A seguir vem o bhutochatana o afastar os maus espíritos através de um
mantra de Ganesha e a repetição da sílaba phat. Novamente se
consagram os objetos do puja como a campainha, o recipiente que
contém a água assim como os cinco néctares (leite, yogur, manteiga
clarificada, mel e açúcar) que estão dentro de outros recipientes com
uma orientação especial. A continuação é realizada uma mantapa puja, a
consagração do altar, como sendo o altar sagrado que se encontra na
ilha consagrada a Ganapati. Depois dhyana, a meditação, realizada
para o senhor Ganesha sentado num trono sobre o altar.
A seguir , o cumprimento as oito divindades protetoras, seguido por um
assana puja, a consagração do assento do Senhor, e pranapratisha a
instalação da energia divina dentro da imagem. Este passo é muito
importante, já que é pedida a divindade que ocupe a imagem e receba a
veneração do sadaka. O puja continua com uma nova meditação em
Ganesha e seus atributos acompanhados por hinos e elogios à deidade
como destruidora de obstáculos e manifestação de Ishvara. Segue um
avahanam, o convite para que a deidade aceite os oferecimentos
(assento, água para lavar os pés, as mãos, à boca, banho com os cinco
néctares, banho com água quente e aromatizada com perfumes de
sândalo e cânfora, as roupas, o yajnopavita ou cordão sagrado, jóias,
aplicação da pasta de cúrcuma e pó vermelho com almíscar ou sândalo,
mel, frutas, arroz vermelho e armas para eliminar os demônios).
A seguir vem o cumprimento aos 21 ou 108 nomes de Ganesha,
oferecendo uma flor, uma folha, ou uma pisca de arroz ao pronunciar
seus nomes.
Para finalizar as oferendas de incenso, fogo, comida, água, pasta de
sândalo, fruta, modaka, nozes, folhas de betel, moedas, aratik (luz),
pradakshina (caminhar ao redor da imagem em sentido horário),
namaska (cumprimentos com as mãos unidas), orações e arpanam,
(oferecimento completo), no qual se oferecem a Deus todos os
pensamentos, palavras, atos, tanto conscientes quanto inconscientes,
tanto os voluntários quanto os involuntários e aqueles que são trazidos
pelo Karma.”
205
Todos esses atos representam um profundo simbolismo. O banho é a
purificação, assim, como derramar a água e absorve-la. O controle da respiração
é a quietude da mente. A água que contém a concha é o Oceano de Leite (as
águas primordiais), o ato de derramar água sobre a cabeça do sadhaka e os
objetos do puja, significam retornar ao momento anterior da manifestação do
universo. O som da campainha simboliza o OM, o som primordial. O Kalasha
representa os cincos rios sagrados
206
da Índia. Os cinco elementos são os cinco
sentidos e os cinco elementos densos da natureza. O altar do puja reproduz o
altar localizado na ilha de Ganesha, que é o próprio coração do homem; o rito de
pranapratisha (a instalação da energia divina na imagem) permite que o sadhaka
se faça consciente da divindade do seu ser.
205
Cf.GAMBOA E. G.Ganesha,el destructor de los obstáculos,1998.
206
Indo, Yamuna. Bramaputhra, Ganges e Krishna.
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