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Ministro de Estado da Educação
José Goldemberg
Secretário de Administração Geral
Antônio de Souza Teixeira Júnior
Coordenador Geral de Planejamento Setorial
Ana Elizabeth Lofrano Alves dos Santos
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APRESENTAÇÃO
A Coordenação de Informações para o Planejamento - CIP,
unidade da Coordenação Geral de Planejamento Setorial do MEC/CPS,
apresenta neste informe uma sucinta análise descritiva sobre os
Estabelecimentos de Ensino Superior, referentes ao alunado de
graduação e corpo docente, com base em dados de 1990, em diversos
n í v e i s de agregação, ou seja, por natureza (universidades e
estabelecimentos isolados), dependência a d m i n i s t r a t i v a (federal,
estadual, municipal e particular), área do conhecimento, curso, e em
nível de instituição, no caso de universidades e de estabelecimentos
isolados federais.
Os indicadores aqui apresentados (percentual de docentes em
tempo integral, percentual de docentes com Pós-graduacão e relação
aluno/docente) representam uma p rimeira tentativa de subsidiar
estudos de avaliação da qualidade do ensino superior. Tais informações
podem, de acordo com o interesse e a necessidade da Secretaria
Nacional de Educação Superior, serem ma is aprofundadas, com a agragação
de outras variáveis e indicadores que permitam maior compreensão da
realidade.
Dessa forma, acredita-se que a área de Planejamento venha a
cumprir, efetivamente, seu papel de apoio e assessoramento aos demais
órgãos do MEC.
Em 1990, o ensino superior no Brasil contava com 918
estabelecimentos de ensino, a nível de graduação, assim distribuídos
por natureza e dependência administrativa:
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
NATUREZA DO
ESTABELECIMENTO
TOTAL
FEDERAL ESTADUAL
MUNICIPAL PARTIC.
Considerando apenas a dependência administrativa das
instituições, conforme Tabela I, a seguir, observamos que o setor
privado representa 62% da matrícula e 45% dos docentes, com uma
média de 16 alunos por professor. As instituições federais e
estaduais, com, respectivamente, 20% e 13% da matrícula e 34% e 18%
dos docentes, apresentam uma mé dia de 7 e 8 alunos por professor,
respectivamente.
A tabela II mostra que no setor privado apenas 19% dos
docentes cursaram pós-graduação (14% mestrado e 5% doutorado) e
apenas 10% dos seus docentes trabalham em re gim e de tempo integral.
No setor federal, 48% dos docentes são pós-graduados, sendo 31% com
nível de mestrado e 17% com nível de doutorado, e 81% dos docentes
trabalham em tempo integral.
Quanto à esfera estadual, observamos que 21% dos seus
docentes são mestres e 28% doutores, num total de 49% de docentes
pós-graduados. Esses valores são relativamente altos em função dos
dados das universidades do Estado de São Paulo (USP, UNESP e
UNICAMP), conforme podemos verificar na Tabela VII.
TABELA I
MATRÍCULA, DOCENTES EM EXERCÍCIO E RELAC20
ALUNO/DOCENTE POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
BRASIL - 1990
FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento.
TABELA II
DOCENTES EM EXERCÍCIO, PERCENTUAL DE DOCENTES EM REGIME DE TEMPO
INTEGRAL E DE DOCENTES COM PÓS-GRADUAÇÃO, POR DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA BRASIL - 1990
PERCENTUAL DE DOCENTES COM PÓS-GRADUAÇÃO
DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA
DOCENTES
EM
EXERCÍCIO
P
ERCENTUAL
EM TEMPO
INTEGRAL
%
MESTRADO
%
DOUTORADO
%
TOTAL
%
FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenaçao de Informações para o Planejamento.
Considerando também a natureza do estabelecimento,
observamos na Tabela III, que 54% da matrícula e 65% dos docentes, no
ensino superior, são de universidades.
Os estabelecimentos isolados particulares (incluindo
Federações e Integradas), as universidades particulares e as
universidades federais parti ci pa m , respectivamente, com 38%, 24% e 19%
do total da matrícula de graduação.
Quanto ao número de docentes, as universidades federais
participam com o maior percentual, 32%, seguidas das isoladas
particulares, com 28%, e das uni versidades particulares, com 18%. As
universidades estaduais têm uma p a r t ic i p a çã o bastante s i g nificativa
(14%) no total de docentes e 9% do alunado; porém esses valores também são
fortemente influenciados pelas universidades do Estado de São Paulo
(ver Tabela VII).
As universidades municipais e isoladas públicas (federais,
estaduais e m u n i cipais) englobam, juntas, apenas 10% do alunado e 8%
dos docentes.
