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INTERESSADO/MANTENEDORA
Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo
UF
SP
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Marketing, ministrado pela
Universidade Paulista - UNIP.
RELATOR: SR.ªCONS.ª DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR
PARECER N.º 827/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
APROVADO EM 15/09/94
05/93-31
I - RELATÓRIO
A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo(SUPERO) submete, a este
Conselho, pedido de reconhecimento do curso de Marketing, ministrado pela
Universidade Paulista (UNIP), que mantém na cidade deo Paulo (SP).
0 curso foi autorizado a funcionar pela Resolução n. 4/89, do Conselho
Universitário, com 240 vagas anuais.
A Comissão Verificadora, integrada pelos professores Frederico Antonio Azevedo
de Carvalho, da UFRJ, e Ricardo de Souza Sette, da Escola Superior de Agricultura de
Lavras, e pela TAE/DEMEC/SP Marilena da Motta e Silva Pompa, foi designada pela
Portaria SESu/MEC n. 244/93.
Este parecer foi elaborado à vista do relatório da referida comissão e dos demais
elementos constantes do processo.
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo(SUPERO) é uma entidade
jurídica, de direito privado, de fins educacionais, instituída na forma do Código Civil e
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registrada no 4. Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas do município deo Paulo ,
sob o n. 45353.
Mantém a Universidade Paulista (UNIP), com sede na cidade deo Paulo (SP),
reconhecida pela Portaria Ministerial MEC n. 550/88.
A SUPERO comprova estar regularmente registrada e em pleno funcionamento.
Demonstra estar em dia com suas obrigações fiscais e para-fiscais, bem como capacidade
econômico-financeira e patrimonial.
2. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A UNIP é integrada pelos seguintes institutos:
a) Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia;
b) Instituto de Ciências Humanas;
c) Instituto de Ciências Sociais e Comunicação; e
d) Instituto de Ciências da Saúde.
O curso de Marketing é ministrado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
(ICSC).
A Comissão presta as seguintes informações sobre o funcionamento do ICSC:
- Alunado
Tomando por base dados fornecidos pela administração do ISC,o as seguintes as
informações globais sobre os alunos do instituto
a) índice de frequência às aulas é de 85%, considerado normal
segundo informação da administração da instituição.
b) índice de aproveitamento, ainda segundo dados e informações da
administração da instituição, também pode ser considerado "normal"
c) De acordo com o constatado nos respectivos livros de atas, tem
havido participação do representante do corpo discente, segundo a
percepção dos estudantes entrevistados, pertencentes ao curso sob
verificação, esta participação está abaixo do que seria de esperar.
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d) Os alunos estão organizados em Diretórios Acadêmicos por curso,
cogitando-se por ora da organização e criação de um DCE.
- Registros Escolares
Pelo que foi possível observar, na Administração central do ICSC a maior parte do
acompanhamento dos registros está praticamente informatizada, nas unidades, porém,
prevalece o trabalho "com papel", sendo incipiente a informatização. No Campus Paulista, onde
funciona o Curso sob verificação, a seção de registros escolares pareceu um tanto
congestionada, sendo bastante reduzido o espaço físico disponível para funcionários e
usuários. Nesse campus apenas algumas informações estão disponíveis sob forma
informatizada. Passando aos intes de interesse, pode-se informar o seguinte:
a) A "vida escolar" dos académicos é acompanhada através de pastas
individuais, em sequência numérica por ordem de matrícula;
b) Constatou-se que tal controle está atualizado;
c) Durante a inspeção, notou-se que as informaçõeso fornecidas a
todo interessado, havendo um congestionamento mínimo no balcão
de atendimento;
d) Pelo que se pode constatar, os elementos lotados no setoro
idôneos.
A decisão de mudança para o Campus Paulista é recente, de modo que a questão do
espaço reduzido deve perdurar ainda, no futuro próximo.
Quanto a questão da informatização, os indícioso de que o movimento em direção à
informatização administrativa é uma prioridade clara, que vem contando e deve continuar a
contar com recursos e decisões adequados.
- Corpo Docente
- Qualificação Acadêmico-Profissional (Quadro atual do ICSC)
Os dados oficialmente apresentados pela administração estão reunidos na tabela abaixo.
Titulação
Doutorado
Mestrado
Mestrado/Pós Graduado
Graduação
TOTAL
Número de Professores
13
89
126
176
404
Percentual
3,2%
22,0%
31,2%
43,6%
100,0%
- Regime de Trabalho
O regime de trabalho é majoritariamente por hora/aula, havendo alguns professores em
regime de dedicação integral e mesmo em jornada parcial.
- Remuneração
Obedece a legislação vigente e o valor da hora/aula nos de novembro de 1993 é de
Cr$ 2.600,58 para um Professor Titular. Os demais professoreso remunerados de acordo com
um determinado percentual da hora/aula do titular, segundo a respectiva classificação.
- Índice de Frequência
É expressivo o índice de frequência segundo mostragem efetuada pelo Departamento de
Pessoal para os de outubro, foi possível constatar uma frequência de 92%. Conforme já
mecionado, esta elevada assiduidade foi confirmada, no caso do Curso ora verificado, por
ocasião da entrevista realizada junto aos alunos.
