![](bg5f.jpg)
MOZART DE ARAÚJO
Não há negar que sobre Neukomm pesa o silêncio dos seus próprios
patrícios, que reconhecendo nele a autoridade de quem usava, nas músicas
que editava, o título de "Doutor em Música", não encontraram, todavia, nas
suas composições, aquela originalidade que distingue os que criam música,
dos que apenas jazem ou escrevem música. Possuo, aliás, o comentário de
um crítico austríaco, que -escreveu esta frase dúbia, que tanto pode
encerrar um elogio, como significar uma sentença condenatória: "A música
de Neukomm podia ser assinada por Haydn".
Para nós, brasileiros, porém, esse excelente músico representa algo
mais que um simples compositor.
Na terra jovem que o acolheu, Neukomm teve uma atividade versátil e
eclética, atuando por igual nos domínios da composição, do ensino, da
interpretação musical e da musicografia, tornando-se ainda, sem querer,
personagem da nossa história musical, já que do seu punho sairam as
primeiras obras de concerto, inspiradas em temas que brotaram da
sensibilidade musical do povo brasileiro.
OBRAS CITADAS
1 — Sigismond Neukomm, Esqttisse Biographiqur dr. Écrite par lui même, Typogra-
phie Charles de Mourgues Frères, Paris, 1859, p. 91. o — in Anais do Terceiro Congresso
de História Nacional, boletim do Instituto
Histórico e Geográfico Brasileiro, Imprensa Nacional, Bio de Janeiro, 1942,
p. 17.
3 — Ibid., p. 35.
4 — Ibid., pp. 36/37.
5 — Affonso d'Eseragnolle Taunay, A Missão Artística de 1816, edição do Insti-
tuto Histórico e Geográfico Brasileiro. Typ. Jornal do Commercio, Rodrigues & Cia., Bio
de Janeiro, 1912, pp. 105/7.
6 — Ibid., p. 108.
7 — Sigismund Neukomm, op. cit., p. 11.
8 — Sigismund Neukomm, L'Amouréux, Fantaisie pour piano forte et flute, dediée
a ses amis Monsieur et Madame de Langsdorff, par le Chevalier, Oeuv. 39, Chez Breitkopf &
Hartel à Leipsic.
9 — Sigismund Neukomm, O Amor Brazilciro (L'Amour Brésilien), Caprice pour le
piano forte sur un londú brésilien, dedió à Mademoiselle Donna Maria Joana de Almeida, par
le Chevalier, Oeuv. 45, Chez Breitkopt & Hartel à Leipsic.
10 — M. Louis de Freycinet, Voyage autour du monde, Pillet ainé, imprimeur, Li-
braire, Paris, 1827, tome I, p. 216.
11 — Ibid., tome 111, p. 1352.
12 — Adrien Balbi, Essai Statistigue sur le Itoyaume de Portugal et d'Algarve,
Chez Rey et Gravier, libraires, Paris, 1822, tome second, p. ccxiii.
13 — Higino Anglés y José Subirá, Catálogo Musical de la Biblioteca Nacional de
Madrid. I — Manuscritos, Barcelona, 1946, p. 420.
14 — Silvio Romero, História da Literatura Brasileira, Livraria José Olímpio Editora,
Rio de Janeiro, 1949, 4.
a
edição, tomo segundo, p. 147. 15 — Domingos Caldas Barbosa, Viola de
Loreno, Collecção de suas cantigas, offe-recidas aos seus amigos, Typografia Rollandiaua,
Lisboa, 1819, folheto V, p. 19.