Quanto à qualificação e regime de trabalho dos docentes,
observamos (Tabela IV) que as universidades federais e estaduais e
as isoladas federais apresentam percentuais, tanto de docentes com
pós-graduação (48%, 58% e 57% respectivamente) quanto de docentes em
regime de tempo integral (81%, 71% e 767. respectivamente),
significativamente superiores aos das demais instituições, e ainda,
nesses mesmos estabelecimentos, cada professor atende em mé d i a entre
6 e 7 alunos de graduação, enquanto que nas outras instituições essa
média varia de 14 a 18 alunos por professor (ver Tabela III).
TABELA III
MATRÍCULA, DOCENTES EM EXERCÍCIO E RELAÇÃO ALUNO/DOCENTE
POR NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
BRASIL - 1990
MATRÍCULA
DOCENTES EM EXERCÍCIO
NATUREZA E
DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA
NÚMERO
%
NÚMERO
%
RELAÇÃ0 ALUNO/
DOCENTE
FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento.
(*) Inclusive Faculdades Integradas e Federações
TABELA IV
DOCENTES EM EXERCÍCIO, PERCENTUAL DE DOCENTES EM REGIME
DE TEMPO INTEGRAL E DE DOCENTES COM PóS-GRADUAÇÃO,
POR NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
BRASIL - 1990
PERCENTUAL DE DOCENTES COM PÓS-GRADUAC20
NATUREZA E
DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA
DOCENTES
EM
EXERCÍCIO
PERCENTUAL
EM TEMPO
INTEGRAL
MESTRADO
%
DOUTORADO
%
TOTAL
%
FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento.
(*) Inclusive Faculdades Integradas e Federações
Quando analisamos o grau de formação dos docentes, em
nível de estabelecimento, destacamos, entre as universidades
federais (Tabela V), as seguintes: Universidade Federal de São
Carlos, Universidade Federal de Viçosa e Universidade de Brasília,
respectivamente com 90%, 79% e 75% de docentes pós-graduados e 56%,
34% e 42% de docentes com cursos de doutorado. As duas primeiras
universidades, no entanto, somados os seus docentes, não representam
3% do total das universidades federais. Quanto ao regime de trabalho
e a média de alunos por docente, não se observa diferenças
significativas entre as universidades federais.
Entre os estabelecimentos isolados federais (Tabela VI)
que participam com apenas i% do alunado e 2% dos docentes de ensino
superior, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Escola Paulista de
Medicina e Escola Superior de Agricultura de Lavras apresentam,
respectivamente, 92%, 80% e 86% de docentes com pós-graduação e 56%,
55% e 37% de docentes com doutorado, os percentuais mais altos desse
grupo.
Conforme a Tabela VII, verificamos que as universidades do
Estado de São Paulo, USP, UNESP e UNICAMP, que representam 56% dos
docentes de universidades estaduais e 12% do total, apresentam,
respectivamente, 89%, 777. e 69% de seus docentes com pós-graduação e
66%, 46% e 39%, com doutorado.
A maioria das universidades estaduais, especialmente as
dos Estados da região Nordeste, e também as universidades
municipais, apresentam baixos percentuais de docentes pós-graduados
e números médios de alunos por docente relativamente altos.
Com relação às universidades particulares (Tabela VIII),
destacamos a PUC do R i o de Janeiro com um percentual de docentes com
nível de doutorado (38%) significativamente superior aos das demais
universidades desse setor. De um modo geral, a grande maioria das
universidades privadas apresentam baixos percentuais, tanto de
docentes pós-graduados, quanto de docentes em tempo integral, e com
relação ao número médio de alunos por professor, essas instituições
apresentam números bastante altos, quando comparadas com as
instituições federais.
O alunado de graduação, em 1990, se distribuía por área do
conhecimento, da seguinte forma:
A Tabela IX, a seguir, apresenta a distribuição percentual
da mat r ícul a de cada uma dessas áreas, por natureza e dependência
administrativa, e a Tabela X apresenta a distribuição percentual da
matrícula de cada setor administrativo (ver valores absolutos na
Tabela III), por área do conhecimento.
Observamos na Tabela IX que, do total de 612.668 alunos da
área de Ciências Sociais Aplicadas, 47% são matriculados em
estabelecimentos isolados particulares e 27% em universidades
particulares. Esses valores representam respectivamente, 48% e 45%
dos totais de matrículas dessas instituições (ver Tabela X). A área
de Ciências Sociais Aplicadas é formada por m a i s de 20 modalidades
de curso, no entanto, 88% do seu alunado se encontra nos cursos de
Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e
Comunicação Social, respectivamente, 28%, 25%, 6%, 2% e 7%.
