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expressão, a vida cooperativa e o tateamento experimental. Esses elementos são os
guias-mestres de toda ação docente na Pedagogia Freinet.
Metodologia – O presente trabalho teve início com a leitura do referencial sobre o
assunto objeto do meu interesse: Pedagogia Freinet uma abordagem teórica e prática.
Esta bibliografia incluiu além da apostilha, livros e contribuiu muito para a reflexão
voltada para a aprendizagem e das dificuldades. Reconheço estar nesse procedimento
os recursos pedagógicos necessários e mais adequados para uma aprendizagem eficaz,
dando clareza as idéias para iniciar a pesquisa.
A Pedagogia Freinet é uma pedagogia real e concreta que procura oferecer às crianças e
aos adolescentes uma educação condizente com suas necessidades e mediante as
práticas cotidianas.
É partindo do estado natural da criança, isto é, da sua experiência no momento que ela
se exprime, que se estabelecerão as melhores motivações e que se traçarão as melhores
trajetórias.
O desenvolvimento do projeto transcorrerá por meio de uma ação educativa: a reunião
cooperativa.
Sabe-se que a cooperação é um dos princípios defendidos por Freinet, como uma
instituição de estrutura permanente do direito de participação dos indivíduos na
Sociedade.
Para a concretização segura e eficaz da vida cooperativa, precisa-se estabelecer, no
horário das atividades de sala de aula, um momento no qual os alunos se reúnam e
tenham oportunidade de falar sobre sua vida escolar, ou seja, da organização de sua vida
na escola, de um modo geral. Esse momento do qual falamos intitula-se reunião
cooperativa, que deve ser desenvolvido num clima de confiança mútua entre os
participantes. Na turma de alunos mais treinados nesse tipo de reunião, um deve
coordenar e o outro secretariar, fazendo a ata com resumo das ocorrências.
Na reunião cooperativa, os alunos avaliam as atividades do período anterior à presente
reunião (uma semana, 15 dias), fazendo proposições, tomam decisões, no limite de suas
capacidades e competências e assumem responsabilidades, tanto em relação aos
afazeres de cada um em particular, quanto no que concerne ao grupo e à escola.
Quando bem estabelecida, organizada e criteriosa, a reunião cooperativa, é um momento
esperado pelos alunos, porque eles sabem, que nessa ocasião eles t(^)em o poder de ter a
sua vida nas mãos, poder de decidir o que eles pensam ser melhor para a condução dos
seus trabalhos e conseqüentemente, para a sua aprendizagem.
Refletindo sobre essa técnica de trabalho resolvi aplica-la em sala de aula para que os
alunos se sintam valorizados e tenham maior contato com a leitura e a escrita.
Na proposta freinetiana, o professor coloca-se ao lado da criança, ajudando-a a tomar
consciência de suas possibilidades. Atua no grupo como colaborador mais experiente e
auxilia a criança a elaborar, a realizar e a concluir seus projetos.
Procedimentos técnicos de estudos – O desenvolvimento do projeto transcorrerá por
meios de atividades tais como:
• Promover debates que dêem oportunidade de o aluno expressar opiniões,
desenvolvendo seu espírito crítico;
• Relatos de experiência do aluno;
• Acontecimentos vivenciados, fatos e fenômenos observados;
• Promover situações de leitura;