Quando analisamos o grau de formação dos docentes, em
nível de estabelecimento, destacamos, entre as universidades
federais (Tabela V), as seguintes: Universidade Federal de São
Carlos, Universidade Federal de Viçosa e Universidade de Brasília,
respectivamente com 90%, 79% e 75% de docentes pós-graduados e 56%,
34% e 42% de docentes com cursos de doutorado. As duas primeiras
universidades, no entanto, somados os seus docentes, não representam
3% do total das universidades federais. Quanto ao regime de trabalho
e a média de alunos por docente, não se observa diferenças
significativas entre as universidades federais.
Entre os estabelecimentos isolados federais (Tabela VI)
que participam com apenas i% do alunado e 2% dos docentes de ensino
superior, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Escola Paulista de
Medicina e Escola Superior de Agricultura de Lavras apresentam,
respectivamente, 92%, 80% e 86% de docentes com pós-graduação e 56%,
55% e 37% de docentes com doutorado, os percentuais mais altos desse
grupo.
Conforme a Tabela VII, verificamos que as universidades do
Estado de São Paulo, USP, UNESP e UNICAMP, que representam 56% dos
docentes de universidades estaduais e 12% do total, apresentam,
respectivamente, 89%, 777. e 69% de seus docentes com pós-graduação e
66%, 46% e 39%, com doutorado.
A maioria das universidades estaduais, especialmente as
dos Estados da região Nordeste, e também as universidades
municipais, apresentam baixos percentuais de docentes pós-graduados
e números médios de alunos por docente relativamente altos.
Com relação às universidades particulares (Tabela VIII),
destacamos a PUC do R i o de Janeiro com um percentual de docentes com
nível de doutorado (38%) significativamente superior aos das demais
universidades desse setor. De um modo geral, a grande maioria das
universidades privadas apresentam baixos percentuais, tanto de
docentes pós-graduados, quanto de docentes em tempo integral, e com
relação ao número médio de alunos por professor, essas instituições
apresentam números bastante altos, quando comparadas com as
instituições federais.