- Plano de Qualificação Progressiva
Existe, no ICSC, um plano de carreira e de capacitação docente. A promoção se faz em
função do atendimento de requisitos específicos para cada categoria ou nível, entre tais
requisitos está a titulação acadêmica. O plano de carreira está descrito no chamado
Regulamento do Magistério Superior da UNIP
O pessoal docente é selecionado por indicação do Coordenador de Curso ao Diretor do
Instituto, que encaminha então ao Pro-reitor para parecer conclusivo. Mediante indicação no
Reitor, a contratação é então feita pela entidade mantenedora.
- Organização e Gerência
Nos contatos realizados durante a visita de reconhecimento, a Comissão nada constatou
que pudesse desmentir a existência de um bom relacionamento entre entidade mantenedora e o
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação.
A mantenedora é responsável pelos aspectos jurídicos, econômicos, financeiros e de
relações públicas, enquanto que cada Instituto tem autonomia didática e pedagógica, o que
possibilita um clima satisfatório de relacionamento entre Diretores, Docentes, Coordenadores e
Alunos.
Quanto à relação da instituição com a DEMEC, tem ocorrido satisfatoriamente, quando
solicitada.
A periodicidade de reunião para os órgãos colegiados é determinada com precisão no
artigo 69, Título VI, do Regimento Geral. Segundo foi possível apurar, tais órgãos tem-se
reunido regularmente, de acordo com aquela determinação, e a frequência (tratada no artigo 70
do mesmo Título do RG) tem correspondido ao número previsto.
Para a maioria dos cursos, a coordenação didático-pedagógica é exercida por dois
professores (um coordenador e um sub), um dos quais, em geral, tem contrato de tempo parcial
ou integral. No caso do Curso ora verificado, os principais problemas a enfrentaro as
questões financeiras, referente à capacidade de pagamento dos alunos e às consequências
para a vida escolar, e a questão do aproveitamento em curso noturno.
- Plano Anual de Aplicações de Recursos Financeiros
Relativamente ao presente exercício, a Comissão recebeu da Pró-reitoria de
Planejamento, Administração e Finanças um resumo do plano de aplicações para 1993,
descrito no Anexo XII, ao lado dos gastos realizados entre janeiro e outubro do mesmo ano.
- Histórico e Prospectiva
Nos últimos anos a Instituiçãoo foi submetida a qualquer tipo de sindicância, inquérito
ou intervenção.
Na percepção dos dirigentes com quem a Comissão teve ocasião de entrevistar-se,
alguns problemas mereceram mais destaque, tais como: o baixo nível de desenvolvimento
cultural/intelectual com que os alunos tem chegado à Universidade, o nível de renda e a
capacidade de pagamento, a legislação educacional brasileira, a dificuldade de manter
atualizados os currículos acadêmicos, a necessidade de capacitação docente e a questão
correlata do salário dos docentes, a questão do aproveitamento em cursos noturnos, a incerteza
na abertura de cursos de pós-graduação, entre outros. Como se pode constatar, a maioria
desses problemas é de natureza estrutural, quer dizer,o podem ser resolvidos apenas pela
vontade ou pela perícia administrativa desta ou daquela instituição. Quanto aos demais, que
refletirão as escolhas estratégicas da UNIP, eles tem recebido, segundo foi informado,
permanente atenção por parte da alta administração.
Quanto a percepção dos resultados, as pessoas ouvidas procuraram assinalar que,
apesar de a UNIP, como Universidade, ser ainda muito jovem, há indícios de que ela possa
firmar-se como instituição destacada no ensino superior brasileiro.o dados como exemplo de
sucesso dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia, a experiência pedagógica
integrada desenvolvida no curso de Medicina Veterinária, o programa especial de educação
para super-dotados e, no caso do curso de Marketing, o fato de que a UNIP já estaria bem
próxima, na avaliação do mercado, de um concorrente de mesma natureza (isto é, curso de
graduação em marketing separado do curso de graduação em Administração) é que já está no
mercado há muito mais tempo. Vale repetir que alguns daqueles exemploso "marcas
exclusivas" da UNIP.
3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1. Recursos Materiais
O ICSC da UNIP funciona no Campus Paulista, com frente para a Avenida Paulista, no
centro da cidade deo Paulo (SP).
O uso é em forma de locação. O prédio é de propriedade da Fundação Casper Libero.
O ICSC utiliza 35 salas de aula, 25 salas-ambiente e 12 salas para laboratórios.
O curso de Marketing iniciou o seu funcionamento no Campus Vergueiro, tendo sido
recentemente transferido para o Campus Paulista.
A Comissão considerou satisfatórias as atuais instalações.
3.2. Biblioteca
O acervo de livros da Biblioteca do Campus Paulista conta com 6.022 títulos e 7.120
exemplares e o de periódicos com 211 títulos de assinaturas correntes. O acervo total do ICSC
é de 23.329 títulos e 39.096 exemplares de livros. O acervo específico para o curso de
Marketing é de 2.214 títulos e 3.029 exemplares.
A biblioteca adota o sistema CDU para a classificação do acervo e a catalogação é feita
pelo AACR-2. O processo de automação está em desenvolvimento.
Esta biblioteca conta com uma bibliotecária, um bibliotecário júnior, dois assistentes de
biblioteca e um auxiliar de biblioteca, além do pessoal de apoio administrativo.
A área física da biblioteca do Campus Paulista é de 175m2, sendo 75rn2. destinados ao
acervo e 100m2 à leitura.
A biblioteca funciona de 2. à 6. feira das 8 às 22h. Aos sábados, das 8 às 12h.
