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INTERESSADO/MANTENEDORA
Universidade Federal de Santa Catarina
UF
SC
ASSUNTO
Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Administração com
áreas de concentração em Políticas e Planejamento Governamen-
tal ,Políticas e Planejamento Universitário e Organização e Ges-
o em nível de Mestrado-
RELATOR SR
CONS
Sydnei Lima Santos
I - RELATÓRIO
0 Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universi
dade Federal de Santa catarina, solicita deste Conselho o cre-
denciamento do curso de Pós-Graduação em Administração, em_
vel de Mestrado. 0 curso iniciou suas atividades em 1978, com
área de concentração em Administração Pública. A partir de
1980, a Universidade iniciou nova área de concentração em Admi_
tração Universitária. Em 1988 foi feita uma reestruturação cur
ricular, as duas áreas iniciais de concentração receberam nova
denominação. Assim, a partir de 1989 o Curso tem as seguintes"
de concentração:
- Políticas e Planejamento Governamental,
- Políticas e Planejamento Universitário;
- Organização e Gestão.
A Comissão composta pelos professores Paulo de Ar-
ruda Penteado Filho, Universidade Federal da Bahia e Indiana P.
Fonseca Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais,visi-
tou as instalações do curso nos dias 19 e 20 de novembro de 1991
para avaliar as condições de funcionamento do referido curso.
O presente parecer baseia em dados e informações cons
tantes da seguinte documentação: Relatório do Curso,Relatório
Técnico da CAPES e Relatório da Comissão Verificadora.
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2 - Organização Acadêmica e Administrativa
2.1 - Organização Acadêmica
A Comissão Verificadora informa que:
"A estrutura curricular do Curso de Mestrado em
Administração da UFSC é composta por 4 núcleos:
- Núcleo de Qualificação, composto por 2 disciplinas que de_
vem ser cursadas no início do Curso eo conferem crédi-
tos.
- Núcleo Básico, composto por 4 disciplinas, valendo 2 cré-
ditos cada uma, obrigatórias para todas as áreas de concen
tração.
- Núcleo de Concentração, compostos por um elenco de disci-
plinas para cada área de concentração, valendo 2 créditos
cada uma. Os estudantes devem obter um mínimo de 10 crédi_
tos em sua área de concentração.
- Núcleo Instrumental, composto por 6 disciplinas optativas,
que visam oferecer ao estudante o instrumental necessário
para a realização de atividades de pesquisa e ensino.
A estrutura curricular prevê, ainda, a oferta de
seminários, valendo 2 créditos cada.
Para obter o grau de Mestre, o estudante tem que
Íntegralizar 32 créditos, sendo:
- 8 créditos de disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico;
- 10 créditos de disciplinas optativas , escolhidas entre as
disciplinas do respectivo Núcleo de Concentração;
- 8 créditos de disciplinas optativas;
- 6 créditos de dissertação.
A estrutura curricular é consistente com a nature_
za e os objetivos do Curso e de suas áreas de concentração ,
oferecendo uma base comum de teoria da administração, de
fundamentos e instrumentais para pesquisa e ensino, bem co-
mo estudos especializados aprofundados nas áreas de concen-
tração. A simplicidade da estrutura curricular constitui e
lemento de auxílio para o planejamento e a coordenação das
atividades didáticas do Curso.
A carga horária, as ementas e as bibliografiaso
adequadas.
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2.2 - Organização Administrativa
A Comissão observa que a organização acadêmica do
curso é adequada, com uma coordenação de curso e coordena-
ções de áreas de concentração. há também dois núcleos de pes_
quisa.
2.3 - Corpo Docente
A composição e qualificação do corpo docente é a
seguinte:
- Professores permanentes 15
- Professores afastados para doutorado 5
- Professores participantes 6
- Professores doutores 14
- Professores mestres 7
- Professores com dedicação exclusiva ao Curso 14
há uma média de 5 orientandos por professor orien-
tador, que é uma número aceitável, embora indique que o cur
so está trabalhando no limite de sua capacidade de orienta-
ção. Isso, no entando,o tem afetado a produtividade do
Curso no que toca à conclusão de dissertações. Foram defen-
didas 8 dissertações em 1989, 14 em 1990 e 11 até outubro de
1991.
O regime de vinculação à instituição e a dedica-
ção efetiva ao cursoo adequados,o se configurando situa
ção de dependência de visitantes e participantes. A distri-
buição das atividades entre os docentes também é adequada.
