AVALIAÇÃO DO
CURRÍCULO
EXECUÇÃO DO CURRÍCULO
DECISÕES DO PLANEJAMENTO
CURRICULAR
REFLEXÕES SOBRE FUNDAMENTOS
DO CURRÍCULO
nas de formação geral e especial;
— aperfeiçoar
técnicas de observação e re-
gistro de comportamento dos alunos.
3 Coordenar Reuniões de grupos de professo-
res de disciplinas afins para:
— verificar
e melhorar a coordenação hori-
zontal do currículo;
— adaptar
técnicas de ensino à natureza das
áreas;
— discutir
e encaminhar problemas comuns;
— estudar
assuntos de interesse comum,
que enriqueçam a atuação docente;
— analisar
e encaminhar dificuldades espe-
cificas apresentadas pelos alunos nas dis-
ciplinas;
— propor
desenvolvimento de experiência
e/ou pesquisa por solicitação de empresa
que atenda interesse da Escola.
4. Reunir
professores da mesma disciplina, das
diferentes séries, juntamente com o coorde-
nador da mesma para:
— analisar
a coordenação vertical do currí-
culo;
— verificar
as possíveis defasagens existen-
tes no encadeamento de conteúdos e
conceitos e definir soluções;
— analisar
dificuldades diferenciais dos alu-
nos de séries distintas e encontrar estra-
tégias adequadas para superá-las;
— analisar
o encadeamento das atividades
de Orientação Educacional no processo
educativo;
— analisar
o desenvolvimento da programa-
ção global da Orientação Educacional e
da lntegração EscoIa-Empresa-Comuni-
dade;
— discutir
medidas a serem tomadas visan-
do solucionar problemas específicos de
aprendizagem da disciplina.
5. Assistir
atividades docentes e discentes para:
— acompanhar
o desenvolvimento do plano
curricular;
— verificar
a adequação do Plano de Ensino
às condições concretas de cada classe;
As decisões a respeito dos planos de ensino
deverão ser tomadas inicialmente em grupos:
- Reuniões por série, previamente planeiadas
com Coordenadores de áreas para:
• discussão e definição de Objetivos Especí-
ficos da série;
• discussão e definição de temas, problemas
ou conceitos que unificarão a abordagem
dos conteúdos;
• determinação da Estratégia Geral (Proje-
tos, Unidades, Estudos do Meio, etc);
• definição das linhas gerais da Avaliação.
• definição das atividades da Orientação
Educacional.
Reunião por disciplinas afins, objetivando:
• identificar e definir os meios que serão uti-
lizados para efetivar a correlação entre as
disciplinas.
• inserir nos programas de ensino atividades
de Orientação Educacional.
— Reuniões
por disciplina da mesma série
com a participação do respectivo coordena-
dor, para:
• definição dos objetivos específicos da dis-
ciplina e da Orientação Educacional;
• definição dos conteúdos programáticos;
• adaptação das técnicas à natureza da disci-
plina e das atividades;
• definição das características de avaliação
dos conteúdos e da Orientação Educacio-
nal.
Reuniões por classe, para:
- elaboração final do Plano de Ensino com:
• Objetivos Instrucionais;
• Conteúdos Programáticos;
• Métodos e Técnicas de Ensino;
• Recursos Didáticos;
• Instrumentos e Técnicas de Avaliação.
OBSERVAÇÃO
A elaboração dos Planos de Ensino deverá ini-
ciar-se após a aprovação do Plano Curricular,
uma vez que aqueles constituem instrumentos
Econômicos
— discutir
documentos em que se caracteriza a
economia nacional e as tendências regionais
quanto aos setores primário, secundário e
terciário de produção;
— informar-se
e discutir sobre as caracteristi-
cas econômicas da comunidade e analisar
sua influência no sistema educacional.
— elaborar
documento sobre os fundamentos
filosóficos, biopsicológicos e sócio-econô-
micos do Currículo da Escola.
B. FACTUAIS
1. Legislação
— coordenar
a análise da legislação na-
cional e estadual referente à educação
em geral e ao ensino de 2º grau em
particular;
— participar
na elaboração e compatibi-
lização do Regimento Interno da
Escola com a legislação vigente.
2. Dados
— supervisionar,
juntamente com os
coordenadores de áreas e/ou discipli-
nas, a elaboração de instrumentos e a
seleção de aspectos para:
• caracterização da clientela escolar;
• caracterização dos Pais dos alunos;
• caracterização do Corpo Docente;
• caracterização da Escola;
• coordenação
da coleta de dados,
• coordenação da elaboração da
diagnose da situação Escolar.
Elaborar uma prognose da situação,
com base nos dados levantados e con-
siderando as direções prováveis a se-
rem imprimidas ao processo educa-
cional: por meio da aplicação das de-
terminações legais, pela ação das for-
ças sociais e econômicas presentes na
comunidade; pela interação entre gru-
pos humanos de adultos e adolescen-
tes envolvidos no processo ensino-