A Comissão registra que "a lista de títulos de periódicos contida nos anexos poderia ser
mais informativa se contivesse a disponibilidade do periódico, isto é, se indicasse os
volumes/números efetivamente disponíveis ao acervo. Além disso, há repetições do mesmo
periódicos sob títulos diferentes, como é o caso da RAE e da RAP, editadas pela FGV". Aqui há
um evidente equívoco. A RAE é a Revista de Administração de Empresas e a RAP a Revista de
Administração Pública, ambas editadas pela Fundação Getúlio Vargas (FVG).
A Comissão considera que os recursos bibliográficos, à disposição da comunidade
acadêmica do curso de Marketing, estão sendo minimamente utilizados pelos alunos, "queo
costumam ir à biblioteca", segundo informações dos funcionários.
3.3. Laboratórios
O Campus Paulista possui os seguintes laboratórios:
a) de Informática;
b) de Turismo;
c) de Modelagem;
d) de Tecnologia Têxtil;
e) de Criação;
f) de Línguas; e
g) o de Cine-Aula.
Possui, ainda, instalações para o setor de estágios supervisionados.
A Comissão faz os seguintes comentários, a respeito dos laboratórios:
"Estão à disposição do Curso de Marketing, no "Campus" Paulista, 12 laboratórios com
equipamentos completos de informática em boas condições de uso, quantitativa e
qualitativamente, bem como equipamentos audio-visuais (vídeo, TV e retroprojetores) em
número compatível com a demanda do estabelecimento. Os alunos entrevistados confirmaram
as variedades de métodos de ensino utilizados pelos docentes, mencionados o recurso a
retroprojetores e eventualmente a filmes de vídeo.
De maneira geral, restou à Comissão a impressão de que, apesar de dispor de
equipamentos de informática, falta ao Curso de Marketing - e talvez até, considerando os
contatos mantidos com outras autoridades administrativas, à UNIP em geral - uma filosofia
pedagógica que dê suporte efetivo a uma utilização ativa, pelos alunos, dos recursos
informáticos. Pareceu que os alunos acabariam por desempenhar uma atitude mais passiva do
que ativa frente Informática, assistindo a realizações de terceiros mais do que criando ou
vivenciando as inúmeras aplicações do computador à educação moderna.
Cabe reconhecer, é claro, que a fase "passiva" é um momento indispensável na
educação informática. No entanto, é de estranhar a ausência, no Curso de Marketing,o
somente de disciplinas específicas, mais diretamente relacionadas ao uso da Informática em
Marketing."
3.4. Funcionamento e Organização Curricular
O curso de Marketing foi autorizado, pelo Conselho Universitário, com 240 vagas anuais
(Resolução n. 4/89), iniciando o seu funcionamento em 1990.
A UNIP apresenta o seguinte quadro dos vestibulares, realizados no período de 1991 a
1993:
MARKETING
Inscritos
Matriculados
Vagas
Relação
candidato/vaga
1991
324
200
200
1,62
1992
253
190
200
1,26
1993
397
240
240
1,65
A Comissão registra que a relação candidato/vaga, em 1990, foi de 1,15 e a do último
vestibular (1994) de 2,12.
Informa, ainda, que o curso funciona à noite, em duas turmas, com o regime de matrícula
seriada, anual.
O índice de frequência apurado foi de 85% e o de aproveitamento de 92%.
A Comissãoo apresenta o quadro atual de matrículas.
A Comissão informa que "o currículo pleno é constituído de disciplinas obrigatórias, que
perfazem 3.360 h/a, atendendo aos requisitos da legislação vigente".
Registra que "a análise da grade curricular e das ementas evidencia que o conteúdo e o
escalonamento das disciplinas poderão tirar proveito de modificações de três tipos: introdução
de disciplinas, alteração na sequência de disciplinas e atualização das ementas", fazendo
sugestões a respeito, que foram submetidas aos órgãos colegiados da universidade, para
apreciação.
O currículo pleno do curso de Marketing vai anexo a este parecer.
3.5. Outras Informações
A Comissão registra, ainda, o seguinte, em relação ao funcionamento do curso de
Marketing:
" O Currículo pleno proposto, constituído de disciplinas obrigatórias que perfazem 3.360
horas/aula, atende os requisitos da legislação vigente.
A análise da grade curricular e das ementas evidência que o conteúdo e o
escalonamento das disciplinas poderão tirar proveito de modificações de três tipos:
- introdução de disciplinas;
- alteração na sequência de disciplinas; e
- atualização de ementas.
As sugestões específicas da Comissão de Verificação aparecem no item 5.3. deste
relatório.
Segundo os responsáveis pelo Curso, os mecanismos de acompanhamento recai,
basicamente, sobre o coordenador do Curso, exigindo deste muito esforço, tempo e dedicação.
Apesar disso, alguns alunos percebem como "ausência" do Coordenador o pouco tempo que é
possível dedicar-lhes individualmente.
Ao mesmo tempo, os alunos que a Comissão teve ocasião de entrevistar declararam que
"o sistema de avaliação é compatível com as aulas ministradas e flexível para alunos noturnos"
e também que "sempre que manifestaram sua vontade, os alunos foram atendidos."
TITULAÇÃO
DOUTORADO
MESTRADO
PÓS-GRADUADO
GRADUADO
TOTAL
NUMERO DE
PROFESSORES
02
06
14
01
23
PERCENTUAL
8,0%
26,0%
61,0%
5,0%
100,0%
A Comissão encontrou diferença entre a relação dos professores relacionados no
processo e o corpo docente efetivo do curso. Essa discrepância tem esclarecimento no fato de
que os professores relacionados pela UNIP, para exame deste Conselho,o os professores
titulares, responsáveis pela ministração das disciplinas. Os demais professoreso assistentes
ou auxiliares de ensino, queo passam pelo crivo deste Colegiado.
