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Comissão Verificadora: Prof. Delby Fernandes Medeiros, Universida
de Federal da Paraíba e
Prof. Elfrides Eva Sherwan Schapotfal, Uni
versidade Federal do Rio Grande do Sul.
Data da Verificação: 23 e 24 de outubro de
1990. Documentos básicos,
para elaboração deste Parecer:
Relatório Técnico da CAPES contendo ficha
de avaliação feita em 1991 pela Comissão
de Consultores Científicos com relação ao
Cronologia do Curso; Inicio das atividades em 1973.Credenciado
pelo CFE em 8 de maio de 1979, pelo Pare-
cer nº 648/79.
1ª Renovação de Credenciamento 5 de agos-
to de 1985, pelo Parecer nº 445/85 Quando
desta renovação o curso, denominado de
Pós-Graduação em Farmácia, passou a deno-
minar-se de curso em Tecnologia Bioquími-
co Farmacêutico* com as três áreas de con-
centração acima referidas.
I - RELATÓRIO
ASSUNTO
Renovação de credenciamento do curso de pós-gradua-
ção em Tecnologia Bioquimico-Farmacêutica, com áreas de concen-
tração em Tecnologia Químico-Farmacêutica, Tecnologia de Fermen
ta
çã
o e Tecnologia de Alimentos, em n
í
vel de Mestrado
RELATOR: SR. CONS. Cícero Adolpho da Silva
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
UF
SP
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triênio 87/88/89; Cadastro de Produção Cientifica,
cópias de fichas de avaliações anteriores;Re
latório da Comissão Verificadora; relatório apre-
sentado pelo próprio curso.
A apreciação deste curso de pós-graduação na área básica de
Farmácia, centrado na Tecnologia bioquímico-farmacêutica, oferece oca
sião para um breve comentário sobre sua importância em relação à econo-
mia do país. No caso, são três áreas críticas que, se bem elaboradas, e
bem aproveitadas poderão contribuir para a consolidação da tecnologia na
cional nas áreas de biotecnologia, de tecnologia de alimentos e no desen
volvimento da química fina, todas de capital importância para a economia
nacional.
E que a formação de competência nas três áreas de concentra
ção do curso, a da tecnologia das fermentações hoje em dia incluídas no
que se convencionou de chamar bio-tecnologia; a da tecnologia dos alimen
tos e na de tecnologia farmaco-química, envolvendo a questão do desenvol
vimento da chamada química fina, contribuirá para a criação, progresso e
consolidação, nestas áreas, de conhecimentos da mais alta significação,
para a formação de matrizes nacionais, com importantes consequência no
plano econômico do pais. A importância econômica do desenvolvimento des-
ta três áreas tecnológicas pode ser medida por meio de alguns dados que,
a seguir, transcrevemos.
No que diz respeito à industria de alimentos, dados de 1985-
mostram que ela incluia o maior número de empresas e o maior número de
trabalhadores dentre todas as indústrias de transformação. Por sua vez ,
esta indústria vem dando contribuição crescente em relação à balança co-
mercial brasileira; em 1987, por exemplo, 10 produtos alimentícios figu-
raram entre os 25 itens que mais contribuíram para aquela balança.
Já a indústria química, em 1985, não figurando entre as maio-
res em termos de número de empresas, é a que tem o maior peso em relação
à média de salários pagos por todas as industrias manufatureiras, não es-
tando aí incluídos os plásticos. Produtos farmacêuticos e cosméticos, com
a menor contribuição em termos de número de empresas, teve o segundo maior
peso em relação à média de salários pagos aos trabalhadores.
Embora a biotecnologia ainda não tenha no Brasil um presença
destacada não há dúvida de que, dentro em pouco, se os estímulos neces
sários não faltarem, também nessa área as perspectivas se anunciarão pro
missoras. Entre aqueles estímulos se inclui a formação de recursos huma-
nos naturalmente.
Para melhorar as perspectivas nas três áreas seria preciso
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uma participação proporcionalmente maior do capital nacional nas empre
sas dos referidos setores.
Outro aspecto a comentar é o do apoio institucional a cur-
sos de pós-graduacão, sobretudo no nível de doutorado, que, com se sabe,
constitui ainda a melhor maneira de formar os recursos humanos
Alguns exemplos ligados à pesquisa e à criação de produtos
nestas áreas exemplificam os atributos que devem ser cultivados nestas
atividades. E o caso, por exemplo da penicilina, que marcou o inicio de
uma nova era na quimioterapia, descoberta em 1928,e que somente quinze
anos mais tarde,não por acaso,veio ter sua aplicação prática definida.
