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Em relação a autonomia gostaríamos de destacar que ela tem
sido o “calcanhar de Aquiles” na Educação a Distância por sua situação de
aprendizagem “individual”, pois estudar sem a presença de professores e
colegas desafia o cursista a superar suas limitações pessoais para desenvolver
a capacidade de aprender autonomamente (PRETI, 2000). Embora o autor
tenha descrito esta situação na Educação a Distância, entendemos que a
autonomia também se faz necessária no ensino presencial, sobretudo dentro
dos ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentido consideramos
relevante a definição da palavra autonomia.
Segundo o dicionário on-line da Língua Portuguesa, autonomia
é um estado de quem é autônomo. Etimologicamente, é uma palavra que vêm
do grego, autós (próprio, a si mesmo) mais nomos (lei, regra, norma). Na
Grécia esta palavra significava a capacidade de cada cidade de se
autogovernar, com suas leis, regras, formuladas pelos seus cidadãos. Tal
autonomia, ou seja, tal capacidade de se autogovernar também deve ser
observada em relação aos estudos, sobretudos em cursos on-line, onde a
figura do professor não é presencial.
Para Belloni (2001 b) entende-se por aprendizagem autônoma
um processo de ensino e aprendizagem centrado no aprendente, onde as
experiências são aproveitadas como recurso, e no qual o professor deve
assumir-se como recurso do aprendente, considerado como ser autônomo,
gestor de seu processo de aprendizagem, capaz de auto dirigir e auto-regular
este processo. Preti (2000) também destaca:
Na relação pedagógica, significa, de um lado, reconhecer no
outro sua capacidade de ser, de participar, de ter o que
oferecer, de decidir, de não desqualificá-lo, pois, a educação é
um ato de liberdade e de compartilhamento. E, nesse sentido,
ela revela sua estreita e indissociável ligação com o político.
Por outro lado, significa a capacidade que o sujeito tem de
tomar para si sua própria formação, seus objetivos e fins; isto
é, tornar-se sujeito e objeto de formação para si mesmo. [...]
Esses significados nos remetem às fronteiras de outros
significados. Ter autonomia significa ser “autoridade”, isto é, ter
força para falar em próprio nome [...].
Enfim, o comprometimento do aluno com o seu próprio
desenvolvimento é um dos aspectos importantes para que a relação educativa