O resumo dos curricula vitae do corpo docente titular do curso de Marketing, indicado no
processo, vai anexo a este parecer.
4. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
Em sua apreciação final, a Comissão Verificadora "faz alguns comentários, a título de
colaboração, para que a UNIP possa melhor beneficiar-se" de sua autonomia.
3.6. Corpo Docente
A Comissão, após analisar os curricula vitae e a documentação de cada professor do
curso, registra que "o corpo docente atende às exigências mínimas do currículo a ser cumprido
em termos de qualificação profissional" e que o regime de trabalho dos professores do curso
deverá ser revisto, a fim de ser ampliado o número de professores em regime de tempo parcial
e integral. Informa que "os alunos entrevistados destacaram a assiduidade dos docentes e sua
aplicação em sala de aula".
O perfil do corpo docente do curso pode ser resumido no quadro seguinte, apresentado
pela Comissão:
Informa que os comentários tiveram por base a observação da própria Comissão, em sua
visita à instituição, e entrevistas realizadas com nove alunos e dois professores do curso, que
se mostraram dispostos "a colaborar com seu tempo para responder aos pontos da entrevista".
O primeiro ponto é em relação ao próprio curso, com a denominação de Marketing, "área
tradicionalmente entendida como disciplina em cursos de Administração", comenta.
Reconhece, contudo, que "feito o confronto das grades curriculares de diferentes cursos
correlatos, ministrados pelo ICSC, tais como Administração e suas diversas ênfases,
Comunicação Social, Propaganda e Marketing, foi possível desfazer a hipótese de maquiagem
de cursos por meio de troca de nome e de algumas disciplinas".
Embora registre que é "desconhecida, no Brasil, a existência bem sucedida de cursos de
graduação em Marketing" reconhece que "é compreensível que o desenvolvimento sócio-
econômico requeira a abertura de novas carreiras e de novas oportunidades profissionais",
acrescentando que "neste sentido, o curso verificado é perfeitamente compatível como o
desenvolvimento do mercado profissional, no Brasil, particularmente emo Paulo" e que "o
funcionamento, já há alguns anos, de curso similar, na capital do estado, e os dados de
inscrição e matrícula, disponíveis neste relatório, sugerem o acerto da criação do Curso de
Marketing na UNIP".
Sugere, tendo em vista a análise das entrevistas com alunos e professores, a realização
de semanas de marketing, semanas do aluno de marketing e/ou dos ex-alunos, "a exemplo do
que ocorre na maioria das escolas americanas", a fim de eliminar "uma certa crise de
identidade", observada entre os entrevistados.
A Comissão faz, em seguida, análise pormenorizada da organização curricular do curso
de Marketing, com análise de todas as ementas das disciplinas, apresentando sugestões para a
inclusão de disciplinas optativas, mesmo o regime sendo seriado ("não há nada que impeça"),
alteração do plano seriado de oferta das disciplinas obrigatórias e inclusão de novas disciplinas,
"de consolidação mais recente, tais como Marketing de Serviços, Marketing Social, Marketing
Político, Marketing Cultural, Marketing para Pequenas e Médias Empresas, entre outras".
Vale registrar que o curso superior de Marketingo tem currículo mínimo fixado por este
Conselho e nem a profissão está regulamentada. As sugestões da Comissão devem, portanto,
ser analisadas pelos órgãos colegiados e executivos da Universidade que, no exercício de sua
autonomia, poderá ouo acatá-las.
A Comissão Verificadora considera, em sua conclusão, "que o Instituto de Ciências
Sociais e Comunicação da Universidade Paulista -- UNIP apresenta condições de
funcionamento adequadas para desenvolver o Curso de Graduação em Marketing, sendo,
portanto, de parecer FAVORÁVEL AO RECONHECIMENTO do referido Curso".
II - VOTO DA RELATORA
A Relatora vota favoravelmente ao reconhecimento do curso de Marketing, ministrado
pela Universidade Paulista (UNIP), com sede na cidade deo Paulo (SP), mantida pela
Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovad Objetivo(SUPERO).
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior -- Grupo acolhe o Voto da Relatora.
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE MARKETING
SERIADO ANUAL
DISCIPLINAS
1ª Série
Teoria Geral da Administração
Teoria Econômica
Marketing I
Psicologia Aplicada
Estudos de Problemas Brasileiros
Matemática
Fundamentos Científicos e Comunicação
Sociologia Aplicada
Educação Física
CARGA HORÁRIA
SEMANAL ANUAL
02
02
04
02
02
04
02
02
02
072
072
i44
072
072
Í44
072
072
072
TOTAL 22
2ª Série
Marketing II
Língua Portuguesa
Psicologia Social e Comportamento do Consumidor
Estatística I
Finanças
Propaganda e Promoção de Vendas I
Estratégias e Técnicas de Vendas
Sistema de Informações em Marketing
TOTAL 20
3ª Série
Marketing III
Língua Portuguesa II
Estatística II
Propaganda e Promoção de Vendas II
Recursos Humanos
Pesquisa Mercadológica I
Desenvolvimento de Novos Produtos
Administração de Vendas
792
04
02
02
02
02
02
04
02
144
072
072
072
072
072
144
072
720
04
02
02
02
02
04
02
02
144
072
072
072
072
144
072
072
TOTAL 20 720
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
SEMANAL ANUAL
4ª Série
Marketing Iv/Trabalho de Formatura 04 144
Pesquisa Mercadológica II 04 144
Distribuição e Logística 02 072
Planejamento, Organização e Controle de Marketing 02 072
Propaganda e Promoção de Vendas II 02 072
Ética e Legislação em Marketing 02 072
Língua Inglesa 04 144
TOTAL 20 720
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 408
Carga Horária 2.808
EPB + Educação Física 144
Estágio Supervisionado 408
Total do Curso 3.360
Obs: O Estágio Supervisionado será integralizada em 18 meses com
a carga horária de 408 horas.
