uma participação proporcionalmente maior do capital nacional nas empre
sas dos referidos setores.
Outro aspecto a comentar é o do apoio institucional a cur-
sos de pós-graduacão, sobretudo no nível de doutorado, que, com se sabe,
constitui ainda a melhor maneira de formar os recursos humanos
Alguns exemplos ligados à pesquisa e à criação de produtos
nestas áreas exemplificam os atributos que devem ser cultivados nestas
atividades. E o caso, por exemplo da penicilina, que marcou o inicio de
uma nova era na quimioterapia, descoberta em 1928,e que somente quinze
anos mais tarde,não por acaso,veio ter sua aplicação prática definida.
Trata-se de um caso representativo da importância da continuidade da pes
quisa cientifica, cujo afinco não se harmoniza com impulsos imediatistas
.
No início deste século, Ehrlich, na Alemanha, consegue ob-
ter um composto orgânico contendo arsênico - o SALVARSAN - também conhe-
cido pelo número 606, logo seguido pela síntese do NEO-SALVARSAN, que re
cebeu o número 914, ambos eficazes no tratamento da sífilis. Aqueles
núme-roç indicam o número de experimentos necessários para chegar-se ao
compos to clinicamente eficaz. Este, como muitos outros exemplos, estão
a indicar a necessidade do esforço continuado, ao lado de recursos
humanos bem preparados e de recursos financeiros, porque pesquisa não é
festa que se faz com escassas contribuições. Não foi por outro motivo que
Thomas Edison, um tecnólogo por vocação e por esforço próprio, disse
certa fei-ta que invenção era 1% intuição e 99% suor, isto é, esforço
decidido e ininterrupto.
Há ainda um aspecto a ser salientado, porque se mostra mui
to claro na organização deste curso. Refiro-me ao fato de que nele se as
sociam, quer como professores, quer como alunos, pessoas de distinta ca-
pacitação profissional - farmacêuticos, agrônomos, biólogos, químicos,en
genheiros - em límpida evidência da imprecisão dos limites
interdiscipli-nares, a demonstrar que as ciências se interpenetram, se
entrelaçam e a apontar que disciplines não comportam diques, nem
separações estanques
entre si.
Isto posto, passamos aos aspectos formais do curso.
Corpo Docente - Constituido por 10 doutores, dos quais, 9 em
regime de dedicação exclusiva. No triênio, foram publicados 16 artigos
em periódicos nacionais e 6 trabalhos no exterior. Como o corpo docente
tem elevada qualificação, admite-se que a produção poderia ter sido
maior
mas a apresentação de 106 trabalhos em congressos nacionais e 3 em
congressos
internacionais aumenta a expressividade da produção cientifico de corpo
docente.