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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO
F E D E R AL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE UNIFICADA PAULISTA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO SP
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso de Turismo, ministrado pela
Universidade Paulista-UNIP. em São Paulo
T
SP,
RELATOR, SR. CONS Margarida Maria do R.B.P.Leal
PARECER N.°
CÃMARA ou COMISSÃO
C
ESu 2
º
G
ru
p
o
APROVADO EM
PROCESSO Nº 23.001.001004/93-78
1 -RELATÓRIO
0 Diretor Pedagógico da Sociedade Unificada
Paulista de Ensino Renovado Objetivo - SUPERO encaminha a este
Conselho pedido de reconhecimento do curso de Turismo
ministrado pela Universidade Paulista - UNIP, instalada em SÃO
Paulo e mantida pela mencionada Sociedade.
0 curso em questão foi criado pela Resolução do
Conselho Universitário 04/89 para funcionar com 120 (cento e
vinte) vagas totais anuais, no período noturno.
Pela Portaria SESu/MEC 229/93, foi designada
Comissão Verificadora composta pelos professores, CARLOS DANILO
COSTA CORTES e MIGUEL BAHL, da Universidade Federal do Paraná e
pelo TAE MANOEL RAYMUNDO DE SOUZA JÚNIOR, da DEMEC/SP, para
verificar as condições de funcionamento do curso, visando o seu
reconhecimento..
A Comissão Verificadora visitou a Instituição
nos dias 02 e 03 de dezembro de 1993, apresentado relatório que
integra o processo.
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O presente parecer foi elaborado com base nos dados
constantes do processo, no relatório da Comissão Verificadora, na
Informação da CAE/CFE e na documentação complementar apresentada
pela Instituição em atendimento ao Despacho Interlocutório.
1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado
Objetivo - SUPERO é sociedade civil com fins educacionais não
lucrativos, com sede e foro e domicílio na cidade de São Paulo, à
Av. Paulista n° 900, criada em 15 de setembro de 1971, com seus
Estatutos registrados no 42 Cartório de Registro Civil de Pessoas
Jurídicas de São Paulo, sob o n° 45353.
A Universidade foi reconhecida pela Portaria
Ministerial n° 550, de 8/11/88, que também aprovou seu Estatuto e
Regimento Geral.
1.1. Capacidade Patrimonial e Económico/Financeiro
A capacidade patrimonial da Sociedade Unificada
Paulista de Ensino Renovado Objetivo - SUPERO é constituída pelos
bens móveis e imóveis de sua propriedade, localizados às ruas Luiz
Góes, Dr. Bacelar, Guapiaçu e Av. José Maria Whitaker,
contabilmente avaliados em 31/12/92 em Cr$ 280.817.838,00 (duzentos
e oitenta milhões, oitocentos e dezessete mil, oitocentos e trinta
e oito cruzeiros).
A análise dos balanços dos exercícios de 1990/1992,
evidenciam os seguintes índices
ÍNDICES 1990 1991 1992
índice de Liquidez Corrente
índice de Liquidez Geral
Grau de Endividamento Grau
de Imobilização
1,39
1,37
0,45
0,57
1,27
1,27
0,54
0,49
0,90
0,87
0,42
0,50
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De acordo com os anexos do relatório da Comissão
Verificadora, a Instituição comprova regularidade fiscal e
parafiscal.
1.2. Dos Institutos
A Universidade Paulista - UNIP, conforme dispõe o
art. 5° do Regimento Geral, está constituída pelos seguintes
Institutos
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Instituto de Ciências Humanas
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Instituto de Ciências da Saúde
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. Condições Materiais
As fls. 18 a 21 do processo , consta detalhamento
do espaço físico do Campus Paulista onde dispõe de 148 salas de
aulas, 70 salas ambiente e 27 laboratórios.
Sobre este item, consta do relatório que o espaço
físico onde se instala o curso de Turismo, está localizado no
"Campus Paulista", sito à Av. Paulista, 900. A unidade em questão
conta com 36 salas de aula convencionais, 5 auditórios, 12
laboratórios, 25 salas destinadas a Administração e de Manutenção,
14 instalações sanitárias, 1 biblioteca e 2 quadras poliesportivas,
dependências destinadas, também, a outros cursos do Instituto de
Ciências Sociais e Comunicação, da Universidade Paulista - UNIP.
