
médio, assumindo uma distribuição normal. O valor de 3,4 defeitos se deve a um
deslocamento (shift) de 1,5 desvios padrão do valor médio do processo no longo prazo
causado pelo desgaste de ferramentas, manutenção de máquinas, entre outros.
O programa visa ao aperfeiçoamento do processo através da seleção correta dos processos
que possam ser melhorados e das pessoas a serem treinadas para obter os resultados. O
aperfeiçoamento do processo, denominado DMAIC, passa por cinco fases: definir (Define),
medição (Measure), análise (Analyze), aperfeiçoamento (Improve) e controle (Control).
Diversas ferramentas são utilizadas de maneira integrada às fases do DMAIC, constituindo
um método sistemático, disciplinado, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas
para se atingir os resultados almejados pela organização.
A implementação correta do programa Seis Sigma permite criar uma linguagem comum entre
as diversas áreas de uma empresa, compartilhando sucessos e fracassos, fazendo com que uma
unidade aprenda com a experiência de outra.