82
Introdução a algoritmos e computação 1a Etapa - Ementa 2006
Conteúdo Programático
1. Fundamentos de Algoritmos
1.1. Noções intuitivas de problemas e
algoritmos
1.2. Formas de descrição de algoritmos
1.3. Exemplos de problemas elementares e
algoritmos associados
2. Programas e noções do processo de
compilação
2.1. Linguagens de programação
2.2. Programa-fonte, programa-objeto e
programa executável.
2.3. Transformação de algoritmos em
programas
2.4. Noções de documentação de
programas
2.5. Compilação e interpretação
2.6. Prática em ambiente de compilação C
(Windows e Linux)
3. Sistemas numéricos e conversão entre
bases
3.1. Bases decimal, binária e hexadecimal.
3.2. Conversão entre as bases decimal e
binária
3.3. Conversão entre as bases decimal e
hexadecimal
4. Representação interna de dados
4.1. Noções de tipos primitivos de dados
(números e caracteres)
4.2. Representação de números inteiros
(positivos e negativos)
4.3. Noções de representação de números
em ponto flutuante (IEEE 754)
4.4. Representação de caracteres (ASCII e
Unicode)
5. Variáveis
5.1. Definição e iniciação de variáveis
5.2. Operadores aritméticos
5.3. Expressões aritméticas
5.4. Prática em ambiente de compilação C
6. Estruturas de decisão
6.1. Operadores relacionais
6.2. Estrutura do tipo if... else
6.3. Estrutura com múltiplas seleções
(switch... case).
6.4. Prática em ambiente de compilação C
7. Controle de fluxo
7.1. Fluxos de execução em programas
7.2. Laços do tipo while
7.3. Laços do tipo do...while
7.4. Laços do tipo for
7.5. Alteração de fluxos via break, continue
e goto.
7.6. Prática em ambiente de compilação C
8. Alocação dinâmica de memória
8.1. Noções de organização de programas
em tempo de execução
8.2. Funções para alocação dinâmica
(malloc e free)
8.3. Noções de aritmética de ponteiros
8.4. Prática em ambiente de compilação C
9. Funções e procedimentos
9.1. Conceitos básicos de funções e
procedimentos: parâmetros, variáveis
locais e globais, retorno.
9.2. Passagem por valor e por referência
9.3. Prática em ambiente de compilação C
10. Vetores
10.1. Declaração estática e dinâmica de
vetores
10.2. Iniciação de vetores
10.3. Algoritmos elementares de
ordenação (seleção/inserção) e busca
(linear/binária)
10.4. Prática em ambiente de compilação C
11. Arquivos
11.1. Noções elementares de sistemas de
arquivos/diretórios
11.2. Arquivos do tipo texto
11.3. Arquivos binários
11.4. Manipulação de arquivos
11.5. Prática em ambiente de compilação C
12. Registros
12.1. Declaração e iniciação de registros
12.2. Vetores de registros
12.3. Arquivos com registros