2.4 - Corpo Discente
A Comissão comenta que o processo e critérios de
seleçãoo adequados, sendo utilizado o teste nacional de
seleção da ANPAD e outro critérios usuais, como análise do
Curriculum vitae, histórico escolar e entrevista. A cliente_
la do curso é diversificada, com vários alunos de outros es
tados e alguns de fora do país. A formação acadêmica dos alu
nos é predominantes das áreas de administração e economia.
O número de alunos cursando disciplinas e elaboran
do dissertação é condizente com a estrutura do curso. O tem-
po médio de titulação é satisfatório (3,5 anos) e o fluxo
de alunos é dos melhores na área.
5 - Pesquisa e Produção Científica e Técnica
A Comissão constatou que os docentes do Curso de-
senvolvem as seguintes linhas de pesquisa:
- Estado, Política e Planejamento
- delimitação de Sistemas Sociais
-Ciência das Organizações e Sociedade
- Recursos Humanos e Organizações
- Universidade: Política e Estrutura
- Universidade: Planificação, Estratégia e Ação.
As linhas de pesquisao bem definidas e caracte_
rizadas com projetos de pesquisa a elas vinculados. 0 núme-
ro de pesquisas concluídas e em andamentoo é muito gran-
de, mas é de boa qualidade.
há várias publicações de alunos do curso, inclusi-
ve nos Anais dos Encontros da ANPAD. Atualmente, dois profes_
sores contam com financiamento do CNPq para pesquisa. O-
mero de dissertações concluídas pelo corpo discente é bas-
tante satisfatório e, no que foi possível analisar, de boa
qualidade, sendo coerentes com as linhas de pesquisa do cur
so.
6 - Infraestrutura Física e Financeira
6.1 - Infraestrutura Física
O curso conta-instalações próprias, secretaria,sa
las para professores, salas para grupos de pesquisa do NAPPO
e do NUPEAU, com microcomputadores, sala de aula, bibliote-
ca setorial e algum espaço para trabalhos e estudos de alu-
nos.
A disponibilidade de periódicos e bibliografia pa-
ra pesquisa é satisfatória. há número razoável de livros es
trangeiros recentes e diversas coleções de periódicos estran
geiros importantes da área, atualizadas e cobrindo vários
anos. A biblioteca setorial é bastante especializada e visa
atender à demanda de pesquisa e ensino dos professores e
alunos do Curso de Mestrado.Os livros e periódicos de maior
circulação estão dispostos na Biblioteca Central da Univer-
sidade, que funciona em prédio vizinho ao do Curso.
6.2 - Infraestrutura Financeira
A principal fonte de recursos financeiros é o orça-
mento da UFSC, mas o Curso tem obtido financiamento de ór_
gãos nacionais e internacionais para pesquisa, material bi-
bliográfico e equipamentos.
7 - Intercâmbio com outras Instituições e Cursos
O Curso apresenta um bom grau de interação e coope-
ração com outros centros de pós-graduação no país e no exte-
rior, através da ANPAD, eventos científicos e convênios.
8 - Principais problemas e perspectivas do Curso
A Comissão constatou que o curso encontra-se ple
namente consolidado, com boas possibilidades de evolução fu
tura. Parecer haver um excelente ambiente acadêmico, o que
permite utilizar bem os recursos existentes. há indicações
de um esforço continuado de melhoria e aperfeiçoamento das
condições do curso. há uma adequada cultura acadêmica, que
valoriza os aspectos essenciais necessários para se atingir
e manter uma boa qualidade de ensino e pesquisa.
Para melhor aproveitamento das possibilidades de
evolução futura do curso, seria recomendável uma atenção con
tinuada à expansão do corpo docente, do espaço físico e da
quantidade de pesquisa.
9 - Conceituação
A CAPES atribuiu ao Programa o conceito A e diz
que o Programa é bem estruturado, e mantém um bom nível de
atividades.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator é de parecer favorável ao credenciamento do
Curso de Pós-Graduação em Administração com áreas de con-
centração em Políticas e Planejamento Governamental, Políti
cas e Planejamento Universitário e Organização e Gestão, em
nível de mestrado , da Univesidade Federal de Santa Catari-
na, pelo prazo de 5(cinco)anos , com efeitos retroativo ao
início do curso.
III - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Re_
lator.
Sala das Sessões em 30 de novembro de 1992.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 02 de 12 de 1992
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