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a) Na minha opinião, a responsabilidade de cada aluno é consigo mesmo, de fazer os
trabalhos solicitados pelos professores, estudar para as provas, porque os professores já estão
formados, já tem sua profissão e o interesse para estudar tem que ser nosso, porque se
quisermos fazer uma faculdade, precisamos estudar. Hoje em dia até para catar papel
precisamos ter o ensino médio completo (...) (Ana./ t:204)
a) O conhecimento é algo próprio, algo que mesmo nos dias inseguros de hoje, não pode ser
tirado de nós. Ele começa desde o nascimento, a observação de dados vistos, ouvidos e
sentidos. Dados que vamos absorver para viver. Ao início do amadurecer humano, a criança
vai para o “lar do conhecimento”, normalmente obrigada pelos pais, e que com a idade há
um momento em que a obrigação de aprender não basta, quando a pessoa só aprende se
quer, porque realmente acha importante o seu futuro, algo que nos dias de hoje quase não
ocorre. (Rogger/T:301)
a) O aluno deve ter a responsabilidade de fazer uma construção de seu conhecimento [...] Esta
construção do conhecimento vem desde cedo, desde a educação dos pais [...]. O aluno
quanto mais estuda e se interessa pela matéria o seu conhecimento aumenta. (José/t:301)
a) O aluno tem de se dedicar ao estudo por que gosta. A pessoa tem que gostar de aprender
de adquirir conhecimento, cultura. Prestar atenção, ler, estudar, se informar, pesquisar, são
coisas que variam de pessoa para pessoa. Se o aluno quer ter apenas um papel, seu diploma,
ou se ele quer sair do colégio sabendo. Se todos aqueles anos servirão para alguma coisa aí já
não posso afirmar. Mas as pessoas deveriam aproveitar a chance que têm de estudar e
sair da escola com ambição de aprender sempre mais, aproveitar o material dado e
evoluir com isso. Mas varia de pessoa para pessoa, quem quer evoluir e fazer a
diferença, ou seguir na mesma sendo igual a todo mundo. (Rita/t:101)
a) Poucos alunos gostam de estudar, mas estudar mesmo. Muitos se dão conta que o
estudo faz falta quando já tem seus 25, 30 anos, quando não tem muita chance de emprego. Só
nós alunos podemos fazer nosso futuro, porque o mais importante na nossa vida é estudar
para futuramente termos uma condição de vida boa. (Miguel/t:101)
Análise: Nos cinco excertos apresentados acima, a questão do o interesse aparece como
elemento fundamental na construção de conhecimento, todos referem também a questão da
intencionalidade, estudar com vistas ao futuro e a uma formação mais ampla como no
primeiro texto: “o interesse para estudar tem que ser nosso”, porque “se quisermos fazer
uma faculdade, precisamos estudar”.
É deste ponto de vista que dizemos que toda ação do sujeito tem intencionalidade, que
a ação do sujeito é impulsionada pelo interesse e pela necessidade. Somente através do
interesse e da intencionalidade é que as ações se tornam significativas para o sujeito, que num
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