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RELATÓRIO SAEB 2001 - LÍNGUA PORTUGUESA
conjunções, advérbios, etc., necessitam do apoio
de trabalhos práticos envolvendo não apenas a leitu-
ra, mas, também, a prática da oralidade. Todas estas
considerações aparecem com muita nitidez quando
se analisam as habilidades demonstradas pelos alu-
nos nas séries avaliadas, como se poderá observar
nas descrições sobre o desempenho dos estudantes bra-
sileiros, apresentadas a seguir.
7.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO
DOS
ALUNOS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO
FUNDAMENTAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
A média dos alunos da 4ª série do Ensino Fun-
damental encontra no Nível 2 da escala de desem-
penho com proficiências ente os valores 150 e 175.
Neste nível estão posicionados 18,99% dos alunos
brasileiros que demonstram, por meio dos itens ana-
lisados, saber localizar informações básicas em tex-
tos narrativos curtos, em comunicados e em peque-
nos poemas descritivos, sendo capazes, ainda, de lo-
calizar informações explícitas em textos poéticos não-
descritivos, como poemas narrativos simples.
Esses alunos também reconhecem o tema de
textos simples e são capazes de identificar informa-
ção implícita em texto acompanhado de suporte grá-
fico em textos narrativos simples, em prosa ou ver-
so. Este grupo de alunos distingue, ainda, fato da
opinião relativa a este fato em textos narrativos sim-
ples, reconhece os elementos constitutivos da narra-
tiva, estabelece relações de continuidade em históri-
as em quadrinhos e de causa/conseqüência em poe-
mas curtos, sendo, também, capaz de identificar mar-
cas lingüísticas próprias dos meios rural e urbano.
Ainda que distante de um patamar ideal de
letramento, a realidade lingüística destes alunos de-
monstra que, se lhes forem dadas condições favorá-
veis para a prática de leitura, eles poderão, sem dúvida,
ascender aos níveis mais elevados descritos na escala.
Os outros posicionados neste nível desenvol-
veram habilidades leitoras, mas deveriam adquirir
outras competências explicitadas nos níveis seguin-
tes, especialmente aquelas descritas nos níveis 3 e 4,
em que se localizam, respectivamente, 17,33% e
18,85% dos alunos. Nestes níveis, as competências
de leitura estão mais consolidadas, como se pode ob-
servar na descrição da escala de desempenho. Há,
ainda, um pequeno grupo de alunos situados nos ní-
veis 5 (4,42%) e 6 (0,42%), que apresentam habili-
dades mais complexas de leitura.
Em contrapartida, deve-se atentar para o fato
de que um grande contingente de alunos, situados no
Nível 1 (17,77%) e abaixo do Nível 1 (22,21%), não
apresenta habilidades de leitura compatíveis com o
nível de letramento apropriado para alunos concluintes
de 4ª série do Ensino Fundamental e aptos para con-
tinuar seus estudos no segundo segmento deste nível
de ensino.
Seria recomendável que as equipes pedagógi-
cas e os professores analisassem cuidadosamente
as habilidades de leitura descritas nos níveis mais
altos da escala para estabelecer estratégias de ensi-
no que favoreçam a aquisição de uma maior compe-
tência de leitura.
7.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS
ALUNOS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO
FUNDAMENTAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
A média dos alunos brasileiros da 8
a
série do
Ensino Fundamental situa-se no Nível 4, entre 200 e
250. Os alunos posicionados nesse nível (36,37%)
demonstram possuir, além das habilidades descritas
nos níveis anteriores da escala da 4
a
e da 8
a
séries,
outras, como inferir o sentido de informações conti-
das em gráficos e tabelas e identificar o tema em
textos poéticos. São capazes de estabelecer relações
de causa/conseqüência e de identificar, também,
marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o
interlocutor em textos informativos.
Entre as habilidades que os 36,37% de alunos
da 8
a
série do Ensino Fundamental que se situam no
Nível 4 já consolidaram encontram-se as de locali-
zar informações explícitas em textos mais comple-
xos, mais longos e não-narrativos, como textos pu-
blicitários, e identificar o tema central de textos in-
formativos, localizando, ainda, informação implícita
em texto descritivo. São capazes de identificar a fi-
nalidade de textos de diferentes gêneros, o conflito
gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa, estabelecendo, ainda, relações lógico-
discursivas marcadas por conjunções.
A realidade lingüística dos alunos da 8
a
série
do Ensino Fundamental mostra as mesmas limita-
ções já observadas nos alunos da 4
a
série. Seria de-
sejável que um maior percentual de alunos se con-
centrasse nos níveis seguintes da escala, especial-
mente no Nível 5, em que se localizam 28,40% dos
alunos, e no Nível 6, em que estão situados apenas
9,55%. Percebe-se, assim, que a competência para
operar com textos mais complexos, identificando
o tema e os sentidos metafóricos em textos narra-
tivos longos, como contos, só é adquirida por es-
ses alunos situados no Nível 6 da escala. Um nú-
mero muito alto de alunos está, sem dúvida, con-
cluindo a 8
a
série com um nível de letramento abai-
xo do que seria esperado.
O maior problema, no entanto, é aquele refe-
rente ao percentual de alunos que se encontra abai-
xo da média da 8
a
série. Pode-se notar que abaixo