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A cidade de São Paulo apresentava como significados representações
coorporificadas no bem-estar exigido aos cidadãos que quisessem desfrutar daquele
“paraíso”, onde o trabalho, o dinheiro e o consumismo causavam sensações de euforia e
prazer.
Ao lado da cidade do Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo também foi considerada
como centro da difusão cultural, ainda mais por uma de suas particularidades, a imensa
quantidade de cinemas e de seu público freqüentador, que segundo a cuidadosa pesquisa de
Inimá Simões
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sobre as salas de projeções de filmes, São Paulo possuía em 1950, 119
cinemas e 35 milhões de espectadores.
O aniversário de 400 anos da cidade em 25 de janeiro de 1954 o famoso IV
Centenário, com toda a sua programação de festividades com bandas civis, fogos de
artifícios, espetáculos, exposições entre outros
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eventos se tornou um marco na construção
do imaginário sobre a cidade. A festa valorizou e corroborou os elementos urbanos como os
edifícios, os automóveis, os bondes, os monumentos, os cinemas, os teatros, os
restaurantes, os cafés, as boates, os bares, as ruas, as praças e as multidões, o evento ajudou
a compor a simbologia metropolitana paulista.
Foi rastreado aproximadamente vinte e sete bares e/ou boates
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distribuídos pelos
chamados centros “velho e novo” da cidade de São Paulo. Em meio ao crescimento urbano
nas imediações dos bairros Santa Cecília, Santa Efigênia, Consolação, Largo do Arouche,
Praça da República, Praça Dom José Gaspar e Praça Franklin Roosevelt, foi encontrado a
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SIMÕES, Inimá. Salas de cinema em São Paulo. São Paulo. editora SMC. 1990
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A programação de atividades do IV Centenário seguiu muitos eventos entre eles se destacaram a Exposição
do IV Centenário (mostra sobre cultura, trabalho e indústria brasileira e internacional), a I Feira Internacional
de São Paulo (vinte países, apresentaram suas máquinas industriais), o Ballet do IV Centenário (com a
coreografia de Aurélio Millon um dos maiores coreógrafos da época, impressionou pela beleza e originalidade
do espetáculo), a Exposição de Arquitetura (mostra das obras dos mais famosos arquitetos da América,
Europa e Oriente), a Exposição de Arte Italiana (exposição com 115 telas e 119 gravuras de artistas como
Caravaggio e Tiepolo), a Exposição de Numismática (com 2.500 peças entre moedas e condecorações de
quase todos os países da América e da Europa). A Exposição do Artesanato nos EUA (organizada pelo
governo norte-americano apresentou peças de artesanato da cultura formadora dos EUA), a Exposição do
acervo do Museu de Arte Moderna (MAM Mostra do Acervo com pinturas, esculturas, gravuras e desenhos
de artistas nacionais e internacionais). A Exposição Folclore (mostra de música, dança, estória populares,
concursos culturais durante os festejos foram desenvolvidos concursos de romances, poesia, contos, teatro
entre outros). Apresentações municipais (Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal com
regentes nacionais e internacionais). Apresentações teatrais (peças com diversas temáticas entre elas: O Inglês
Maquinista, O Diletante, A Família e Festa na Roça), apresentações esportivas (iniciou-se com a corrida São
Silvestre e continuou com competições de diversas modalidades esportivas) Todos os eventos foram
desenvolvidos durante todo o ano de 1954. Sobre esse assunto cf. Revista do Museu da cidade de São Paulo.
História e Memórias da Cidade de São Paulo no IV Centenário. Departamento Patrimônio Histórico. 1994.
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GAMA, Lúcia Helena. Nos bares da vida. op. cit. Como também VELLOSO, Mônica. Mário Lago boemia
e política. Rio de Janeiro. Fundação Getulio Vargas. 1998.