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2.2. NOVA IORQUE E A ARTE CONCEITUAL
Porto Rico é um Estado Associado aos Estados Unidos, o que facilita o trânsito
de artistas entre os dois locais. Pode-se considerar que 1970 foi um ano transformador
para Regina Silveira, assim como o fora 1967 quando viveu na Europa. Além da
convivência com artistas norte-americanos em Mayaguez, no Museu de Arte Moderna
de Nova Iorque a exposição Information
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colocou-a em contato maior com a arte
conceitual (ZANINI, 1995). Integraram esta exposição artistas norte-americanos,
europeus, de países comunistas e o brasileiros Artur Barrio, Cildo Meireles e Hélio
Oiticica.
A arte conceitual parte do princípio da idéia como arte, princípio também
explorado por Marcel Duchamp (1887-1968) nas primeiras décadas do século XX.
Entendendo a mente como esprit, o artista dotou sua arte de todos os significados que
essa expressão em francês conota: “intelecto, espírito, inteligência e humor”
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. A
antiarte descreve bem o início da artista na condução conceitual. Regina afirma:
Minhas primeiras incursões na arte conceitual estão estreitamente vinculadas
ao uso que fazia de imagens fotográficas retiradas de meios impressos, no
início de 1970, para elaborar montagens e outras combinações de desenho e
fotografia.
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Em “Middle Class & Co.” a artista trata as fotografias como readymades
retificados alocados na perspectiva alterada intencionalmente. Esse procedimento
perspectivista fora bastante desenvolvido por Marcel Duchamp:
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Information. MoMA, Nova Iorque, 02 de julho a 20 de setembro de 1970. Organizado por Kynaston
McShine. Artistas: Acconci, Andre, Armajani, Arnatt, Art & Language, Art & Project, Artschwager,
Askevold, Atkinson, Bainbridge, Baldessari, Baldwin, Barrio, Barry, Barthelme, H. & B. Becher, Beuys,
Bochner, Bollinger, Brecht, Broegger, Brown, Buren, Burgin, Burgy, Burn and Ramsden, Byars,
Carballa, Cook, Cutforth, D’Alessio, Darboven, de Maria, Dibbets, Ferguson, Ferrer, Flanagan, Group
Frontera, Fulton, Gilbert & George, Giorno Poetry Systems, Graham, Haacke, Haber, Hardy, Heizer,
Hollein, Huebler, Huot, Hutchinson, Jarden, Kastenbach, Kawara, NETCo., Nauman, New York Graphic
Workshop, Newspaper, Group OHO, Oiticica, Ono, Oppenheim, Panamarenko, Paolini, Pechter, Penone,
Piper, Pistoletto, Prini, Puente, Raetz, Rainer, Rinke, Ruscha, Sanejouand, Sladden, Smithson, Sonnier,
Sottsass, Thygesen, van Saun, Vaz, Venet, Wall, Weiner, Wilson in LIPPARD, Lucy. Six years: the
dematerialization of the art object from 1966 to 1972. London: Studio Vista, 1973, p. 178.
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GOLD. Laurence. A discussion of Marcel Duchamps Views on the Nature of Reality… . Princeton
University Press: Tese de doutorado, 1958, p. III in SCHAWRZ, Arturo. Marcel Duchamp: 19.ª Bienal
Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987, p. 11.
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POWER, op. sit., p. 3.