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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE BELO JARDIM
UF
PE
ASSUNTO
Reconhecimento dos cursos de Ciências, habilitações em Biologia
e Matemática. Estudos Sociais, habilitações em História e Geo-
grafias Letras habilitações em Português e Inglês.
RELATOR, SR.
CONS
Cicero Adolpho
650-93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM 07-10-93
PROCESSO
N.°
23023.001510/89-64
0 Presidente da Autarguia Educacional de Belo
Jardim encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento das
habilitações dos cursos de Ciências, Estudos Sociais e Letras,
licenciaturas de 1º grau, convertidos, por via de plenificação,
em cursos de licenciaturas plenas em Ciências, habilitações em
Biologia e Matemática; Estudos Sociais, habilitações em Histo-
ria e Geografia; e Letras, habilitações em Português e Inglês.
Q reconhecimento das licenciaturas de 1º grau
se deu por meio da Portaria Ministerial 159/84, com base no pa
recer-CFE/113-84.
A Portaria Ministerial nº 476, de 20/06/85, au-
torizou a conversão, por via de plenificação, dos cursos de li
cenciatura de 1º grau.
Inicialmente, os cursos funcionaram com 60 va-
gas por curso e por período letivo. 0 Parecer CEE/PE 27/85, que
autorizou a plenificação, fixou 70 vagas por semestre, por curso
e habilitação .
MOD 5-CFE
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Foram designadas as Comissões Verificadoras abaixo, no
sentido de verificarem as condições para reconhecimento dos cursos e
apresentarem relatórios conclusivos:
- Portaria 29/91-SENESu/MEC: professores Luiz Antônio
Marcuschi e Francisco Cardoso Gomes de Matos, da Universidade Federal
de Pernambuco - curso de Letras;
- Portaria 30/91-SENESu/MEC: professores Caitano de
Oliveira Cintra e Fernando Luiz Guimarães Mota, da Universidade Fede_
ral Rural de Pernambuco - curso de Ciências;
- Portaria 31/91 -SENESu/MEC: professores Ivanice Fra_
o de Lima e Costa e Vanda Regis de Paiva, da Universidade Federal
da Paraíba -cursos de História e Geografia.
Os professores acima citados visitaram a Faculdade em
épocas diferentes, elaborando relatórios individuais.
Com base nos dados constantes no processo e nos rela-
tórios das Comissões Verificadoras foi elaborado o presente Parecer.
1. Dados Sobre a Mantenedora
1.1 Condições Jurídicas
Segundo o art. 1º do Regimento, a Faculdade de Forma-
ção de Professores de Belo Jardim foi criada, originalmente, pela
Fundação de Ensino Superior de Belo Jardim, instituída pela Lei Muni_
cipal nº 121, de 5/4/71 e transformada em Autarquia Municipal pela
Lei Municipal nº 231, de 26/5/75. Foi autorizada a funcionar Pelo De_
creto Federal nº 82.057, de 1º/8/78.
Seu estatuto foi aprovado pelo Decreto Municipal nº
18/83, estando registrado no Cartório da Comarca.
Por tratar-se de autarquia municipalo será exami-
nada a situação fiscal e parafiscal.
1.2 Estabelecimeno de Ensino Mantido
A Autarquia Educaional de Belo Jardim mantém a Facul-
dade de Formação de Professores de Belo Jardim com os seguintes cursos:
ads:
. Ciências - 1º grau (REC); Biologia; Matemática (Aut)
!
- 70 vagas (*)
. Estudos Sociais - 1º grau (REC); História; Geografia
(Aut) - 70 vagas (*)
. Letras - 1º grau (Rec); Português e Inglês (Aut) -70
vagas (*)
(*) 70 vagas semestrais, por curso e habilitação (Par. CEE/PE 27/85).
2. Dados Sobre o Estabelecimeno/Curso
2.1. Condições Materiais
0 relatório da Comissão Verificadora do curso de Ciên-
cias assim descreve a estrutura física da Faculdade:
"A Faculdade funciona em prédio pertencente à Autarquia,
com cerca de 4.000 m
2
de .área construída num terreno de 42.000m
2
. Suas
instalaçõeso contituídas de 32 salas de aulas, salas das direto-
rias e secretarias da Faculdade e da Autarquia, biblioteca, cantina,
almoxarifado, sala de xerox e mimeógrafos, 18 gabinetes sanitários pa_
ra alunos, dois banheiros para alunos, gabinetes sanitários e banhei_
ros destinados à administração. Dispõe ainda de um amplo estacionameri
to para automóveis.
Das 32 salas de aulas, 24m condições de funcionar
como tal.o bem iluminadas, arejadas, equipadas com quadro negro,
birô e carteiras suficientes. Cada uma tem aproximadamente 70m
2
e ca-
pacidade para 70 alunos.
A Faculdadeo dispõe de quadra de esportes, as aulas
de Educação Físicao realizadas ao ar livre."
0 relatório da Comissão Verificadora de Geografia
acrescenta:
Foi apresentado um projeto de ampliação da infra-estru_
tura física, onde se destacam a nova instalação da biblioteca, a cons_
trução de mais um bloco para salas de aula e quadra de esportes."
2.2 Biblioteca
De acordo com os diversos relatórios, seguem as apre-
ciações das Comissões Verificadoras:
- Ciências
A biblioteca ainda em instalações provisórias, fun-
ciona precariamente e tem acervo específico ainda insuficiente. E-
xistindo projeto de construção de edifício próprio, a Comissão Veri
ficadora recomendou providências para efetivação do projeto e aquisi
ção de livros e periódicos para adequação do acervo às necessidades
dos diversos cursos. Recomendou-se também entendimentos com a Escola
Agrotécnica local para uso da sua biblioteca pelos alunos e profes-
sores da Autarquia Educacional.
A biblioteca funciona nos turnos da tarde e da noite
e é administrada por uma bibliotecária graduada que dá assistência
periódica, sendo auxiliada por duas funcionárias. E pública para
consultas e funciona também sob a forma de empréstimo para alunos e
professores da Faculdade.
