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articulação complexa de uma spatio-temporalidade que substitui ao par
tradicional do hic et nunc (aqui e agora), um novo par: aqui e outrora,
local imediato e tempo anterior”.
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Essa situação inatingível, de um estado temporal não existente, ou melhor, não eternizante, nos é
freqüentemente reforçado através da visão Zen-budista da realidade do aqui e agora. Essa relação
temporal do instante exato, o budismo vai representar através da idéia de vazio. “O vazio está
constantemente ao nosso alcance; está sempre conosco e em nós. Só quando tentamos agarrá-lo e
apresentá-lo como se fosse alguma coisa diante dos nossos olhos é que ele foge de nós, frustra
todos os nossos esforços e desaparece feito vapor”.
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As artes Zen-budistas também estão
intensamente bombardeadas pelos mesmos paradigmas temporais e representativos da fotografia.
Por isso, creio que cabem aqui tantas comparações. A poesia zen-budista japonesa, o Hai-Kai, é
uma dessas artes que pretende, através da percepção dos artistas, buscar o momento decisivo, o
instante puro. O Hai-kai é freqüentemente comparado à fotografia e à sua proximidade com o
aqui e agora. E se tomarmos o Hai-kai como uma tentativa de representação literária do instante
vivido pelo poeta, temos então a mesma noção de aqui e outrora referido à fotografia. Stéphane
Huchet compara ambas as artes também através da subjetividade do olhar do artista: “o encontro
entre a subjetividade de um olhar observador e aquela depositada na fotografia, é um ponto
sublime em forma de Hai-kai visual”.
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E como a filosofia zen-budista que está sempre em busca
da realidade mais profunda de cada coisa, de cada momento, de cada pensamento, Huchet
compara esta busca ao que Roland Barthes chamou de punctum – o elemento mais elementar de
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HUCHET, Stéphane. Tal qual, a fotografia in A fotografia nos processos artísticos contemporâneos, Porto Alegre:
Editora da UFRGS, 2004.
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SUZUKI, Daisetz Teitaro. A Doutrina Zen da Não-Mente. São Paulo: Editora Pensamento, 1993.
21
HUCHET, Stéphane. Tal qual, a fotografia in A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre:
Editora da UFRGS, 2004.