Quanto a infra-estrutura, a Comissão manifesta que
são boas as condições de manutenção e conservação das instalações
físicas de um modo geral e que as mesmas são perfeitamente
adequadas às necessidades.
2.2. Biblioteca
A Biblioteca UNIP integra um acervo bibliográfico
geral de 49.095 títulos de livros e 78.186 exemplares, além de
monografias, teses e 1.348 títulos de periódicos.
A Biblioteca integrada ao Instituto de Ciências
humanas, que atende ao curso de Turismo, dispõe de uma área de 175
m2 para abrigar o acervo e sala de leitura.
0 sistema de classificação adotado é o CDU
Classificação Decimal Universal e a catalogação é feita pelo
AACR-2, com as adaptações a fim de contemplar as necessidades do
processo de automação em fase de implantação.
0 horário de funcionamento da biblioteca é de 2º a
6ª. feira, das 800 ãs 2200hrs e aos sábados das 800 às 1200
hs.
Quanto ao pessoal corresponde a 01 bibliotecária-
chefe, 02 assistentes de biblioteca e 03 auxiliares.
Quanto ao acervo bibliográfico, que atende
diretamente o Instituto de Ciências Humanas dispõe de S.022 títulos
de livros e 7.120 exemplares. 0 acervo específico do curso de
Turismo conta com 2.031 títulos de livros, 3.212 exemplares e 64
títulos de periódicos.
2.3. Laboratórios
A Instituição informa que o curso de Turismo conta
com os seguintes laboratórios e equipamentos
Línguas
30 cabines áudio
04 monitores
01 vídeo
01 retroprojetor para vídeo
Informática
19 PC - 386 c / mouse e monitor de vídeo super VGA
colorido
01 impressora Rima XT-180
Turismo
02 mesas de escritório
01 mesa redonda 06
cadeiras
1 mesa para máquina de escrever
2 arquivos de ferro
01 estante de ferro
01 máquina de escrever
2.4. Funcionamento
0 curso de Turismo iniciou seu funcionamento em
1990, apresentando a seguinte situação acadêmica inicial
ANOS VAGAS INSCRITOS CAND/VAGA MATRICULADOS
1990
1991
1992
1993
120
120
120
120
174
229
169
162
1,45
1,90
1,40
1,35
111
120
119
120
A Comissão informa no Anexo 3 do Relatório, que em
1992, o curso de Turismo contava com 141 alunos matriculados.
Informa a Comissão que o alunado apresenta índices
de frequência e de aproveitamento de 90%.
2.5. Estrutura Curricular
A estrutura curricular aprovada pela Resolução
CONSUNI 04/89 apresenta uma carga horária de 2.880, acrescida de
72ha. de EPB, 72ha. de EF, 360 ha. Estágio Supervisionado,
totalizando 3.384ha., integralizada no mínimo, em 4 (quatro) anos
letivos. 0 regime adotado é o seriado anual. No Anexo I que integra
o presente parecer consta a grade curricular oferecida pelo curso
de Turismo.
A Comissão Verificadora registra que são utilizados
para o acompanhamento curricular, mecanismos de evolução e
atualização dos conteúdos programáticos e desenvolvimento e
acompanhamento dos estágios.
No que se refere ao estágio supervisionado, a
Comissão considerou as atividades satisfatórias, obedecendo as
normas próprias de funcionamento.
2.6. CORPO DOCENTE
0 corpo docente responsável pelas disciplinas do
curso de Turismo é constituído por 18 (dezoito) professores e a
relação com a qualificação acadêmica-profissional constitui o Anexo
II do presente parecer, apresentando o seguinte perfil 01 doutor;
04 mestres; 03 mestrandos; 09 especialistas e 01 graduado.
Sobre o corpo docente, a Comissão manifesta que um
criterioso exame do corpo docente evidenciou sua adequação ãs
exigências, considerados os aspectos, disponibilidade de tempo e
qualificação profissional.
Os professores são contratados pelo regime da CLT,
de conformidade com o Regulamento do Magistério da UNIP que integra
o Anexo 7 do Relatório da Comissão Verificadora.
3. OUTRAS INFORMAÇÕES
A Comissão Verificadora em seu relatório apresenta
outras informações, sobre o estabelecimento de ensino assim
consideradas
3.1. ALUNADO
"0 índice de aproveitamento, segundo dados e
informações da administração da Instituição é o normal."
"De acordo com o constatado nos respectivos livros
de atas, tem havido a participação do representante do corpo
discente."
