47
47
Nessa avaliação, com 26 questões de múltiplas escolhas, são utilizados
alguns gêneros textuais, como crônica, histórias em quadrinhos, mapas e
outros para mediar habilidades leitoras, como reconhecer o tema do texto;
identificar o conflito gerador do enredo; inferir uma informação implícita e
explicita; reconhecer os efeitos de sentidos do uso de recursos gráficos,
sonoros, semânticos ou estilísticos; distinguir causa/conseqüência, fato/opinião
ou definição/exemplo; reconhecer os elementos organizacionais e estruturais
do gênero; associar uma palavra ao seu referente; identificar a ordem
seqüencial de procedimentos e fatos.
Na escola municipal, do bairro de São Miguel, houve uma sondagem
diagnóstica, do Projeto Ler e Escrever, da rede municipal de ensino, no ano de
2006. Nesta sondagem há, praticamente, as mesmas habilidades leitoras
exigidas no SARESP, além de contar também com as exigências de
habilidades escritoras. Então, o perfil leitor dos alunos das escolas
selecionadas foi apontado através de uma análise das avaliações das
instituições públicas.
2.2. O perfil da escola e da professora A
A primeira escola selecionada, que denominamos escola A, inclusive,
esta e as demais denominações não expressam valoração alguma, está
localizada bem próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde há um
conjunto habitacional de apartamentos, de classe média baixa.
Esta escola, atualmente, atende alunos do ensino fundamental e médio,
dos ciclos I e II. No prédio há quadras poliesportivas, cantina, pátio, sala de
informática, biblioteca, entre outros espaços.
No SARESP, esta escola obteve aproveitamento de 60,1%, na oitava
série, do período matutino. Média superior a Diretoria Guarulhos-Norte que foi
de 53,5%, no período vespertino.
Nossa primeira professora, denominada, também A, durante a entrevista
realizada, na escola, revelou que há dez anos trabalha no magistério e há dois