1.4 Tecnologia Educacional no Amazonas: um breve
histórico
Esta perspectiva metodológica inicial é importante para a
compreensão da abordagem instrumental da tecnologia
educacional no Estado do Amazonas.
Embora os cursos descritos e analisados neste trabalho
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sejam posteriores a esta primeira formação , há uma relação direta
com os resultados obtidos, pois este mesmo grupo de
multiplicadores conduziu este processo, conforme será detalhado
no breve histórico a seguir.
A primeira experiência institucional, na rede pública, para a
utilização da informática como ferramenta pedagógica no Estado
do Amazonas, aconteceu em 1996, na capital amazonense.
Foi o Projeto Horizonte, cuja proposta era utilizar a
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linguagem LOGO como ferramenta educacional e teve a
participação de dez escolas públicas municipais de Manaus. Em
nível estadual, as primeiras iniciativas estão associadas ao início do
Programa Nacional de Informática na Educação, com a formação da
Comissão Estadual do PROINFO no Amazonas, quando onze
professores, das redes estadual e municipal, participaram em
Belém de um curso de especialização, em nível lato sensu, no
período de junho a setembro de 1997, organizado pela
Universidade Federal do Pará.
Nesta primeira turma de multiplicadores, cinco eram
professores da rede estadual e implantaram o NTE-Centro; e seis
eram professores da rede municipal e implantaram o NTE-Parque
Dez, ambos em Manaus. As escolas participantes do Projeto
Horizonte, inclusive, foram incorporadas ao programa municipal.
De acordo com o MEC, os NTE´s foram concebidos para
serem estruturas descentralizadas na função de capacitar os
professores, que atuam em sala de aula, e para a introdução dos
15 s primeiros cursos de formação foram oferecidos pelo MEC, conforme explicado no tópico anterior, e
não pela Secretaria Estadual de Educação. Foram inclusive realizados em outro Estado. Por essa razão servem
apenas como referência. Não obstante, a descrição do projeto de formação da UFPA está no Apêndice A deste
livro, para efeito de registro e consulta.
16 A linguagem de programação Logo foi desenvolvida na década de 60, com propósitos educacionais, por
um grupo de pesquisadores do Massachussetts Institute of Technology, sob a coordenação do pelo Prof.
Seymour Papert, e foi a base das primeiras pesquisas realizadas na área, pelas universidades públicas brasileiras
nas décadas de 70 e 80.
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