- História
"Atualmente, a biblioteca específica de História é
razoável, constando de 375 títulos (548 volumes). 0 curso também
conta com o apoio da biblioteca da Escola Técnica Federal de
Belo Jardim, que possui inúmeras obras clássicas e contemporâneas de
História. A secretaria mantém um serviço constante de xerox e mimeo
grafo, o que permite a reprodução de documentos e textos usados pe-
los professores em suas aulas, além do projetor de slides, vídeo e
mapoteca. "
- Geografia
"Com a observação feita durante a verificação, no que
diz respeito ao acervo bibliográfico de Geografia, constatou-se ser
o mesmo razoável em quantidade e qualidade, ao mesmo tempo em que
diversos professores apresentaram respeitáveis acervos particulares.
Foi, também, revelado que a grande maioria do corpo docente é por-
tadora de curso de especialização na área de conhecimento geográfi
co. Desta forma, as lacunas apresentadas no processo demonstraram
falta de experiência técnica eo de conhecimento didático-cient;'-
fico e de experiência de sala de aula."
- Letras
"A biblioteca funciona provisoriamente, limitando-se
Federal, os corpos docente e discente fazem uso do laboratório de
Línguas, equipado com audio-fones.
Conta o setor de Letras com vídeo-cassete, televisor
e gravador magnetofônico.
Recomenda-se investir na obtenção de material audio-
visual atualizado para o uso no ensino-aprendizagem de língua ingle
sa e ampliar-se a quantidade de gravadores para uso em sala de au-
la".
3. Dados Sobre o Curso
3.1 Funcionamento e Estrutura Curricular
As Comissões Verificadoras assim discorrem sobre os
currículos dos diversos cursos:
- Ciências
" 0 currículo do curso de Matemática, oferecido pela
Faculdade, tem uma carga horára total de 2.745 horas, das quais 60
horaso da disciplina Educação Física. Portanto, a carga horária
do curso é inferior à carga horária mínima exigida pela Resolução
30/74 do CFE. Foi constatado também que havia uma certa dificuldade
na compreensão relativa às disciplinas das partes comum e diversifi_
cada do currículo mínimo no CFE. Piais precisamente: os desdobrame_n_
tos das matérias do currículo mínimo em disciplinaso estavam de acordo com a
Resolução 30/74 do CFE e Parecer 1.687/74 do Conselheiro Valnir Cha
gas. Para sanar estes problemas, a Comissão sugeriu algumas modifi
cações e deu um prazo de 10 dias para que fossem estudadas. Todas as
sugestões foram aceitas e as modificações efetuadas. Assim, conside_
ramos que o currículo pleno passa a atender a legislação em vigorasse
gurada a carga horária total de 2.800 horas, de acordo com a reso_
lução acima citada.
Foi recomendada a aquisição de pelo menos 10 exempla
res de cada um dos seguintes títulos: Cálculo Diferencial e Inte_
gral, Álgebra Linear, Álgebra Abstrata, Equações Diferenciais, Aná_
lise Matemática, Estatística, Cálculo das Probabilidades, História
da Matemática, Física e Química."
Sendo de 2.800 horas a carga horária mínima de qual_
quer das licenciaturas plenas em Ciências, de acordo com a Resolução nº
30/74 deste Conselho, mínimoo atendido pela instituição, medidas
foram sugeridas para o fiel cumprimento da referida Resolução.
Para cumprir a exigência, a Autarquia Educacional de
Belo Jardim tomou as seguintes providências:
"Quanto à grade curricular do curso de Ciências, de-
ficitária de uma carga horária de 25 (vinte e cinco) horas/aulas, '
para perfazer um total de 2.800 horas/aula, conforme Resolução 30/
74 do CFE, acrescentamos 30 (trinta) horas/aula na habilitação em
Biologia para a disciplina Genética Geral, passando a carga horária
de 60 horas semestrais para 90 (noventa) horas/aula. 0 mesmo fize-
mos com a habilitação em Matemática, passando a disciplina de Geo-
metria Plana de 60 (sessenta) horas/aula para 90 (noventa) horas/
aula semestrais. Deste modo, atingimos a carga horária mínima exi-
gida pela Resolução supracitada."
- História
" A licenciatura plena em História da Faculdade de
Formação de Professores de Belo Jarcim tem um currículo pleno satis_
fatório, contemplando a formação geral e específica do futuro docen-
te e educador. Os programaso aprovados pelos respectivos Departa_
mentos.
Na ocasião de nossa visita, sugerimos mudanças futu_
ras (ementas, plano de trabalho, reforma parcial da grade curricular,
atualização de conteúdos, etc) no Currículo Pleno para uma melhor
adequação à contemporaneidade da História."
A carga horária é de 2.235 horas/aula, acrescida de
90 (noventa) horas/aula para Estudo de Problemas Brasileiros e Edu-
cação Física, totalizando 2.325 horas/aula.
- Geografia
A habilitação em Geografia conta com uma carga horá_
ria de 2.220 horas/aula, acrescidas de 90 (noventa) horas/aula, de
Estudo de Problemas Brasileiros e Educação Física, totalizando
2.310 horas/aula.
- Letras
'0 Curso funciona em sistema seriado, podendo cada
aluno matricular-se em média em 5 e 6 disciplinas por semestre.
A estrutura curricular contempla todas as discipli-
nas das matérias do currículo mínimo para licenciatura plena emn
gua portuguesa e Língua Inglesa, apresentando um elenco completo
de disciplinas, inclusive nas matérias correlatas.
0 Curso, segundo a legislação vigente, deveria ter
pelo menos 2.200 horas/aula; ao oferecer 2.400 horas/aula, a FABEJA
ultrapassa em 10% a carga horária necessária.
A distribuição das disciplinas por período é adequa_
da ao contesto socio-educacional, verificando-se uma média de 5 a 6
disciplinas por semestre.
A inexistência de ementário claro e preciso para ca-
da disciplina, com uma bibliografia básica, levou a Comissão a soli-
citar, da Chefia do Departamento de Letras, a reelaboração das emeri
tas existentes, segundo um modelo sistemárico fornecido para uso
imediato das Secretaria.
