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Prisciliano sustenta esta idéia baseado em Êxodo, mas também na Epístola
paulina, conforme segue abaixo:
Pois, se pede para a Páscoa, o primeiro mês (Êxodo, 12, 2) não é em
atenção ao mês, cujo número perecerá junto ao mundo numerável, e
sim, posto que o Criador de tudo se acha na totalidade, para que se
reconheça o que está escrito. (...)O fato de se prescrever um cordeiro
sem defeito, primal (cf. Êxodo, 12, 5) tomando dentre os cordeirinhos
e cabritos, a fim de que, “imitando” segundo está escrito infância em
malícia e imaculados, a obra de Cristo, trabalhemos imbuídos da lei
do Senhor (cf. Ep. I aos Corintios, 14, 20) e enquanto o homem é
devolvido a Deus, retenhamos a natureza de Cristo inumerável
vencendo ao número no ano de todo o mundo, e desta maneira,
aceitando a purificação do corpo e do espírito para um homem novo
(...) achemos no homem a Páscoa do Senhor para que se cumpra o
que está escrito: “Pois tanto o Santificador quanto os santificados,
todos descendem de um só; razão porque não se envergonha de os
chamar de irmãos” (Ep. aos Hebreus, 2, 11) (Tratado VI, p.92, 94).
A benção aos fiéis denominado Tratado IX, resume-se em explicação do
significado da unidade entendida pelo bispo num texto bastante sucinto:
Deus pai todo poderoso, que constitui o exemplo de tua graça
multiforme e o tabernáculo da igreja, estendendo as medidas da
glória imensurável, ensinaste por meio de Cristo que só em Ti tem
assento a plenitude do invisível porque o Pai deve ao filho na obra do
Espírito Santo e a visibilidade do conhecimento porque o filho deve
ao Pai pondo em Ti o término a todas a coisa definida e o receptáculo
das coisa infinitas de maneira que vindos como viemos unicamente de
Ti nos abriste a única marcha e a única entrada para voltar a Ti por
meio do nascimento de Teu Filho, que nasce em Ti e ainda que
tendessem para teu tabernáculo desde os diferentes caminhos das
vocações todos entraram em Ti pela única entrada de Cristo
operante, de modo que, aquele a quem se fechou aquela não teve
acesso a Ti porque havia ignorado que o Pai é parte do Filho no
Filho, e o Filho do Pai, pois, Tu és Deus a quem cremos único em
toda a origem delas nem existe subida alguma pelo atalho, como disse
o apóstolo (Ep. I à Timóteo, 6, 17-18).Assim, recorremos com esmolas
e uma vida boa o caminho que leva ao Senhor, alcançaremos o céu
por passos contados (Tratado I, p.105).