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seus conhecimentos sobre funções para construir um modelo para
interpretação e investigação em Matemática. (p. 255).
Com o intuito de encaminhar um ensino compatível com as novas
pretensões educativas e ampliar as orientações contidas nos PCNEM, fazendo
avançar elementos que não estavam ainda explicitados, os PCN+ Ensino Médio
(BRASIL, 2002) oferecem elementos úteis na definição de conteúdos e na adoção
de opções metodológicas.
A resolução de problemas, segundo os PCN+ (BRASIL, 2002, p.113), é
peça central para o ensino de matemática:
Na resolução de problemas, o tratamento de situações complexas
e diversificadas oferece ao aluno a oportunidade de pensar por si
mesmo, construir estratégias de resolução e argumentações,
relacionar diferentes conhecimentos e, em fim, perseverar na
busca da solução. E por isso, os desafios devem ser reais e fazer
sentido.
Com relação às funções, o documento enfatiza que os problemas de
aplicação não devem ser deixados para o final desse estudo, mas devem ser
motivo e contextos para o aluno aprender funções:
Tradicionalmente o ensino de funções estabelece como pré-
requisito o estudo dos números reais e de conjuntos e suas
operações, para depois definir relações e a partir daí identificar as
funções como particulares relações. Todo esse percurso é, então,
abandonado assim que a noção de função é estabelecida, pois
para a análise dos diferentes tipos de funções todo o estudo
relativo a conjuntos e relações é desnecessário. Assim, o ensino
pode ser iniciado diretamente pela noção de função para
descrever situações de dependência entre duas grandezas, o que
permite o estudo a partir de situações contextualizadas, descritas
algébrica e graficamente. A riqueza de situações envolvendo
funções permite que o ensino se estruture permeado de exemplos
do cotidiano, das formas gráficas que a mídia e outras áreas de
conhecimento utilizam para descrever fenômenos de dependência
entre grandezas. (BRASIL, 2002, p.121).
Visando à contribuição sobre a escolha e a forma de trabalhar os
conteúdos, as Orientações Curriculares Para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) dão
ênfase ao ensino e a aprendizagem que valorizam o raciocínio matemático e