Os programas revelaram-se pouco elaborados e, em al-
guns casos, como Literatura Inglesa, evidenciaram-se lacunosos, com
uma bibliografia totalmente inadequada e desatualizada.
Constatou-se, outrossim, que o conteúdo programáti-
co desses cursos é muito confuso, limitando-se a uma listagem de
elementos, segundo uma abordagem pedagógica atomística fragmentária,
recomendando-se a reelaboração dos Programa, com base no seguinte
esquema:
1 . Objetívos;
2. Ementa;
3. Programa;
4. Bibliografia Básica.
0 currículo pleno de Letras, Português e Inglês, in_
tegra o Quadro I-G, apresentando 2.310 horas/aula que, somadas às
90 horas/aula de EPB e EF, totalizam 2.403 horas/aula.
Sobre a estrutura curricular do curso de Letras, fo
ram tomadas as seguintes providências por parte da instituição:
"Após várias reuniões com os professores do Departa
mento de Letras, foi elaborado um ementário claro para cada disci-
plina, com a ajuda de professores da vizinha cidade de Arcoverde e
de professores da UFPE. Os programas foram reelaborados com biblio
grafias atualisadas para cada série do curso e incorporados ao cur
rículo da Faculdade, após parecer do Departamento."
3.2. Vestibular
A Comissão Verificadora do curso de Ciências faz as
observações a seguir e apresenta um quadro sobre dados do vestibu-
lar na Instituição:
"0 Vestibular da Faculdade de Formação de Professe-
res de Belo Jardim é semestral e classifica 70 candidatos para ca-
da habilitação. A execução do concurso vestibular é de responsabi-
lidade de uma comissão designada a cada semestre pelo Diretor da
Faculdade.
o houve vestibular para o curso de Matemática nos
segundos semestres de 1987 e 1988, nem para o curso de Biologia no
segundo semestre de 1987, uma vez que o espaço físico disponível pa-
ra os cursos era insuficiente."
4. Corpo Discente
Consta dos relatórios das Comissões Verificadoras:
- Ciências
A Faculdade... "atende a um número considerável de
municípios do Estado de Pernambuco, uma vez que mais 70% dos 1.377
alunos dessa IES (270o alunos de Matemática e 341 de Biologia)
o oriundos de outros municípios tais como: Cachoeirinha, Caruaru,
Tacaimbó, Sanharó, Pesqueira-, Lajeado, Jataúba, Poção, Alagoinha,'
o Caetano, Brejo da Madre Deus,o Bento do Una, Canhotinho, en_
tre outros."
- História
"A Faculdade de Formação de Professores de Belo Jar
dim-PE exerce uma grande função social. Seu corpo discente é cons
tituído de alunos do próprio município (30/35%) e de outros
vizinhos, resultando na formação dos professores queo atuar na
rede pública e privada desta ampla região. Diariamente pode-se cons
tatar, no pátio da escola, 13 a 15 ônibos procedentes dos municí-
pios que constituem o raio de ação da referida Faculdade. Ê impor-
tante salientar que a Faculdade mantém ônibus alugados para resol-
ver o problema de transportes dos alunos do próprio município."
- Letras
"0 desempenho dos alunos é feito mediante avaliações
semestrais. A evasão está em torno de 40% dos alunos queo admi-
tidos, o queo pode ser considerada elevada, considerados fato-
res sócio-econômicos.
A reprovação mais significativa em disciplinas, ocor
re por falta.
A existência de turmas relativamente numerosas re-
flete o sistema de entrada : no 1º semestre engressaram, em média,
60 alunos e no 2º semestre, 30 alunos.
A absorção dos recém-formados é, em sua quase tota-
lidade, pela própria rede de ensino público da região. Observa-se,
portanto, e relevância sócio-cultural e educacional do trabalho de_
senvolvido pela FABEJA em favor do sistema regional de educação."
5. Corpo Docente
Sobre o corpo ( decente da Faculdade de Formação de
professores de Belo Jardim, cumpre informar que constam dos autos
diversas relações, várias apresentadas pela Instituição e três
apresentadas pela Comissão Verificadora de Ciências.
Compatibilizando-se todas as relações, chegou-se a
uma relação única constituída por 71 (setenta e um) professores,dos
quais 36 (trinta e seis) enviaram curriculum vitae, 9 (nove) infor-
maram apenas a titulação e 26 (vinte e seis)o enviaram curriculum
vitae. Tal situação encontra-se configurada, caso a caso, no anexo
II deste parecer.
As Comissões Verificadoras apresentam suas observa-
ções sobre o corpo docente dos respectivos cursos:
firme vontade de atualização por parte dos docentes, por isso, os
verificadores prestaram esclarecimentos a respeito de possibilida-
des de aperfeiçoamento profissional através da Fundação de Amparo
à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Aprovei-
tou-se a entrevista para sugerir a consulta a obras recentes de
Língua Portuguesa, a serem adquiridas pela FABEJA. Dentre as suges
tões feitas pela Comissão, teve especial acolhida a de promover-se
encontros freqüentes de professores de Português e de Inglês em be
nefício dos docentes da instituição, dos municípios e de cidades vi
zinhas quem se representado no alunado no corpo docente."
6. Apreciação Final das Comissões Verificadoras
As Comissões Verificadoras assim concluem seus rela-
tórios:
- Ciências
"Considerando os pontos fundamentais ora analisados
e levando em consideração a Região Geo-Educacional que é atendida
pela FABEJA, a comissão é de parecer favorável ao reconhecimento
do curso de licenciatura em Ciências, nas habilitações de Matemá-
tica e Biologia, desde que, até 30 de dezembro do ano em curso, a
FABEJA tome as seguinte providências:
1. Construa pelo menos 8 salas de aula;
2. Construa o prédio da Biblioteca;
3. adquira pelo menos 10 exemplares de cada título
das matérias que compõem o currículo do curso de
licenciatura em Ciências, a nível de 3º grau;
4. Ponha em prática a grade curricular, ora reanali
sada;
5.Providenciar o credenciamento, junto ao CEE, de
professores" para as disciplinas Análise Real I e
II, Álgebra I e II e Equações Diferenciais.