ANEXO II
CORPO DOCENTE
01 - Prof.: AGOSTINHO TURBIAN
Disc.: Distribuição e Logística.
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas, pela Escola
Superior de Administração de Negócios - ESAN/SP, em 1981.
Especialização em Marketing e Comunicação , FGV, 360 h/a., 1988 .
Aperfeiçoamento em Marketing na Businnes Administration,
Inglaterra, 1989.Diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão
na área. Participação em Congressos, seminários e cursos de
atualização. Grande experiência profissional em diversas empresas
de grande porte e multinacionais. Professor no magistério
superior desde 1987, lecionando Administração Mercadológica e
Marketing. Redator em revistas e jornais especializados. Aprovado
pelo Parecer CFE nº 255/93, para lecionar a disciplina Política
de Negócios no curso de Administração na Universidade Paulista.
02 - Prof.: ARMANDO ORTIZ MONTEIRO FILHO
DISC.: Planejamento, Organização e Cont . Marketing
Qual.; Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais, pela
Pontífica Universidade Católica - PUC/SP, em 1973. Especialização
em Sociologia e Antropologia Econômica, PUC/SP, 1978; Mestrado em
Administração de Empresas, FEA/USP, 1981; Diversos cursos de
especialização e extensão na área de sua formação. Experiência
profissional na área de administração em várias empresas e órgãos
públicos. Magistério superior desde 1973. Possui Pareceres do CFE
nº 4.327/74 e 2. 290/75 para lecionar Metodologia das Ciências e
Sociologia, nº 1.340 /77 para lecionar Pesquisa de Opinião e
Mercadologia (Marketing), além de ministrar aulas e cursos de
pós-graduação. Aprovado pelo Parecer CFE nº 255/93, para lecionar
a disciplina Teoria Geral da Administração no curso de
Administração da Universidade Paulista.
03 - Prof.: ARNON SHIMON HOLLAENDER
Disc.: ética e Legislação em Marketing
Língua Inglesa
Qual.: Licenciado em Letras Anglo-Germânicas
(Inglês/Português) pela FFLCH/USP, 1964. Bacharel em
Administração de Empresas, pela Faculdade de Ciências Económicas
e Administrativas da Universidade deo Paulo - FEA/USP, em
1969. Vários cursos de especialização realizados no país e no
exterior. Doutor era Marketing defendendo a tese: "Fumante de
Cigarros e a Dissonância Cognitiva - Um estudo psico-sociológico
e análise ao perfil do consumidor de cigarros - uma contribuição
para Marketing", pela Universidade deo Paulo, em 1972.
Professor universitário desde 1965. Vários trabalhos publicados.
Possui Parecer CFE nº 1390/77 para lecionar as disciplinas
Técnicas de Comunicação e Expressão Verbal Língua Inglesa) e nº
263/72 para lecionar Administração, além de coordenar vários
cursos em
OUTROS países. Participação
em
seminários. Aprovado
pelo Parecer CFE nº 255/93, para lecionar a disciplina
Mercadologia (Administração de vendas) no curso de Administração
da Universidade paulista.
04 - Prof.: CARLOS ALBERTO SAFATLE
Disc. : Teoria Geral da Administração
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, pela Faculdade de
Economiao Luiz, em 1973. Mestre em Administração de Empresas
na área de mercado de Capitais ,pela FGV/SP, 1969 e Doutorando em
Finanças, pela mesma instituição. Vários cursos de especialização
e extensão na área de sua formação. Experiência profissional em
sua área de formação. Experiência no magistério superior desde
1975, lecionando as disciplinas: Macro-Economia, Política e
Programação Econômica, Desenvolvimento Econômico e Introdução à
Economia. Participação em seminários . Aprovado pelo Parecer CFE
nº 255/93, para lecionar a disciplina Teoria Geral da
Administração no curso de Administração da Universidade
Paulista.
