CAPÍTULO I – Uma Aproximação Contextual à Empresa Cidadã
Para se compreender o escopo deste estudo, é indispensável contextualizá-
lo no processo contemporâneo da globalização, que abarca as dimensões:
econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais, embora neste item, seja
priorizado o âmbito empresarial.
1. No Rastro da Globalização no âmbito empresarial
As empresas na contemporaneidade, enfrentam um ambiente de mutação
que é a globalização dos negócios, na perspectiva do neoliberalismo, e da
supremacia do mercado nas relações com o Estado e a sociedade. Para
Muçouçah (1995) (apud Vieira 2002, p.73), “a globalização é normalmente
associada a processos econômicos, como circulação de capitais, a ampliação dos
mercados ou a integração produtiva em escala mundial”
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.
A administração das empresas não está mais restrita às fronteiras
nacionais. A BMW, uma empresa de origem alemã, fabrica carros na Carolina do
Sul (EUA), o McDonald’s que vende hambúrgueres na China, a Exxon, uma
empresa norte-americana, tem mais de três quartos de suas receitas de vendas
vindos de fora dos Estados Unidos. A General Motors produz automóveis no
Brasil. As peças do carro Crown Victória, da Ford, procedem do mundo todo:
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Cabe esclarecer que a globalização não se limita aos negócios, mas segundo Anthony Giddens
(1990) (apud Vieira 2002, p.73), “é a intensificação de relações sociais em escala mundial que
ligam localidades distantes de tal maneira, que acontecimentos locais são modelados por eventos
ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa”.