Recomenda-se também que seja adotado, o mais rápido
possível, um programa de qualificação de docentes contemplando Cur
sos de'especialização e/ou mestrado nas áreas específicas de Matemática e Bio
logia."
- História
"Diante do exposto, concluímos que o curso de Licen
vinculação por meio da assinatura da revista, como leitura, teoria e
prática, da Associação de Leitura do Brasil, UNICAMP, Faculdade de
Educação, com entidades nacionais, dentre as quais a ALB, a ABRALIN
(Associação Brasileira de Lingüística ) e a ABRAPUI (Associação Bra_
sileira de Professores Universitários de Inglês).
7. Conclusão e Parecer
Como visto, algumas impropriedades dectecta
das pelas Comissões Visitadoras e por este relator foram canadas.Ou
tras ficaram por corrigir, entre elas a questão da biblioteca e a
melhor qualificação dos professores. £ a realidade brasileira, sobre
tudo nordestina, impossível de ser vencida, agora que se pretende o
reconhecimento dos cursos.
E de esperar que a mantenedora, uma autar
quia municipal, venha, em curto prazo, atender as recomendações feitas.
Uma vez mais, fica evidente a fraqueza e a inconveniência do nos-
so processo de reconhecimento de cursos. Tivessem as sugestões das
Comissões que visitaram os cursos e as exigências deste relator sido
feitas ao longo do desenvolvimento do curso, certamenteo estaria
mos diante de impasses como os que aqui se apresentam.
II-VOTO DO RELATOR
Pelo reconhecimento dos cursos de Ciências,
habilitações em Biologia e Matemática; Estudos Sociais, habilitações em
História e Geografia; e Letras, habilitações em Português e Inglês.
Deve, todavia, a instituição mantenedora cumprir no menor prazo possi
vel as recomendações e exigências referidas no bojo deste parecer.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara sugeriu e o Relator acolheu que fossem previamen
te cumpridas as seguintes medidas:
1. Desdobramento do Processso n° 23023.001510/89-64, de-
vendo ser reapresentado um processo para cada curso.
2. Dar prazo de 180 dias para que a Autarquia Educacional
Belo Jardim corriija as seguintes impropriedades.
2.1. Melhorar a condição de 8 salas de aula;
2.2. Concluir as instalações para a nova biblioteca;
2.3. Enriquecer o acervo bibliográfico específico relati-
vo a cada um dos cursos em análise,para o que deverá
obter assessoria competente.
3. Iniciar um processo de qualificação do corpo docente,
mediante plano que deve ser apresentado aos Relatores
dos novos processos.
Sala das, Sessõe em 7 de outubro de 19 93.
Presidente
VRS
QUADRO T.-A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
(VERSÃO APRESENTADA PELA INSTITUIÇÃO)
CURSO DE CIÊNCIAS - HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA
CCODIGOS
DISCIPLINAS
PRIMEIRO PERÍODO
MATEMÁTICA BÁSICA
QUÍMICA GERAL
LlNGUA PORTUGUESA I
EST. DE PROD. BRÁS. I
SOCIOLOGIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PRÁTICA DE EDUC. EÍSICA
SEGUNDO PERÍODO
CÁLCULO DIF. E INTEGRAL I
FlSCGA GERAL I
QUIMICA INORGÂNICA
LÍNGUA PORTUGUESA II
EST. DE PROB. BRÁS. II
FILOSOFIA
TERCEIRO PERÍODO
CÁLCULO DIF. E INTEGRAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICO-QUÍM.ICA
ELEMENTOS DE GEOLOGIA
- BIOLOGIA GERAL .'.
QUARTO PERÍODO
CÁLCULO DAS PROBABILIDADES
FÍSICA MODERNA
QUÍMICA ORGÂNICA
ZOOLOGIA GERAL
BOTÂNICA GERAL
C. H.
90
60
60
30
60
60
30
390
90
60
60
60
30
60
360
90
60
60
60
90
360
60
60
60
90
60
330
CRÉDITOS
06
04
04
02
04
04
02
24
06
04
0
4
0 4
02
04
24
06
04
04
04
06
24
04
04
04
06
04
PRÉ-REQUISITO
-
P-DCPC-1000
P-DCPC-1000
P-DCPC-1200
P-DLET-2000
P-DHIS-3000
P-DCPC-1001
P-DCPC-1100
P-DCPC-1201
P-DCPC-1002
P-DCPC-1102
P-DCPC-1200
QUADRO I-A (cont.)
CODIGOS
DISCIPLINAS
QUINTO PERÍODO
ECOLOGIA GERAL
FISIOLOGIA
GENÉTICA GERAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
SEXTO PERÍODO
ÁLGEBRA LINEAR I
ESTATÍSTICA
BOTANICA SISTEMÁTICA
BIOQUÍMICA
•ECOLOGIA VEGETAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B
SÉTIMO PERÍODO
GENÉTICA E EVOLUÇÃO
FISIOLOGIA VEGETAL
ZOOLOGIA SISTEMÁTICA
BIOFÍSICA
DlDÁTiCA
ESTRUT. E FUNC. DO ENS.
DE 1º E 2º GRAUS
OITAVO PERÍODO
ELEMENTOS DE ANATOMIA
HUMANA
FISIOLOGIA ANIMAL
ECOLOGIA ANIMAL
PRATICA DE ENSINO DE
1º GRAU
PRATICA DE ENSINO DE
2º GRAU
C . H. C
90
60
60
60
60
330
60
60
60
90
60
60
390
60
60
60
60
75
6 0
3
7
5
60
60
60
90
90
360
RÉDITOS
06
0 4
0 4
04
04
04
0 4
04
06
04
04
26
04
04
04
04
05
04
25
04
04
04
06
.
24
PRÉ REQUISITO
P-DCPC-1400
P-DCPC -1400
P-DCPC-1001
P-DCPC-100
P-DCPC-140
P-DCPC-120
P-DCPC-140.