05 - Profª: DIVA FERREIRA FERRO
Disc. Recursos Humanos
Psicologia Aplicada
Qual.: Licenciatura em Pedagogia, 1965 - Habilitação em
Distúrbios da Auto - Comunicação, em 1974; Administração e
Supervisão Escolar, em 1976, Orientação Educacional, 1977,pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade deo
Paulo. Especialização em Orientação Educacional, UMC, 1979;
Mestre em Psicologia Educacional, PUC/SP, 1979; Doutora em
Administração de Recursos Humanos, FEA/USP, 1983; Doutora em
Psicologia Escolar, Instituto de Psicologia da USP, 1984; Pós-
Graduação "Lato-Sensu", em Aconselhamento de Reabilitação e
especialização em Tecnologia da Educação, pelas Faculdades
Metropolinas Unidas, 1971; Psicologia de Aprendizagem; Psicologia
da Personalidade e Psicologia do Desenvolvimento, pelo Instituto
de Psicologia da USP, 1972 e Administração Escolar pela Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André 1972. Vários
cursos de atualização. Experiência docente como professora do
nível superior desde 1974, com Parecer de Aprovação CFE para as
seguintes disciplinas: Estrutura e Funcionamento do 2º Grau,
312/71, Princípios e Métodos de Administração Escolar, 350/71 e
512/72, Princípios e Métodos de Educação de Excepcionais e
Psicologia da Aprendizagem, 117/72 , Psicologia da Educação,
1003/72 e Técnicas e Recursos Auxiliares na Educação de
Excepcionais, 1042/73. Diversos trabalhos publicados. Aprovada
pelo Parecer CFE nº 255/93, para lecionar as disciplinas:
Fundamentos Científicos e Comunicação, Psicologia Aplicada à
Administração e Administração de Recursos Humanos no curso de
Administração da Universidade Paulista.
06 - Prof.: DOUGLAS MURDOCCO
Disc. : Marketing
Administração de Vendas
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas, área de
especialização: Mercadologia (Propaganda), pelas Faculdades
Integradas Santo Antonio, em 1978. Pós-Graduação em Gestão Mer-
cadológica, 360 h/a.,pela Escola Superior de Propaganda e
Marketing, em 1981. Especialização em The Executive Marketing
Program, New York Universitary - School of Continuing, 1973;
Advanced Marketing Communication , Communication adversating and
Marketing Education Foundation, 1977, dentre outros. Vários
cursos de especialização e extensão realizados no Brasil e no
exterior, na área de sua formação. Experiência docente desde
1980, lecionando a disciplina Mercadologia na Universidadeo
Francisco e Mercadologia na Escola de Comunicações e Artes
ECA, da Universidade deo Paulo. Participação em congressos.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 255/93, para lecionar as disciplinas
Marketing I e Administração de Vendas no curso de Administração
da Universidade Paulista.
07 - Profª: ELAINE TERESINHA DAL MAS DIAS
Disc.: Psicologia Social e Comportamento do Consumidor
Qual.: Psicóloga, pela Universidade de Mogi das Cruzes, em
1975. Pós-Graduação em Terapia de Orientação Psicodinâmica de
Adolescentes, 360 h/a., pelo Instituto "Sedes Sapientiae", em
1977. Vários cursos de extensão universitária, tais como:
"Abordagem de Articulação Sexo-linguagem em Psicanálise",
Departamento de Psicodinâmica da Faculdade de Psicologia da PUC,
1986; O inconsciente de Freud e o ensino de Lacan PUC, 1989.
Estágios realizados. Experiência profissional atuando em
consultório
particular, ambulatório
e
escolas. Experiência
docente como professora do nível superior desde 1987,
ministrando disciplinas tais como: Psiquiatria Infantil e Teorias
da Personalidade, além de ministrar cursos de curta duração em
várias instituições. Participação em seminários.
08 - Prof.: FERNANDO PERILLO DA COSTA
Disc.:
Sociologia Aplicada
Qual.: Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais, pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da universidade deo
Paulo,
em
1968.
Mestre
em
Sociologia
e
Filosofia
da
Educação,
pela Pontifícia Universidade Católica, em 1982. Diversos cursos
de extensão cultural na área de Sociologia e Antropologia.
Professor universitário desde 1970, lecionando Sociologia Geral,
Sociologia da Comunicação e Pesquisa de Opinião Mercadológica.
Parecer de Aprovação CFE nº 2057/73 para lecionar Sociologia
Geral e Aplicada, Ciência da Comunicação, Introdução à Sociologia
e Antropologia II entre outras. Aprovado pelo Parecer CFE nº
255/93, para lecionar a disciplina Sociologia Aplicada à
Administração no curso de Administração da Universidade Paulista.
Pesquisas realizadas. Palestras proferidas. Vários trabalhos
publicados.
09 - Profª: INÊS PEREIRA
Disc.: Desenvolvimento de Novos Produtos
Qual.: Graduada em Administração Pública, pela Escola de
Administração de Empresas deo Paulo da Fundação Getúlio
Vargas, em 1985. Mestre em Administração de Empresas na área de
"Administração Mercadológica", pela Escola de Administração de
Empresas deo Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 1991.
Doutora em Administração - Áreas de Especialização: Marketing e
Informática/ Métodos Quantitativos, pela mesma Instituição, em
1991. Participou do "Programme of International Management",
junto à Universitá Commerciaie Luigi Bocconi (Milão, Itália), em
1988. Experiência profissional na sua área de formação.
Experiência docente, desde 1989, como professora de Mercadologia
e de Métodos Quantitativos, FAAP; Mercadologia c Administração
de Vendas na FAEC/Oswaldo Cruz e do Curso de Pós-Graduação em
Marketing da disciplina: Projetos Experimentais, UNIP.
Participação em Palestras.
10 - Profª: JANETE AL MAKUL BELLO NOVA
Disc.: Psicologia Aplicada
Qual.: Bacharel e Licenciatura Plena, em Psicologia, pela
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "São Marcos", em 1976.