"Os alunos estão organizados em Diretórios
Acadêmicos à exceção do Curso de Turismo, cuja organização está
cogitada, bem como a organização e criação do D.CE."
3.2 ATIVIDADES FIM
"De acordo com os contatos e entrevistas mantidos
pela comissão com os professores e alunos, foi possível constatar
que tanto o corpo docente como o discente acham-se satisfeitos com
os resultados alcançados."
3.3. REGISTROS ESCOLARES
A "vida escolar" dos acadêmicos é feita através de
pastas individuais numa sequência numérica por ordem de matricula,
constatando a Comissão que tal controle está atualizado.
Pelo que pode também constatar a Comissão, os
elementos lotados no setor são idóneos.
A Comissão Verificadora não apresenta parecer
conclusivo em seu relatório, mas todos os itens constantes do mesmo
indicam condições satisfatórias do funcionamento do Curso de
Turismo.
II - VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, vota a Relatora favoravelmente
ao reconhecimento do curso de Turismo, ministrado pela Universidade
Paulista - UNIP, mantida pela Sociedade Unificada Paulista de
Ensino Renovado Objetivo - SUPERO, no município de São Paulo,
Estado de São Paulo.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior 2º Grupo acompanha o
voto da Relatora.
Sala das Sessões, 29 de junho de 1994.
ANEXO I -
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE TURISMO
DISCIPLINAS
lª SÉRIE
CARGA HORÁRIA
SEMANAL / ANUAL
Turismo e Lazer I
História da Cult. da Com. e das Artes 3
04 144
(Cultura e Comunicação) 02 72
Direito e Legislação sobre o Turismo I 02 72
Introdução a Filosofia e AntroPologia 02 72
Termometria e o Turismo I 02 72
Geografia do Brasil I (Cartografia) 04 144
Elementos Históricos- do Turismo no Brasil 02 72
Estudos Linguisticos I (Inglês)
02
72
Sociólogaa e Aspectos Psicossociológicos (
Sociologia )
02
72
TOTAL
24 792
SÉRIE
Turismo e Lazer II 06
216
Termometria e o Turismo II 02 72
Estudos Lin
g
uisticos II (In
g
lês)
0
2 72
Economia A
p
liçada ao Turismo I
0
2 72
Metodolo
g
ia Cientifica A
p
licada ao Turismo
0
2 72
Estudos Brasi1eirosPatrimônio Natural.
Cultural. Museolo
g
ia e Folclore
02 72
Educação Física 02 72
História da Cultura, da Comunicação e das
Artes II (História da Arte
02 72
Sociologia e Aspectos Psicossociológicos II
(Psicologia Social)
02 72
22 792
5ª SÉRIE
Turismo e Lazer III 02 72
Planejamento. Projeto e Organização do
Turismo I
02 72
Direito e Le
g
isla
ç
ão sobre o Turismo II
0
2 72
Estudos Linguisticos III (Espanhol) 02 72
Geografia do Brasil II (Estudos do EsPaço
s
i
co
do
T
u
ri
s
m
o)
02 72
Oferta Diferencial do Turismo I (Agencia-
mento e Hotelaria
)
04 144
Administração de Empresas Turísticas 3
(Geral e Recursos Humanos)
04 144
Processamento de Dados 02 72
Total
2
0 720
SÉRIE
Turismo e Lazer IV (Animação Furistica)
Planejamento. Projeto e Organização do
02
72
Turismo II 06
21b
Economia Aplicada ao Turismo II 02 72
Oferta Diferencia] do Turismo II (Sistema de
Trans
p
orte» e Administra
ç
ão de Tráfe
g
os
02 72
Administração de Espresas Turísticas 13
«Financeira e Orçamentaria}
02 72
Técnicas Publicitarias e Organização de
Eventos Turísticos
04 144
Estágio Supervisionado e Orientação do
r.A.i,
02 72
Total 20 720
Cargas Horária,........... 2.808
Educação Física........72
Estágio Supervisionado....... 72
Total do Curso. .......... 2.952
ANEXO II - CORPO DOCENTE DO CURSO DE TURISMO
ADA DE FREITAS MANETE DEUCKER
Disc. Sociologia e Aspectos Psicossociológicos
Metodologia Científica Aplicada ao Turismo
Qual. Licenciada em Ciências Sociais, pela F.F.C.L. "Sedes
Sapientiae" (PUC/SP/1965). Mestre em Ciências da Comunicação,
Relações Públicas e Propaganda (USP/1989). Inúmeras Participações
em Encontros, Congressos e Seminários. Diversos cursos de
extensão cultural nas áreas de Sociologia e Comunicação.
