122
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
Masaítambémestáumgrandedesaoparaoseducadores:visualizarviaspara
estimularopensamento,cultivaraintuição,libertareexercitaraimaginação
criadora,provertempo,espaçoemeiosapropriadosparaqueoalunotalentoso
possa efetivamente pensar! Pensar nos seus próprios termos, da maneira
maisprodutivaesatisfatóriaparaele,sobreaspectosdeseumundofísico,
psicológico e social que lhe captaram o interesse e estimularam a curiosidade.
Opensarcriativoenvolvepromoverinteraçãopessoaleprofundaentredados
existentesnasituaçãoedadosdenaturezasubjetiva,interna,taiscomo
impressões,sensaçõesesignicados,paracaptaroqueestáacontecendo.
Dessa maneira compreende-se a inteligência como uma dimensão da
criatividade,eacriatividadecomoumadimensãodainteligência,ouseja,todo
atocriativoéumatointeligente,porqueenvolvetrabalhomentalabstrato,
lidando com percepções, símbolos e estabelecimento de relações, porém,
permeadodesentimentos,sensaçõesesignicadospessoaissubjetivos.
Tanto inteligência como criatividade integram modos de examinar e lidar
comomundo,emdimensõesdeumacaracterísticaprópriadoserhumano,a
capacidade de pensar.
PENSAMENTO E EMOÇÃO
Certamente“pensaréotrabalhodainteligência humanasobreaexperiência
percebida”, como dene De Bono. O conhecimento acumulado, em termos
doqueesseconhecimentosignicaparaapessoa,éumafontededadosque
podecompletareesclarecer,masnãosubstituiraexperiênciaasertrabalhada
pelopensar.Assimsendo,édentrodocampodesignicadospróprioepessoal
de cada um, que se localizam as indicações mais relevantes para exercitar o
pensamentointuitivoeestimularacriatividade,istoé,paraencontrar
as maneiras de ajudar a pessoa a aprender a pensar acima e além dos dados
concretoseconhecimentodisponível.
Quandofalamosemsensaçõesesentimentos,nãoestamosnosreferindo
propriamenteà“emotividade”,masàquelasensaçãointerna,aquelacertezadeque
seestácaminhando,quealgoestáacontecendonumadireçãocerta,emboranãose
“saiba”exatamentequaléessadireção.Tambémnãosedevefecharossentimentos
àinteligência,evice-versa,poisseapercepçãoecompreensãodomundo
aconteceemtermospessoais,sentimentoseemoçõestêmpapelrelevante.
Épossívelacumularconhecimentosfragmentadossobreumassunto,maspara
se“pensar”háquehaverumaâncoradesignicados,sensações,impressões
epercepçõessubjetivas,quesomenteemergemnavivênciareal,nointercâmbio
continuadoentreaspessoaseomundo,noborbulharininterruptodefatos,
ações,reações,esensaçõesqueconstituemorecheiodavidadecadadia.