Pós-Graduação em Psicologia Clinica 360 h/a., pelas Faculdades
Metropolitanas Unidas, em 1989. Estágios realizados. Diversos
cursos de extensão e atualização na área de Psicologia
Industrial, Escolar e Clínica. Experiência profissional. atuando
em clínicas e entidades. Professora Universitária desde 1988,
lecionando Psicologia, FMU. Participação em palestras. Aprovada
pelo Parecer CFE. 255/93, para lecionar a disciplina
Psicologia Aplicada à Administração no curso de Administração da
Universidade Paulista.
11 - Prof.: JAPIR DE MELLO JÚNIOR
Disc.: Finanças
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas,
pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas
de Santo André, em 1970. Especialização (360 h/a., 1978) e
aperfeiçoamento em Matemática Financeira e Orçamentos.
Experiência profissional na área de sua formação. Professor
universitário desde 1988, lecionando Matemática Financeira,
Orçamento Empresarial e Diretrizes Administrativas. Aprovado pelo
Parecer CFE nº 255/93, para lecionar as disciplinas Matemática
Financeira e Administração Financeira e Orçamento no curso de
Administração da Universidade Paulista.
12 - Prof.: JOSÉ LUIZ COLLI BOGUS
Disc. : Estatística
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas, Faculdade de
Administração e Ciências Econômicas Santana, 1977, especialização
em Administração da Produção e Materiais, mesma instituição, 360
h/a., 1986; participação em vários cursos de aperfeiçoamento,
como Introdução à Estatística , USP, 1976. Professor
universitário desde 1979, lecionando disciplinas como
Estatística, Administração de Material, Administração da Produção
e Administração e Economia. Aprovado pelo Parecer nº 255/93 para
lecionar as disciplinas Estatística e Pesquisa Operacional.
13 - Prof.: JOSÉ MARIA CARLINI
Disc.: Matemática
Qual.: Licenciatura em Matemática, pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras "Farias Brito", em 1974.
Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras deo Bernardo do Campo, em 1988. Mestre em
Ciências, PUC/SP, 1989. Ingresso no magistério oficial do Estado
em 1983. Experiência docente no magistério superior desde 1978,
lecionando a disciplina Matemática. Aprovado pelo Parecer CFE nº
255/93, para lecionar a disciplina Matemática no curso de
Administração da Universidade Paulista.
14 - Prof.: JULIO CESAR TAVARES MOREIRA
Disc . : Propaganda e Promoção de Vendas
Qual.: Licenciatura em Psicologia e Psicólogo, pela
faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo Amaro, em
.1.980. Mestrando em Administração, pela Pontifica Universidade
Católica. Vários Cursos de extensão e aperfeiçoamento, tais como:
Marketing Direto, ESPM, no período de 03/10 a 07/10 de 1983;
"Fundamentos e Metodologia da Avaliação de Desempenho" de Módulos
I e II, 32 h/a., PRODEMP, 1980; "Fundamentos e Metodologia da
Avaliação de Desempenho por Resultados", 20 h/a., PRODEMP, 1980;
4
o
. Curso sobre Mala Direta para Venda de Produtos Industriais, 20
h/a., DEPROV, 1983; 0 & M Aplicado Recursos Humanos, 15 h/a.,
ABTD, 1980; Introdução ao Marketing, ADVB, no período de 26/02 a
18/3 de 1980; Técnicas Aplicadas, 94 h/a., ABPS, 1980. Estágios
realizados. Vasta experiência profissional em sua área de
formação. Experiência docente como professor do nível superior,
desde 1975, ministrando as disciplinas: Psicologia Industrial e
Marketing, além de ministrar diversos cursos de pós-graduação e
especialização. Palestras proferidas. Participação em encontros.
Trabalhos Publicados.
15 - Prof.: LUIZ CARLOS RODRIGUES
Disc.: Marketing
Qual.: Bacharel em Comunicação Social - Hab. Relações
Públicas, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, em
1989. Concluiu o curso de Especialização (Pós-Graduação - "Lato
Sensu") em Administração de Empresas, Núcleo de Concentração em
Marketing, 360 h/a., pela Fundação Escola de Comércio Álvares
Penteado, em 1990. Várias atividades extras-curriculares
realizadas. Experiência profissional na sua área de formação.
Experiência docente no magistério superior desde 1990.
16 - Prof.: LUIZ CARLOS VENDRAMINI
Disc.: Estratégias e Técnicas de Vendas, Administração e
Vendas
Marketing - Trabalhos de Formatura
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas, pela
Pontifícia Universidade deo Paulo, em 1968. Mestre em Ciência
da Comunicação: Relações Públicas e Propaganda, USP, 1988, com a
tese: "A Influência da Embalagem e o Comportamento do Consumidor
- Aspectos e Considerações do Marketing e Merchandising em Ação."
Diversos cursos de extensão realizados no país e no exterior.
Vasta experiência profissional em sua área de formação.
Experiência no magistério superior desde 1970,lecionando a
disciplina Mercadologia, além de ministrar cursos de
aperfeiçoamento. Trabalhos publicados. Aprovado pelo Parecer CFE
nº S55/93, para lecionar as disciplinas Mercadologia
(Administração de Vendas) e Política de Negócios no curso de
Administração da Universidade Paulista.
17 - Profª: MÁRCIA LÍGIA DIAS ROBERTO GUIDIN
Disc.: Língua Portuguesa
Qual.: Bacharelado e Licenciatura em Letras, Português-
Alemão, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da
Universidade deo Paulo, em 1974. Mestre em Literatura
Brasileira, pela mesma instituição, em 1990. Vários cursos de
extensão e atualização cultural na área de sua formação.