A área de C i ê n c ias Humanas, com 15 modalidades de curso,
onde se destacam Pedagogia e Psicologia (respectivamente, 42% e 18%
do alunado), apresenta 43% de seus alunos matriculados em
estabelecimentos isolados particulares e 20% em universidades
particulares (ver Tabela IX), que representam, respectivamente, 20% e
15%, dos totais de alunos dessas instituições (Tabela X).
Considerando a área de Ciências da Saúde, observamos que
as universidades federais englobam 31% do alunado dessa área (Tabela
IX), o que representa 18% do seu alunado (Tabela X). Os cursos com
maiores percentuais de matrícula são: Medicina, Educação Física e
Odontologia, com, respectivamente, 27%, 20'/. e 17% do total da área.
30% dos alunos da área de Engenharia/Tecnologia são de
universidades particulares, 26% de universidades federais e 23%. de
isoladas particulares (Tabela IX). Esses valores representam,
respectivamente, 13%, 14% e 6%. dos totais de alunos dessas
instituições (Tabela X).
58% dos alunos da área de Ciências Exatas se encontram em
instituições privadas (34% em isoladas e 24% em universidades) e dos
totais de alunos dessas instituições particulares, respectivamente
8% e 9% são de Ciências Exatas (Tabelas IX e X). 39% do alunado
dessa área pertence ao curso de Ciências-Licenciatura.
Os estabelecimentos isolados particulares englobam 39% dos
116.365 alunos da área de Lingüística, Letras e Artes, na qual se
destaca o curso de Letras, com 79% do alunado.
A área de Ciências Agrárias apresenta 47% dos seus alunos
matriculados em universidades federais (7% do alunado dessas
universidades) (Tabela IX e X). 49% do alunado dessa área pertence
ao curso de Agronomia.
A área de Ciências Biológicas, que é formada apenas pelo
curso de Ciências Biológicas, com 20436 alunos, se encontra mais nas
universidades federais e particulares (Tabela IX), no entanto, essa
área representa apenas 2% e 1% dos totais de alunos dessas
instituições (Tabela X).
Quando analisamos os estabelecimentos isolados
particulares, a níve l de curso, encontramos os maiores percentuais
de matrícula nos cursos de A d m i n i s t r a ção (17%), Pedagogia (11%),
Direito (11%) e C i ências Contábeis (9%). Com relação às
universidades particulares, os cursos de D i reito, Engenharia e
Administração apresentam os maiores percentuais, respectivamente 14%,
12% e 10% do alunado dessas universidades. Entre as universidades
Federais, destacam-se os cursos de Engenharia (13%), M e d i c i n a (7%) e
Direito (7%), e nos estabelecimentos isolados federais, os cursos de
Engenharia, Agronomia e Medicina, com, respectivamente, 34%, 13% e
11% do alunado desses estabelecimentos.
TABELA IX
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA MATRÍCULA POR
NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA,
SEGUNDO AS ÁREAS DO CONHECIMENTO
BRASIL - 1990
ÁREA DO CONHYECIEMNTO
NATUREZA E
DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA
Ciências
Exatas
z
Ciências
Biológica
s
%
Engenhari
a/
TEcnologia
%
CiênciaS
da Saúde
%
C
iências
Agrárias
C
iências
Sociais
A
P
Iicadas
%
Ciências
Humanas
%
Ling./Letras
e Artes
%
FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento.
(*) Inclusive Faculdades Inteqradas e Federações.
TABELA X
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA MATRÍCULA POR
ÁREA DO CONHECIMENTO, SEGUNDO A
NATUREZA E DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA,
BRASIL - 1990
NATUR
EZA E DEPENDÊNCIA
ADMINISTRATIVA
Universidade
Estabelecimento Isolado
ÁREA
DO
CONHECIME
NTO
Federal
%
Estadual
%
Municipal
%
Particular
%
Federal
%
Esta
dual
%
Municipal
%
Particular(*)
%
FONTE: MEC/SAG/CPS/Coordenação de Informações para o Planejamento.
(*) Inclusive Faculdades Integradas e Federações.
De acordo com dados preliminares, fornecidos pela
CAPES/MEC, referentes à pós-graduação em 1989, as universidades
federais tinham, aproximadamente, 15.640 alunos de mestrado e 2.549
de doutorado. As universidades estaduais, universidades particulares
e isoladas federais (relacionadas na Tabela VI) t inham,
respectivamente, 9.884, 3.733 e 1.591 alunos de mestrado e 5.176,
563 e 383 alunos de doutorado.
