"Análise indica "separação", "quebrar em partes para conhecer sua
natureza", "determinar características essências", "examinar criticamente".
Por outro lado, a palavra avaliação sugere expressões como "decidir o
valor de" ou "estimar ou julgar a qualidade ou mérito". A
complementaridade dessas duas palavras, como um único processo de
supervisão, baseia-se no fato de que, quando se julga um programa ins-
trucional em uma escola, partes significativas da operação ensino-apren-
dizagem podem ser identificadas e pode ser feito algum julgamento sobre
o valor de tais partes, É verdade que os julgamentos são feitos com relação
às partes individuais, mas finalmente é feito um julgamento abrangente
sobre o programa educacional total". (45).
Análise significa, portanto, examinar cada uma das partes de um
acontecimento, de um fenômeno, analisar separadamente para conhecer
sua natureza, suas funções, suas relações, sempre criticamente. Cada
parte de um evento deve ser analisada antes de ser avaliada para que se
percebam todas as facetas envolvidas e para que se possa definir, em
ordem de prioridade, o que se vai avaliar. Durante a fase de análise deve-
se definir o que se quer avaliar, o que é possível avaliar, para depois
passar a uma fase de avaliação, de julgamento. A avaliação impõe
decisões de julgamento. 0 Supervisor deverá avaliar, partindo de critérios
que o auxiliarão a assumir uma postura mais objetiva. Por exemplo, se
estiver preocupado em avaliar o desempenho do professor, o primeiro
cuidado deverá ser o de que seu julgamento não se baseie em preconcei-
tos, que não seja permeado pelo que "ouviu dizer" a respeito do mes-mo.
Na fase de análise ele deve levantar o que significa desempenho do
professor, que aspectos serão considerados. Se quiser avaliar a atuação
em classe, deverá definir se essa atuação em classe será considerada em
relação à metodologia, à orientação do trabalho dos alunos, à criatividade
do professor e assim por diante. Na fase de avaliação, deverá: definir
critérios de avaliação, colher dados, compará-los com os critérios e, só
então, tirar conclusões. A avaliação não deve ser feita com base em uma
única observação, em um único contato; deve haver um processo de
investigação a partir de critérios estabelecidos antes de se chegar ao
julgamento. Os critérios dependem do foco a ser avaliado; se o Supervisor
estiver interessado no desempenho do professor, ele terá várias alter-
nativas, desde as mais formais, como por exemplo: um bom desempenho
significa 80% de aprovação dos alunos; até critérios mais dinâmicos como,
por exemplo: um bom desempenho significa uma intera-
(45) - Eye, Netzer and Krey - Op. Cit.