Experiência docente desde 1968, atuando em várias instituições de
nível superior tais como F.F.C.L. "Sedes Sapientiae"- PUC/SP;
Faculdades São Luis e Fundação Armando Alvares Penteado.
Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Mercado de Trabalho e
Comunicação e Artes da ECA / USP, desde 1991. Aceita.
ANA CRISTINA FERNANDEZ
Disc Estudos Linguísticos
Qual. Licenciada em Ciências de La Educación Especialidade
Espanol - Inglês pela La Universidade Distrital "Francisco José
de Caldas (1990). Curso de Especialização em Língua Inglesa (USP-
360h/a). Cursos de Prática de Tradução ao Espanhol (USP) e
Tópicos de Psicolingúística (USP). Experiência docente desde
1991, ministrando Inglês no Instituto "Yazigi Internacional, nas
Faculdades Ibero-Americana e no Centro de Comunicação Inglesa.
Participação em Congressos e Seminários. Conferências proferidas.
Aceita.
ANTONIO DAFFARA NETO
Disc. Processamento de Dados
Qual. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade
Mackenzie. Curso de Especialização em Análise e Projetos de
Sistemas (UNIP/395h/a). Participação em diversos cursos nas áreas
de Informática, tais como Desenvolvimento
Gerencial/Comportamental e 0 & M. Onze anos de experiência na
área de informática, atuando como Instrutor Técnico e Coordenador
na área de treinamento em Informática. Experiência docente como
professor universitário desde 1991, ministrando as disciplinas
Linguagem de Programação e Processamento de Dados nesta
Universidade.
CELSO MARCHI
Disc Economia Aplicada ao Turismo
Qual. Bacharel em Ciências Econômicas (USP/1971). Curso de
Especialização em Administração Financeira (PUC/SP-360h/a).
Experiência docente como professor do nivel superior desde 1981,
ministrando disciplinas como Economia, Economia das Empresas,
Macro-Economia, Projetos, Análise e Elaboração de Projetos,
Introdução à Economia e Planejamento e Organização, em
instituições como FASP, FMU e Faculdade de Turismo Morumbi.
Possui Pareceres no CFE n°s 4.115/76 e 5.589/78, para ministrar
as disciplinas Introdução à Economia e
Participação em Comissões, Conselhos e
E
conomia de Empresas.
C
ongressos. Palestras
proferidas. Trabalhos publicados. Aceito.
CLAUDIA CORRÊA DE ALMEIDA MORAES
Disc História da Cultura, Comunicação e das Artes
Elementos Históricos do Turismo no Brasil
Estágio Supervisionado e Orientação do T.A.I.
Qual. Bacharel em Turismo (UNICAMP/1978). Licenciada em História
(UNICAMP-1983). Licenciada em Pedagogia, pela F.F.C, e
L."Ministro Tarso Dutra", (em andamento). Curso de Especialização
em História Social do Brasil (3S0h/a). Experiência docente como
professora universitária desde 1985, ministrando disciplinas tais
como História da Cultura, História do Brasil, História Arte, e
Estudos de Problemas Brasileiros Faculdade Arthembi-Morumbi; OSEC
- Organização Santamarense de Cultura e Faculdade Ibero-
Americana. Aceita.
DÉBORA ALVES MACIEL
Disc. História da Cultura, Comunicação e das Artes
Introdução à Filosofia e Antropologia Estudos
de Problemas Brasileiros
Qual. Licenciada em História (UFMG/1985). Mestrando em Sociologia
(em fase de elaboração de tese-USP). Experiência docente como
professora de nível superior desde 1988, ministrando disciplinas
como História e Sociologia no Instituto Cultural Newton de Paiva
Ferreira; Escola de Sociologia e Política de São Paulo;
Faculdades Ibero-Americana e UNIP, além de ministrar aulas no
curso de Pós-Graduação em Sócio-Psicologia da Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo. Aceita.
EDGAR BLUM MARTINS
Disc. Administração de Empresas Turísticas
Qual. Bacharel em Administração, Faculdades São Marcos, 1985.
Especialização em Recursos Humanos (360h/a/FAAP/19881 - Diversos
cursos de extensão e aperfeiçoamento. Experiência docente no
magistério superior desde 1991, ministrando disciplinas em sua
área de formação. Aceito para este curso.