Considerando, apenas, as universidades federais, vemos que
a Universidade Federal do R i o de Janeiro (UFRJ), a Universidade
Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal do Rio Grande do
Sul pa rticipam, respectivamente com 25%, 9% e 10% dos alunos de
mestrado e 44%, 20% e 9% dos alunos de doutorado.
Com relação aos alunos de mestrado das universidades
estaduais, 62% são da USP, 23% da UNICAMP e 11% da UNESP. Essas
mesmas universidades apresentam, respectivamente, 68%, 23% e 8% do
alunado dos cursos de doutorado das universidades estaduais.
A Escola Paulista de Medicina detém 43% dos alunos de
mestrado e 78% dos alunos de doutorado, entre os estabelecimentos
isolados federais, nao considerando as instituições que oferecem
exclusivamente cursos a nível de pós-graduação, mas, apenas, os
estabelecimentos relacionados na Tabela VI.
A PUC de São Paulo e PUC do R i o de Janeiro apresentam,
respectivamente, 45% e 26% do alunado de mestrado e, 36% e 39% do
alunado de doutorado, considerando os 3.733 alunos de mestrado e 563
alunos de doutorado das universidades particulares.
Convém ressaltar que, com a reestruturação da CIP/CPS,
objetivando a melhoria da qualidade da informação e da produtividade
operacional do Sistema Estatístico da Educação, está sendo proposta
a colaboração de especialistas em educação para reexaminar e sugerir
alterações no conjunto de questionários utilizados nos Censos
Educacionais, bem como na definição de pesquisas especiais a serem
realizadas por amostragem. Com isso, espera-se obter subsídios que
permitam avaliar com maior precisão a qualidade do ensino superior
no Brasil e atender às necessidades dos usuários do sistema.
Chefe da Coordenação de Informações para o Planejamento
CARLOS EDUARDO MORENO SAMPAIO
Chefe da Divisão de Levantamentos e Disseminação
JORGE RONDELLI DA COSTA
Secretárias
LÍDIA FERRAZ
SUSANA MARIA GUSMÃO VILAR
Setor de Preparação e Controle dos Levantamentos do Ensino Fundamental, Médio, Educação Especial,
Supletivo e Financeiro
LINDBERG GOMES DE BRITO - Chefe de Setor
MARIA DA GLÓRIA RODRIGUES ALVES
FERNANDO RUBENS BRANDÃO BARROS NORMA
SUELY DA COSTA CONCEIÇÃO ZÉLIA MARIA DE
JESUS
Setor de Preparação e Controle dos Levantamentos do Ensino Superior
MARIA DAS DORES PEREIRA ROSA - Chefe de Setor
MARIA LUIZA GALESCO
ANA CARLA PINTO DANTAS SANTANA
MARIA DE JESUS RIBEIRO SENA
JACYRA EVANGELISTA DE OLIVEIRA
MARIA GENUVEVA DA CONCEIÇÃO GOMES
Setor de Preparação e Crítica dos Questionários
CHELA MILAN ESTEVES - Chefe de Setor
MARLY FLORES DOS SANTOS FRANCISCO
DE SOUZA MARQUES CÉLIA MÁRCIA
MARTINS LIMA LÚCIA DE SOUZA TAVARES
FARIAS CÉLIA CRISTINA GEDEON ARAÚJO
CRISTINA DE LOURDES 0. ABREU SÉRGIO
ANTONIO M. DE OLIVEIRA
Setor de Análises Estatísticas
JOSÉ DIAS PEREIRA - Chefe de Setor
MARIA DAS GRAÇAS MOREIRA COSTA
LILIANE LUCIA.DE A. OLIVEIRA
Setor de Processamento e Operação
JORGE ROBERTO PEREIRA DUARTE - Chefe de Setor
JOSÉ MARIA DA PAIXÃO NASCIMENTO
PEDRO GONÇALVES DA COSTA
JOSIMAR GUEDES DE CARVALHO
NILO RIBEIRO MORAES
ANTÔNIO JOSÉ AMORIM
Setor de Desenvolvimento de Sistemas
RICARDO TORRES LENZI - Chefe de Setor
ÁLVARO VARGAS LOMBARDI
HÉLIO FRANCO RULL
PEDRO HENRIQUE M.ARAÚJO
Setor de Disseminação e Documentação
MAURO ALVES RAMOS - Chefe de Setor
MARIA DE FÁTIMA TEIXEIRA LIMA
CRISTINA MEDEIROS DE OLIVEIRA
MAURÍCIO GOLDENBERG FÁTIMA
FONTENELLE ALVES DE BRITO
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