P-DFP -510
P-DCHB-150
P-DCL1B-160
P-DCPC-140
P-DCPC-110
P-DFP -510
P-DCPC-140
P-DCHB-17
P-DCPC-14
P-DFP -53
P-DFP -53
QUADRO I-C
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
(VERSÃO APRESENTADA PELA INSTITUIÇÃO)
*
CIÊNCIAS - HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA
CÓDIGOS
DCPC-1001
DCPC-1100
DCPC-1201
DLET-2001
DEIS-3001
DFP -5600
DcPC-1002
DCPC-1101
DCPC-1202
DCPC-1300
DCPC-1400
DCPC-10 01
DCPC- 1100
DCPC- 1203
DCPC- 1401
DCHM-1510
DISCIPLINAS
PRIMEIRO PERÍODO
MATEMÁTICA BÁSICA
QUÍMICA GERAL
LlNGUA PORTUGUESA I
EST. DE PROL. BRÁS. I
SOCIOLOGIA
'METODOLOOGIA CIENTÍFIGA
SEGUNDO PERÍODO
CALCULO DIF. E INTEGRAL I
FÍSICA GERAL I
QUIMICA INORGÂNICA
LlNGUA PORTUGUESA II
EST. DE PROB. P.RAS. L I
FILOSOFIA
TERCEIRO PERÍODO
CÁLCULO DIF. E INTEGRAL II
FÍSICA GERAL II
FÍS1CO-QUÍMICA
ELEMENTOS DE GEOLOGIA
BIOLOGIA GERAL
QUARTO PERÍODO
CÁLCULO DAS PROBABILIDADES
FÍSICA MODERNA
QUIMICA ORGÂNICA
ZOOLOGIA GERAL
CÁLCULO DIF. E INTEGRAL III
. C. H.
90
60
60
30
60
60
360
90.
60
60
60
30
60
360
9 0
6 0
60
6 0
9 0
360
60
60
60
90
90
360
CREDITOS
0 6
0
4
0 4
0 2
04
0
4
2 4
06
04
04
04
02
04
24
06
04
04
04
06
24
0 4
0 4
0
4
. 0 6
0
6
PRE-REQUISITO
P-DCPC-1000
P-DCPC-1000
P-DCPC-1200
P-DLET-2000
P-DHIS-3000
P-DCPC-1001
P-DCPC-1100
P-DCPC-1201
P-DCPC-1002
P-DCPC-1101
P-DCPC-1200
P-DCPC-1002
QUADRO I-C (cont.)
CÓDIGOS
DCPC-1402
DCPC -1403
DCMM-1511
DFP 1100
DFP -1115
DCHM-1521
DCHM- 1522
DCHM-1800
DCHM-1900
DFP -5500
DFP- 5500
DISCIPLINAS
QUINTO PERlODO
BOTÂNICA GERAL
ECOLOGIA GERAL
CALCULO DIF. E INTEGRAL IV
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
ESTATÍSTICA
SEXTO PERÍODO
ÁLGEBRA LINEAR I
ANÁLISE REAL I
GEOMETRIA PLANA
DESENHO GEOMÉTRICO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B
SÉTIMO PERÍODO
ÁLGEBRA LINEAR II
ANALISE REAL II
ÁLGEBRA I
DIDÁTICA
EST. FUNC. DO ENS. DE 1º e 2º
GRAUS
PRATICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
OITAVO PERÍODO
ÁLGEBRA II
EQUAÇÕES DIEERENCIAIS
CALCULO NUMÉRICO
PRÁT. DE ENS. DE 1º E 2º GRAUS
PRÂT. DE EDUC. FÍSICA
C.H.
90
60
60
60
60
330
60
60
60
90
60
330
60
60
60
75
60
30
345
GO
60
60
90
30
CRÉDITOS
06
04
04
04
04
22
04
04
04
06
04
22
04
04
04
05
04
02
23
04
04
04
06
02
PRÉ-REQÜISITO
P-DCHIM - 1500
P-DCPC - 1000
P-DCPC - 1500
P-DCPC - 1000
P-DCPC _ 1000
P-DEP - 5100
P-DCPC - 1520
P-DCHM - 1700
P-DCLM - 1000
P-DEP - 5101
P-DCPC - 1521
P-DCHM - 1500
P-DCPC - 1600
P-DEP - 5300
P-DEP
CARGA HORÁRIA 2.625
i
+ EPB e EF 120
CARGA HORÁRIA TOTAL 2.745 h/a.
QUADRO I- E
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA"
CÓDIGOS
DLET-2000 -
DHIS-3000
DFP -5 200
DHIS-3200
DHIS-3100 .
-3101
PEF -6000
DLET -2001
DHIS -3001
DPI -5201
DF1 -56 00
DHE -3102
DHIS -3201
DHIS -3300
DI1IS-3 310
DHJLS-3400
DHIS-3500
DFP -5100
DHIS -3311
DHIS 3301
DHIS -3401
DHIS -3501
DFP -5101
DISCIPLINAS
PRIMEIRO PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA I
EST. DE PROB. BRÁS. I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
SOCIOLOGIA
INT. AOS EST. HISTÓRICOS
PRE.-HISTORIA A
PRATICA DE EDUC. FÍSICA
SEGUNDO PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA II
EST. DE PROB. PRAS. 11
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
FILOSOFIA (LÓGICA)
TEORIA DA HISTÓRIA
ANTROPOLOGIA CULTURAL
TERCEIRO PERÍODO
HISTÓRIA ANTIGA I
HISTÓRIA MEDIEVAL I
INT. A ECON. POLÍTICA I
HISTÓRIA DO BRASIL I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
QUARTO PERÍODO
HISTÓRIA MEDIEVAL II
HISTÓRIA ANTIGA II
INT.. A ECON. POLÍTICA II
HISTÓRIA DO BRASIL II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. B
CH. (
60
30
30
60
60
60
30
330
60
3 0
30
6 0
60
60
3
00
6 0
60
6
0
60
60
300
60
60
6 0
60
60
300
CRÉDITOS
04
02
02
04
04
04
02
22
0
4
02
02
0 4
0 4
04
20
04
04
04
04
04
20
04
04
0 4
. 0 4
0 4
20
PRÉ -REQUISTOS
-
P-DLET-2000
P-DHIS-3000
P-DFP -5200
P-DHIS-3200
_
P-DHIS-3310
P-DHIS-3300
P-DHIS-3400
P-DHIS-3500
P-DFP -5100
QUADRO I-E (cont.)