ÉRICO MANOEL DE ALMEIDA
Disc Oferta Diferencial do Turismo
Qual. Engenheiro de Operação, Instituto Superior de Educação
Santa Cecilia, 1981. Curso de Português Superior, Universidade de
Coimbra, 1974. Especialização em Comércio Exterior (420h/a/1992).
Especialização em Gerenciamento na Administração Pública (430h/a-
USP). Curso de Extensão em Administração de Transportes,
Instituto Mauá de Tecnologia, 1981. Doze anos de experiência
acadêmica como professor universitário, ministrando Transportes
na Faculdade de Turismo de Santos, além de atuar como Coordenador
de Curso. Aceito.
EMANUEL OLIVER HILLEL
Disc. Administração de Empresas Turísticas
Qual. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (USP-1980).
Mestrado em Contabilidade e Controladoria (USP). Mestrando em
Educação, área Didática com ênfase em Educação Ambiental (USP).
Curso Especial de Formação de Professores de Hotelaria na École
Hôteliére de Lausanne, Suíça; Curso de Administração Hoteleira,
SENAC-CEATEL; Experiência profissional como Técnico em Hotelaria
no Senac (1986/1988); e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em
Turismo e Meio Ambiente da mesma Instituição desde 1991.
Experiência Docente no magistério do ensino superior, lecionando
na UNIP e SENAC-CEATEL desde 1989, na cadeira de Contabilidade
Hoteleira, Controles Gerenciais e Hoteleiros e Informática
Aplicada. Docente do Curso de. Aceito.
JOÃO CARLOS IGNÁCIO DA SILVA
Disc. Técnicas Publicitárias e Organização de Eventos
Qual. Bacharel em Turismo, Faculdade Anhembi-Morumbi, 1985.
Especialização em Marketing (360h/a.-ESPM/1989). Curso de
Qualificação Profissional I em Administração Hoteleira (472h/a);
Centro de Estudos de Administração Hoteleira/ SENAC 1986.
Coordenador Acadêmico do Curso Superior de Hotelaria do
SENAC/CEATEL desde 1986. Professor titular das disciplinas Teoria
e Prática de Hospedagem e Marketing do Curso Superior de
Hotelaria do SENAC/CEATEL, além de ministrar cursos regulares e
treinamentos a funcionários. Professor do Curso de Pós-Graduação
em Administração Hoteleira na Fundação de Ensino Superior de
Pernambuco, em 1989. Gerente de Hospedagem no Grande Hotel São
Pedro - Hotel Escola Senac. Técnico em Hotelaria e Turismo de
SENAC/CEATEL. Aceito.
JOSÉ AMÉRICO ANGÉLICO HERLING
Disc:. Educação Física
Qual. Licenciado em Educação Física, pela Faculdade de Educação
Física de Santo André, em 1979. Diversos cursos de
aperfeiçoamento, e extensão universitária em sua área de
formação. Técnico de equipes esportivas universitárias.
Experiências docente como professor do nível superior desde 1979.
Possui Pareceres do CFE nº 486/86 e 255/93 para ministrar
Educação Física. Aceito.
LUIZ CARLOS TABET GOMES
Disc Planejamento, Projeto e Organização do Turismo
Qual. Bacharel em Turismo, Faculdade de Turismo do Morumbi, 1975.
Especialização em Planejamento do Desenvolvimento Turístico (630
h/a) pelo Centro Interamericano de Capacitación
Turística/CICATUR/OEA-México (1976). Turismo e Desenvolvimento,
USP. Experiência como professor universitário desde 1975,
ministrando as disciplinas Planejamento e Organização do Turismo,
Técnicas de Turismo, Marketing Turístico, em instituições como
Universidade Mackenzie, PUC, Faculdade de Turismo Anhembi-
Morumbi, Faculdade de Turismo do Litoral Santista e UNIP.
Trabalhos e Artigos Publicados. Aceito.
LUIZ COELHO DOS SANTOS
Disc. Teorometria e o Turismo
Qual. Bacharel em Física (USP-1982). Mestrado em Física e
Matemática (USP). Experiência docente como professor de nível
superior desde 1987, ministrando disciplinas como Física na
Faculdade de Formação, Educação e Cultura, FEC do ABC; Vetores e
Geometria Analítica; Álgebra Linear (USP); Vetores e Geometria
Analítica (USP). Participação em Congressos Científicos. Aceito.