Experiência docente como professora no magistério superior desde
1986, ministrando disciplinas tais como: Morfologia e Literatura
Brasileira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Participação em congressos e seminários. Artigos publicados.
18 - Profª: MARCIA REGINA GALLO
Disc.. Língua Portuguesa
Qual.: Bacharelado e Licenciatura em Letras, Português-
Latim, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da
Universidade deo Paulo, em 1973. Pós-Graduação
(especialização) em Língua Portuguesa, 360 h/a., pelas Faculdades
o Marcos, em 1990. Curso de Especialização em Estrutura
Sintagmática e Transformações do Português, 180 h/a.,
Universidade de Mogi das Cruzes, 1977. Diversos cursos de
extensão, aperfeiçoamento e atualização cultural. Experiência
docente como professora do nível superior, desde 1989,
ministrando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Redação
e Gramática Histórica. Participação em Seminários, Conferências e
Palestras.
19 - Prof.: MARIO DE SOUZA ARRUDA
Disc.: Teoria Geral da Administração
Qual. Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Faculdade de
Educação Piratininga , em 1978 . Pós-Graduação em Administração de
Recursos Humanos, 360 h/a., pela Universidade Paulista, em 1991.
Experiência docente como professor do nível superior desde 1989,
ministrando a disciplina Teoria Geral da Administração. Lecionou
em vários cursos de aperfeiçoamento e extensão. Participação em
Seminários, Congressos e Simpósios.
£0 - prof.: MAURÍCIO GAIARSA SIMÕES
Disc.-. Teoria Econômica
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, pela Faculdade de
Ciências Económicas e Administrativas da Fundação Santo André, em
1973. Mestre em Economia, com a tese: "A distribuição de rendas
e riquezas como consequência da atuação dos bancos na circulação
financeira: pretexto para uma introdução às relações entre
valoração e métodos, em parte do pensamento económico sobre
capilatismo.", pela Pontifícia Universidade Católica, em 1988;
especialização na área de Economista Planejador, 360 h/a., FFCL
de Santo André. Vasta experiência profissional em sua área de
formação. Experiência docente como professor do nível superior,
desde 1.976, ministrando disciplinas tais como: Economia,
Introdução à Economia, Economia Monetária, História do Pensamento
Económico e Microeconomia, além de ministrar cursos de
especialização em várias instituições. Possui Parecer do CFE nº
3.602/77 para lecionar Economia. Trabalhos publicados. Aprovado
pelo Parecer CFE nº 855/93, para lecionar as disciplinas Economia
Brasileira; Política de Negócios e Teoria Económica no curso de
Administração da Universidade Paulista.
2i - Prof.: NESTOR VERGEIRO
Disc.: Pesquisa Mercadológica
Propaganda e Promoção de Vendas
Qual.: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela
Faculdade de Direito da Universidade deo Paulo, em 1965.
Curso Superior de Marketing, Associação dos Diretores de Vendas
do Brasil - ADVB (especialização 450 h/a, 1975). Larga
experiência profissional em diversas agências de Publicidade,
ocupando atualmente a direção da área de Contato com Clientes na
Mauro Salles Publicidade S/A. Possui Parecer do CFE nº 133/76
para lecionar Introdução às Técnicas de Comunicação: Publicidade
e Propaganda e Técnica de Produção e Difusão em Publicidade e
Propaganda. Experiência docente desde 1975; vários artigos e
trabalhos publicados. Vários cursos de especialização e
aperfeiçoamento realizados inclusive no exterior. Aprovado pelo
Parecer CFE nº 255/93 , para lecionar a disciplina Mercadologia
(Administração de Vendas) no curso de Administração da
Universidade Paulista.
22 - Prof.: NILSON RIBEIRO GOMES
Disc.: Estudos de Problemas Brasileiros
Qual.: Bacharel em Sociologia e Politica, pela Escola de
Sociologia e Política do Estado deo Paulo, (Instituto
Complementar da USP), em 1985. Bacharel em Direito, pela
Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, em 1986. Diversos
cursos de aperfeiçoamento e atualizaçao. Estágios realizados.
Experiência didática desde 1987. Aprovado pelos Pareceres CFE-
255/93 e 551/93, para lecionar a disciplina Estudos de Problemas
Brasileiros nos cursos de Administração e Secretariado Executivo
Bilíngue da Universidade Paulista.
23 - Prof.: PAULO BUCKY
Disc.: Sistema e Informações em Marketing
Qual.: Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, pelo
Instituto Municipal de Ensino Superior deo Caetano do Sul, em
1988. Pós-Graduação em Administração de Marketing, 360 h/a., pela
mesma instituição, em 1991. Vários cursos de extensão e
atualização cultural. Experiência docente como professor do nível
superior desde 1991, ministrando a disciplina Estratégia e
Técnica de Vendas. Participação em seminários.
24 - Prof.: RICARDO FARAH
Disc.: Fundamentos Científicos da Comunicação
Qual.: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela
Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica
deo Paulo, em 1971. Bacharel em Administração, pela Faculdade
de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração, em 1978.
Especialização em Marketing, 360 h/a., pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing, 1986. Diversos cursos de extensão
cultural. Experiência profissional na área de sua formação, como
Consultor de Empresas. Experiência docente como professor do
nível superior desde 1991, ministrando a disciplina: Fundamentos
Científicos da Comunicação. Participações em Seminários.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 15 de setembro de 1994.
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