CARGA HORÁRIA 2.235
+ EPB e EF 90
CARGA HORÁRIA TOTAL 2.325 h/a
CÓDIGOS
HIS -3320
HIS-3330
HIS-3620
HIS -3602
HIS 3370
FP -5300
HIS -3321
HIS -3331
HIS-3621
HIS -3510
HIS -3550
HIS -5400
HIS-3520
HIS -3511
FP -5500
HIS-3330
FP -5700
DISCIPLINAS
QUINTO PERÍODO
HISTÓRIA MODERNA I
HISTORIA CONTEMPORÂNEA I
HISTÓRIA- DA AMÉRICA I
HISTÓRIA DO BRASIL III
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
DIDÁTICA
SEXTO PERÍODO
HISTÓRIA MODERNA II
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
HISTÓRIA DA AMÉRICA II
HISTÓRIA DO NORDESTE I
HISTÓRIA DA ARTE
EST.. E FUNC. DO ENS. DO
1º o 2º GRAU
SÉTIMO PERÍODO
HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
HISTÓRIA DO NORDESTE II
PRÃT. DE ENS. DO 1º O 2º GRAUS
HIST. DA ATUAL. BRASILEIRA
PRÁT. DE ENS. DE HISTÓRIA NO
.1º o 2º GRAUS
CH.
60
60
60
60
60
75
375
60
60
60
60
60
60
360
60
60
60
90
360
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
05
25
04
04
04
04
04
04
24
04
04
06
04
06
24
PRÉ-REQUISITOS
P-DHIS-3501
P-DFP -5101
P-DHIS-3320
P-DHIS-3330
P-DHIS-3620
P-DHIS-3510
P-DEP -5300
QUADRO I-F
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
CÓDIGOS
#
DISCIPLINAS
PRIMEIRO PERÍODO
LlNGUA PORTUGUESA I
•E.
P. B. I
SOCIOLOGIA
MATEMÁTICA
. INTRODUÇÃO Ã GEOGRAFIA I
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
PRÁTICA DE EDUC. FÍSICA
SEGUNDO PERÍODO
LINGUA PORTUGUESA II
E
.
P
.
B. II
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
FILOSOFIA (LÓGICA)
ANTROPOLOGIA CULTURAL
INTRODUÇÃO A GEOGRAFIA II
TERCEIRO PERIODO
GEOGRAFIA REGIONAL I
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
CARTOGRAFIA I
FORM. ECON. E TERRIT. BRASIL
GEOGRAFIA FÍSICA I
QUARTO PERÍODO
GEOGRAEIA REGIONAL II
GEOGRAFIA FÍSICA II
GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL
CARTOGRAFIA II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
C..
II.
60
30. .
60
60
60
30
30
330
60
30
30
60
60
60
300
60
60
60
60
60
300
60
60
60
60
60
300
CRÉDITOS
0 4
02
0 4
04
0 4
0 2
02
2:.'
04
02
02
04
04
04
20
0 4
0 4
04
04
04
2 0
04
04
04
04
04
20
PRÉ-REQUÍSITOS
-
P-DLET-2000
P-DHIS -3000.
P-DEP -5000
P-DHIS 3200.
P-DCHM-1006
P-DGEG-4 501
P-DGEO-4 501
P-DGEO-4501
P-DGEO-4 300
P-DGEO-4501
P-DGEO-4 502
QUADRO I-F (cont.)
CARGA HORÁRIA , 2.220
+EPB e EF 9 0
CARGA HORÁRIA TOTAL 2.310 h/a
CÓDIGOS
DGEO-4 302
DGF -4103
DGEO-4 201
DGEO-4 401
DFP -5101
DC_O-4103
DGEO-4303
DCEO-4 20 2
DGEO-4 50 4
DCEO-4 20 4
DFP -5300
DFP -5400
DISCIPLINAS
QUINTO PERÍODO
GEOGRAFIA REGIONAL III
GEOGRAFIA FISICA III
.GEOGRAFIA AGRÁRIA
GEOGRAFIA HUMANA DO BRASIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B
HIDROGEOGRAFIA
SEXTO PERÍODO
GEOGRAFIA REGIONAL IV
GEOGRAFIA DA INDUSTRIA
ECONOMIA
GEOGRAFIA URBANA
DIDÁTICA
ESTRUT. E FUNC DO ENS.
DO 1º o 2º GRAU
SÉTIMO PERÍODO
GEOGRAFIA REGIONAL V
GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS
BIOGEOGRAFIA
ECOLOGIA
PRÁT. DE ENS. NO 1º E 2º GRAUS
C.1I.
60
60
60
60
60
60
360
60
6O
60
60
75
60
375
60
60
75
60
90
345
CRÉDITOS
04
04
04
04
04
04
24
04
0
4
0
4
0 4
05
0
4
25
0 4
0
4
as
04
0
5
2
2
PRÉ-REQUISITO
P-DGEO-4 301
P-DGEO-4102
P-DGEO-4501
P-DCEO-4400
P-DFP -5100
P-DGEO-4500
P-DGEO-4 302
P-DGEO-4500
P-DGEO-4 500
P-DFP -3101
P-DGEO-4 303
P-DGEO-4 500
P-DGEO-4500
QUADRO I-G
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS - HAB. PORTUGUÊS/INGLÊS
CÓDIGOS
DLET-2000
DHIS -3000
DFP -5200
DHIS -3200
DLET-2700
DLET-2300
DLET-2001
DHIS -3001
DFP -5201
DFP -5600
ELET-2701
DLET-2301
P -6000
DLET-2002
DLET-2400
DLET-2 600
DLET-2900
DFP -5100
DLET-2003
DLET-2601-
DLET-2401
DDET -2901
DFP -5101.
