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Hipóteses Efeito Origem das relações
H12: Há um efeito negativo da facilidade e
flexibilidade do curso sobre a percepção da
aprendizagem.
Negativo
Marks (2000); Wilhelm (2004)
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H13: Há um efeito positivo da atitude da
coordenação sobre a avaliação da
qualidade de ensino/desempenho do curso.
Positivo
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H14: Há um efeito positivo da atitude da
coordenação sobre a satisfação geral do
aluno em relação ao curso.
Positivo
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H15: Há um efeito positivo da qualidade de
ensino/desempenho do curso sobre a
percepção do valor do curso.
Positivo
Análise dedutiva a partir de
Churchill (2000, apud
GONÇALVES FILHO; GUERRA;
MOURA, 2003); Fornell et al.
(1996, apud GONÇALVES FILHO;
GUERRA; MOURA, 2003);
Gonçalves Filho, Guerra; Moura
(2003)
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H16: Há um efeito positivo do valor do
curso sobre a satisfação geral do aluno em
relação ao curso.
Positivo
Gonçalves Filho, Guerra e Moura
(2003); Alves (2003)
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H17: Há um efeito positivo da situação
financeira do aluno sobre o valor do curso.
Positivo
Análise dedutiva a partir de
Churchill (2000, apud
GONÇALVES FILHO; GUERRA;
MOURA, 2003); Fornell et al.
(1996, apud GONÇALVES FILHO;
GUERRA; MOURA, 2003);
Gonçalves Filho, Guerra; Moura
(2003)
H18: Há um efeito positivo da avaliação da
qualidade de ensino/desempenho do curso
sobre a satisfação geral do aluno com o
curso.
Positivo
Gonçalves Filho, Guerra e Moura
(2003); Alves (2003); Guolla
(1999); Browne et. al (1998)
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H19: Há um efeito positivo da avaliação da
qualidade de ensino/desempenho do curso
sobre o compromisso emocional.
Positivo
Hennig-Thurau, Langer e Hansen
(2001)
H20: Há um efeito positivo da avaliação da
qualidade de ensino/desempenho do curso
sobre a lealdade.
Positivo
Hennig-Thurau, Langer e Hansen
(2001)
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H21: Há um efeito positivo da confiança
nas pessoas da IES sobre a imagem social.
Positivo
Análise dedutiva a partir de
Henning-Thurau, Langer e Hansen
(2001); Karemera, Reuber e Sillah
(2003); Alves (2003)
H22: Há um efeito positivo da integração
na vida acadêmica sobre a imagem social.
Positivo
Análise dedutiva a partir de
Henning-Thurau, Langer e Hansen
(2001); Karemera, Reuber e Sillah
(2003); Alves (2003)
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
H23: Há um efeito positivo da imagem
social sobre o compromisso emocional.
Positivo
Análise dedutiva a partir de
Henning-Thurau, Langer e Hansen
(2001); Karemera, Reuber e Sillah
(2003); Alves (2003)
H24: Há um efeito positivo do
compromisso emocional sobre a lealdade.
Positivo
Hennig-Thurau, Langer e Hansen
(2001)
H25: Há um efeito positivo da imagem
social sobre a empregabilidade.
Positivo
Análise dedutiva a partir de Alves
(2000); Karemera, Reuben e Silhah
(2003); Henning-Thurau, Langer e
Hansen (2001);
Análise dedutiva
a partir dos
grupos de foco
Quadro 26 – Relação de hipóteses da pesquisa (H12 a H25)
Fonte: Análise do referencial teórico e dos grupos de foco.