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contato com Johnny Martinez, que o contratou mais uma vez como pianista. Além disso, levou
consigo os acetatos das gravações que havia feito no Rio de Janeiro e começou a buscar uma
gravadora que se interessasse em lançá-los nos Estados Unidos. Como revelou João Donato não
foi fácil conseguir uma gravadora que acreditasse que o seu trabalho poderia ser lucrativo.
Depois de algumas tentativas ele entrou em contato com a gravadora Pacific Jazz
41
. Quem o
atendeu foi o produtor Richard Bock, que se interessou pelo trabalho. Porém existia o problema
de inserção de João Donato no mercado fonográfico. Bock teve a idéia de tentar apresentá-lo ao
mercado americano através de sua próxima produção, que seria com o saxofonista Bud Shank.
Se este gostasse do trabalho de Donato, a estratégia estaria montada. Foi o que aconteceu, e a
Pacific Jazz lançou Bud Shank and his Brazilian Friends mas, segundo o produtor e pesquisador
Arnaldo DeSouteiro
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, João Donato foi “reduzido a músico acompanhante, embora, na edição
brasileira do selo Elenco, constassem na capa, em igualdade de condições, os nomes de Bud,
João e Rosinha de Valença."
Mesmo não tendo destaque no disco de Bud Shank, a estratégia traçada alcançou o
objetivo, pois o disco de João Donato (Muito à Vontade) foi lançado em 1963, com outro título:
Sambou Sambou.
Segundo o jornalista Álvaro Neder do website All Music Guide (AMG)
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, durante o
tempo que ficou nos EUA, João Donato contribuiu com seu talento para o trabalho de muitos
artistas, com os quais gravou vários discos. São alguns deles: Arriba!, para Mongo Santamaria
(Fantasy, 1961); Vaya Puente, para Tito Puente (Philips, 1962); At the Black Hawk, para
Santamaria (Fantasy, 1962); The Astrud Gilberto álbum, para a brasileira Astrud Gilberto
(Elenco - 1964, gravado nos USA pela Verve, em 1991); Shadow of your smile, também para
Astrud Gilberto (Verve, 1965); Brazil! Brazil! Brazil!, para Bud Shank (World Pacific, 1967);
Solar Heat, para Cal Tjader (Skye, 1968); e Prophet, para Cal Tjader (Verve, 1969). Segundo
Arnaldo DeSouteiro, em 1965 João Donato gravou seu primeiro disco nos EUA como líder, pela
RCA americana, chamado The New Sound of Brazil
44
. Ainda como líder gravou mais dois discos
nos EUA. São eles: A Bad Donato
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(Blue Thumb, 1970); e Donato/Deodato
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(Muse, 1973).
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Segundo Donato, esta gravadora era famosa no meio jazzístico. Lá gravaram nomes como: Chet Baker, Gerry
Mulligan, Shorty Rogers e Laurindo de Almeida.
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Texto de contra-capa do disco de João Donato The New Sound of Brazil, reedição produzida por Arnaldo
DeSouteiro (Jazz Station Productions)
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http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=11:cd9fs31ba3pg~T1
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De acordo com Arnaldo DeSouteiro os nomes dos músicos não constaram na edição original em LP. São eles:
Luiz Bonfá,, Carlos Lyra, no contrabaixo Richard Davis. Como baterista, Donato chamou Dom Um Romão, mas por
ordens do produtor Andy Wiswell este ficou na percussão, enquanto Bill Goodwin gravou à bateria
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Este disco tem arranjos de Eumir Deodato e participações de Bud Shank. Os brasileiros Dom Um Romão, Conte
Candoli e Oscar Castro Neves. Segundo DeSouteiro, “este disco é um marco do jazz-funk."
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Este disco tem participações de Eumir Deodato, Airto Moreira, o trompetista americano Randy Brecker e o
percussionista Ray Barreto.