DISCIPLINAS
PRIMEIRO PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA I
EST. PROB. BRASIL. I
METODOLOGIA CIENT. I
SOCIOLOGIA
LINGUA LATINA I
TEORIA DA LIT. I
SEGUNDO PERÍODO
LINGUA PORTUGUESA II
EST. PROB. BRÁS. II
METODOLOGIA CIENTIF. II
FILOSOFIA (LÓGICA)
LÍNGUA L/ATINA II
TEORIA DA LITERATURA II
PRÁTICA DE EDUC. FÍSICA
TERCEIRO PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA III
LÍNGUA INGLESA I"
LINGÜÍSTICA I
LITERATURA PORTUGUESA I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
QUARTO PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA IV
LINGÜÍSTICA II
LÍNGUA INGLESA II
LITERATURA PORTUGUESA II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO B
CH.
60
30
30.
60
60
60
300
60
30
30
60
60
60
30
330
60
60
60
60
60
300
60
60
60
60
60
300
CRÉDITOS
04
02
02
04
04
04
20
0 4
0 2
0 2
0 4
0 4
0 4
0 2
2 2
04
04
04
04
04
20
04
04
04
04
04
20
PRÉ-REQUESITOS
-
P-DLET-2000
P-DHIS-3000
P-DFP -5200
P.-DLET-270 0
P-DLET-2300
P-DLET-2001
P-DLET-2 300
P-DLET-2001
P-DLET-260
P-DLET-240
P-DLET-290
P-DFP -510
QUADRO I-G (cont.)
CODIGOS
DLET-2402
DLETE 2100
DLET-2004
DFP -5400
DLET-2403
DLET-2005
DLET-2101
DFP -5300
DLET-2104
DLET-2006
DLET-2102
DLET-2500
DFP -5500
DLET-2507
DLET-2007
DLET-2405
DFP -5502
DLET-2103
DISCIPLINAS <
QUINTO PERÍODO
LÍNGUA INGLESA III
LITERATURA BRASILEIRA I
LÍNGUA PORTUGUESA V
.ESTRUTURA FUNCIONAMENTO
DO 1º E 2º GRAUS
SEXTO PERÍODO
LÍNGUA INGLESA IV
LÍNGUA PORTUGUESA VI
LITERATURA BRASILEIRA II
DIDÁTICA
SÉTIMO PERÍODO
LÍNGUA INGLESA V
LÍNGUA PORTUGUESA VII
LITERATURA BRASILEIRA III
LITERATURA DA LÍNGUA INGLESA I
PRÁTICA DE ENSINO DE LINGUA
PORTUGUESA NO 1º o 2º GRAUS
OITAVO PERÍODO
LITERATURA DA LÍNGUA INGLESA II
LÍNGUA PORTUGUESA VIII
LÍNGUA INGLESA VI
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA
INGLESA NO 1º e 2º GRAUS
LITERATURA BRASILEIRA IV
C.H
60
60
60
60
240
60
75
60
75
270
60
60
60 .
60
90
330
: 60
60
60
90
60
3 30
CRÉDITOS'
04
04
04
04
16
04
05
04
05
18
04
04
04
04
06
22
04
04
04
06
04
22
PRÉ-REQUISITOS
P-DLET-2401
P-DLET-2300
P-DLET-2003
P-DLST-2402
P_LET 2004
C-DLET-2004
P-DLET-2100
P-DFP -5101
P-DLET-2403
P-DLET-2005
C-DLET-2601
P-DLET-2101
P-DLET-2300
C-DLET-2403
P-DFP -5300
P-DLET-2500
C-DLET-2404
P-DLET-2006
P-DLET-2404
P-DFP -5300
P-DLET-2102
CARGA HORÁRIA . 2.310
+ EPB G EF 90
CARGA HORÁRIA TOTAL ...2.400 h/a
ANEXO II
Corpo Docente
01. Adalva Cordeiro Galvão Marangou
Disc.: Sociologia
Graduação: Licenciada em Ciências Sociais- Fac . de Filosofia, Ciên
cias e Letras de Caruaru/1978. Pós-graduação em Sociolo
gia, em nível de especialização na mesma instituição /
1988. Apresenta experiência docente no magistério supe
rior .
Decisão: Pode ser aceita para este curso
02. Alder Júlio Ferreira Calado
Disc.: Metodologia Científica/Antropologia Cultural
Sociologia
Graduação: Licenciado em Ciências Sociais, Fac. de Filosofia, Ciên.
cias e Letras de Caruaru/197 2. PÓs-graduação: Mestrado
em Sociologia - UFPE/1979. Apresenta experiência docen-
te no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito
03. Ana Maria de Barros
Disc.: História do Brasil/História Antiga/Teoria da História
Graduação: Licenciatura plena em História - Fac. de Filosofia Ciên-
cias e Letras de Caruaru/1986. PÓs-graduação: Especiali-
zação em Sociologia - na mesma instituição/1990. Apre_
senta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
04. Aleixo Leite de Albuquerque Filho
Disc.: História Moderna/História Contemporânea/Teoria da História
Graduação: Licenciado em História - Fac. de Filosofia Ciência e
Letras de Caruaru/1970. Pós-graduação em nível de espe_
cialização em História Moderna e Contemporânea - PUC /
MG/1978. Apresenta experiência docente no magistério su-
perior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
05. Antônio Guedes de Queiroz
Disc.: Fundamentos da Educação
Graduação: Licenciado em Ciências Sociais - Universidade Católica de
Pernambuco/1968. Pós-graduação em nível de especialização
em Metodologia do Ensino Superior - UNICAP/1984. Apresen
ta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
06. Antônio Iran de Barros Correia
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de lº e 2º Graus/Didática
Prática de Ensino de 1º e 2º Graus
Graduação: Licenciado em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/l 984 . Pós-Graduação em nível de especia
lização em Recursos Humanos na área de Educação, realiza
do em 1981/82, convênio entre Secretaria da Educação de
Pernambuco e CETEB/Brasília, com duração de 400 horas
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
07. Antônio José Sampaio
Disc.: Introdução à Geografia/Geografia da Industria/Geografia da
População
Graduação: Ciências Sociais - Fac. Filosofia Ciências e Letras de
Caruaru/1980. Pós-graduação em nível de especialização em
Geografia - UFPE/1981. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
08. Arlindo Nunes de Oliveira
Disc.: Álgebra/Álgebra Linear/Cálculo das Probabilidades
Graduação: Licenciado em Matemática - Fac. Formação de Professores
de Arcoverde/PE/1980. Pós-graduação lato-sensu em Matemá-
tica - Universidade de Pernambuco/1981. Apresenta experi.