LUIZ RENATO IGNARRA
Disc Planejamento, Projeto e Organização do Turismo
Qual. Bacharel em Ciências Econômica (USP-1973). Geógrafo,
(USP/1979). Especialização em Geografia do Turismo (430 h/a-
USP/1986). Cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de
Turismo. Experiência docente no magistério superior desde 1979,
ministrando disciplinas em sua área de formação, em instituições
como USP, Faculdade Ibero-Americana, Universidade Federal de
Paraná, além de ministrar aulas no curso de pós-graduação en
Planejamento Turístico do SENAC/CEATEL, e curso de extensão
universitária em Técnicas de Elaboração de projetos na USP.
Membro da Associação Brasileira de Bachareis em Turismo. Aceito.
MADALENA PEDROSO AULICINO
Disc . Geografia do Brasil (Cartografia e Estudo do Espaço
Turistico)
Qual. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (USP-1972).
Licenciado em Estudos Sociais, pela F.F.C.L.Tereza Martin
(1974). Especialista em Climatologia (450h/a). Mestre em
História do Brasil PUC/SP-1984). Mestranda em Turismo (USP-em
fase de dissertação de tese). Diversos cursos de extensão nas
áreas de Turismo e Geografia. Experiência docente desde 1985,
ministrando a disciplina Geografia do Brasil em instituições de
nível superior como Faculdade Anhembi-Morumbi, OSEC
Organização Santamarense de Educação e Cultura e UNIP.
Participação em congressos e seminários. Textos Publicados.
Aceita.
MARÍLIA GOMES DOS REIS ANSARAH
Disc . Turismo e Lazer
Oferta Diferencial do Turismo
Técnicas Publicitárias e Organização de Eventos
Turísticos
Qual. Bacharel em Turismo, pela Faculdade Ideal de Letras e
Ciências Humanas, em 1978. Mestre em Ciências da Comunicação
(USP-1987). Doutora em Ciências da Comunicação (USP-1992).
Experiência docente como professora do nível superior desde 1981,
ministrando disciplinas tais como Planejamento e Organização de
Turismo, Sociologia de Lazer, Hotelaria, Técnicas de Operação de
Agências de Viagem, Organização do Tempo Livre e Lazer Urbano e
Teoria e Técnica do Turismo, em institutições como USP, Faculdade
Ideal de Letras e Ciências Humanas, Faculdades Capital, OSEC e
UNIP. Participação em Congressos, Seminários nacionais e
internacionais. Palestras proferidas. Trabalhos Publicados.
Aceita.
SÓNIA MARLY DE ARRUDA E MIRANDA
Disc Planejamento, Projeto e Organização do Turismo
Direito e Legislação sobre o Turismo
Qual:. Bacharel em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito
de São Carlos (1974). Mestre em Ciências da Comunicação
(USP/1993). Curso de Documentação (300h/a). Curso de Planificação
Estratégica do Turismo (120h/a-USP/1989). Participação em
Congressos e Seminários de Turismo. Palestras proferidas.
Experiência docente como professora de nível superior desde 1990,
ministrando as disciplinas Legislação Aplicada ao Turismo,
Direito Turístico, Direito e Legislação Turística, nas Faculdades
Ibero-Americana, SENAC/CEATEL, OSEC e UNIP, além de lecionar nos
cursos de pós-graduação em Administração e Gerência Hoteleira e
em Comércio Exterior nas Faculdades Anhembi-Morumbi e
Universidade de Santa Cecília dos Bandeirantes.
Aceita.
TEREZINHA MARIA SPRENGER
Disc Estudos Linguísticos (Inglês)
Qual. Bacharel e Licenciada em Lingua e Literatura Inglesa,
(PUC/SP-1981). Mestranda em Linguistica Aplicada ao Ensino de
Línguas (PUC/SP/1992). Curso de Formação de Tradutores e
Intérpretes. Experiência profissional atuando como tradutora.
Vasta experiência docente lecionando para funcionários em
empresas e em diversas escolas especializadas como UNICEL
Ltda;CEL/LEP, desde 1981. Experiência no magistério superior
desde 1990, ministrando aulas de inglês aplicadas ao Turismo na
UNIP. Aceita.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou a
conclusão da Câmara, com obstenção do conselheiro Yugo Okida
Sala Barretto Filho, em 30 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 30/06/1994, REALIZADA AS 10:00 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE JULHO DE 1994.
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