Trata-se de um caso representativo da importância da continuidade da pes
quisa cientifica, cujo afinco não se harmoniza com impulsos imediatistas
.
No início deste século, Ehrlich, na Alemanha, consegue ob-
ter um composto orgânico contendo arsênico - o SALVARSAN - também conhe-
cido pelo número 606, logo seguido pela síntese do NEO-SALVARSAN, que re
cebeu o número 914, ambos eficazes no tratamento da sífilis. Aqueles
núme-roç indicam o número de experimentos necessários para chegar-se ao
compos to clinicamente eficaz. Este, como muitos outros exemplos, estão
a indicar a necessidade do esforço continuado, ao lado de recursos
humanos bem preparados e de recursos financeiros, porque pesquisa não é
festa que se faz com escassas contribuições. Não foi por outro motivo que
Thomas Edison, um tecnólogo por vocação e por esforço próprio, disse
certa fei-ta que invenção era 1% intuição e 99% suor, isto é, esforço
decidido e ininterrupto.
Há ainda um aspecto a ser salientado, porque se mostra mui
to claro na organização deste curso. Refiro-me ao fato de que nele se as
sociam, quer como professores, quer como alunos, pessoas de distinta ca-
pacitação profissional - farmacêuticos, agrônomos, biólogos, químicos,en
genheiros - em límpida evidência da imprecisão dos limites
interdiscipli-nares, a demonstrar que as ciências se interpenetram, se
entrelaçam e a apontar que disciplines não comportam diques, nem
separações estanques
entre si.
Isto posto, passamos aos aspectos formais do curso.
Corpo Docente - Constituido por 10 doutores, dos quais, 9 em
regime de dedicação exclusiva. No triênio, foram publicados 16 artigos
em periódicos nacionais e 6 trabalhos no exterior. Como o corpo docente
tem elevada qualificação, admite-se que a produção poderia ter sido
maior
mas a apresentação de 106 trabalhos em congressos nacionais e 3 em
congressos
internacionais aumenta a expressividade da produção cientifico de corpo
docente.
Corpo Discente - Como já foi dito, o corpo discente tem si-do
variado, encontrando-se nele incluidos farmacêuticos, agrônomos, bió
logos, químicos e engenheiros, tanto na modalidade de alimentos, como na
de química. Muitos acham-se vinculados a empresas dos setores correspon
dentes às áreas de concentração do curso.
No periodo estudado, foram apresentadas e defendidas "dis-
sertações/ todas incluídas nas linhas de pesquisa do curso.
O fluxo tem sido pequeno se considerado o numero de alunos
(41 em 1987, 28 em 1988 e 38 em 1989). O tempo médio de titulação compa-
rado com o período anterior, ficou mais aceitável, cerca de 50 meses.
(contra 10 a 80 anterior)
A seleção é feita alternadamente em anos impares. Durante o
período de visita da Comissão de Especialistas, verificou-se que ha-via
10 alunos cursando disciplinas e elaborando dissertação; 11 elabo-rnado
dissertação, já tendo concluído os créditos; 4 com dissertação con
cluída; e 3 matrículas trancadas. A média de dissertação por ano, no pe
ríodo, foi de 3,8.
As linhas de pesquisa são coerentes com as áreas de concen-
tração do curso.
Quanto à estrutura curricular, o curso apresentou, no biênio
87/88, um elenco de 20 disciplinas, já em 1989 este numero elevou-se a
35. Todavia, foi reduzido o número de disciplinas efetivamente ofereci-
das, o que demonstra desenvolvimento curricular insatisfatório.
De acordo com a avaliação traduzido no Relatório Técnico da
CAPES o curso acha-se estabilizado em todos os aspectos considerados,
sal vo no fluxo de alunos, em que houve progresso. Com relação aos
requisitos e desempenho de um curso de mestrado, o atendimento foi
considerado bom, sendo que em relação a programas congêneres, mereceu
conceito B em todos os aspectos, menos nas atividades de ensino que
obtiveram conceito C. No conjunto , o conceito é B.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando os aspectos referidos neste Relatório e o con-
ceito obtido, vota o Relator pela renovação de credenciamento do curso de
Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica, em nível de mestra-
do, com áreas de concentração em Tecnologia de Fermentações, Tecnologia
de Alimentos e Tecnologia Químico-Farmacêutica, da Universidade de São
Paulo, pelo período de 5 (cinco) anos, recuando os efeitos desta renova-
ção à data em que expirou o credenciamento anterior.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 02 de 12 de 1992.
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