ência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
09. Bernardina Santos Araújo de Sousa
Disc.: Didática/Sociologia
Graduação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciên
cias e Letras de Caruaru/1987. Pós-graduação em nível de
especialização em Sociologia - Fac. de Filosofia Ciên
cias e Letras de Caruaru/1988. Apresenta experiência d£
cente de nível superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
10. Eduardo Carlos Monteiro de Pontes
Disc.: Economia/Introdução à Economia Política
Formação Econômica e Territorial do Brasil
Graduação: Bel. em Ciências Econômicas - Fundação Educacional deo
Gabriel/RS/1979. Pós-graduação em nível de especializa
ção em Economia/1983. Apresenta experiência no magisté_
rio superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
11. Francisco de Assis Maciel Aquino
Disc.: História Medieval/História da América/História do Brasil
Graduação: Licenciatura plena em História - Fac. de Formação de Pro-
fessores de Belo Jardim/1989. PÓs-graduação em nível de
especialização em História, na mesma instituição/1991
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
12. Francisco de Assis Rodrigues da Silva
Disc.: Estatística/Geometria Plana/Matemática
Graduação: Licenciatura Plena em Matemática - Fac. de Formação de
Professores de Arcoverde/1983. PÓs-graduação em nível de
especialização em Matemática - Autarquia Educacional de
Belo Jardim/1991. Apresenta experiência no magistério su_
perior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
17. João Estevão da Silva
Disc.: História Antiga/História do Brasil/História do Nordeste
Graduação: Licencitura Plena em História - Autarquia de Ensino Su
perior de Arcoverde/1981 . Pós-graduação lato sensu em
História - Autarquia Educacional de Belo Jardim/1990 .
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
18. João Vieira da Costa
Disc.: Física Geral/Física Moderna/Matemática Básica
Graduação: Engenharia Florestal - UFRPE/1981. Licenciatura Plena
em Matemática - Autarquia Educacional de Belo Jardim /
1986. Pós-graduação lato sensu em Sociologia - Associa
ção Didesana de Ensino e Cultura de Caruaru/1989. Apre_
senta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
19. Jorge Coelho da Silveira Neto
Disc.: Zoologia Geral/Biologia Geral/Matemática Básica
Graduação: Licenciatura Plena em Biologia - Autarquia Educacional
do Belo Jardim/PE/1987. Pós-graduação lato sensu em
Matemática, na mesma instituição/1991. Apresenta expe
riência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
20. José Edilson de Góis
Disc.: História do Brasil/Sociologia
Graduação: Licenciatura Plena em História - Fac. de Filosofia Ciên_
cias e Letras de Caruaru/1984. Pós-graduação lato sensu
em Sociologia, na mesma instituição/1989. Apresenta ex-
periência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
21. José Ivan Monteiro da Silva
Disc.: Educação Física/Biofísica
Graduação: Licenciatura em Educação Física - Faculdade Dom Bosco de
Educação Física, Brasília/DF/1984 . Comprova participa_
ção em vários cursos de atualização e aperfeiçoamento .
Apresenta experiência docente no magistério superior.
13. Geraldo Vieira da Costa
Disc.: Calculo Diferencial e Integrado/Calculo Numérico
Graduação: Engenharia Florestal - UFRPE/1983. Pós-graduação em ní
vel de especialização em Matemática - Autarquia Educa
cional do Belo Jardim/1991. Apresenta experiência docen-
te de nível superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
14. Irinéia Paulino dos Santos
Disc.: Geografia Regional/Geografia Urbana/Introdução à Geografia
Graduação: Licenciada em Geografia - Autarquia de Ensino Superior
de Arcoverde/1985. Pós-graduação em nível de especiali
zação em Geografia, na mesma instituição/1986. Apresen
ta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
15. Irineu de Oliveira Menezes
Disc.: História da Atualidade Brasileira/Historiografia Brasileira/
Pré-História
Graduação: Licenciatura Plena em História - Autarquia de Ensino Su
perior de Arcoverde/1983. Pós-graduação lato sensu em
História na Autarquia Educacional de Belo Jardim/1990
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
16. Jasiel Vila Nova Rego - Par.CFE 4.424/76 Para disciplina Geografia
Humana.
Graduação: Bel e Licenciado em Geografia - UFAL/1970. Curso de PÓs-
graduação lato sensu em Programação do Ensino - FESPE /
1990. Comprova publicação de trabalho científico. Apre_
senta experiência docente no magistério superior.
Disc.: Cartografia/Geografia Física do Brasil
Decisão: Pode ser aceito para este curso
Decisão: Pode ser aceito para este curso
22. José João Ribeiro
Disc.: Lingua Portuguesa/Lingua Inglesa/Literatura da Lingua
Inglesa
Graduação: Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês/ÜFPE /
1981. Pós-graduação lato sensu em Português, Convênio
UFPE/SEC/PE/1982 . Apresenta larga experiência no magis_
tério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
23. José Osório Coelho Neto
Disc: Ecologia Vegetal/ Ecologia Animal /Elementos da Geologia
Graduação: Agronomia - UFRPE/1957. Curso de especialização em Con-
servação do Solo - UFRPE/1981. Comprova participação
em vários cursos de atualização e aperfeiçoamento na
área da Agronomia. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
24. José Rabelo de Vasconcelos
Disc.: Lingua Portuguesa/LÍngua Latina
Graduação: Licenciado e Bacharel em Letras Neo.Latinas - PUC/PE /
1957. Pós-graduação lato sensu em Lingua Portuguesa
PUC/MG/1977. Comprova publicação de artigos sobre Tea
tro, Literatura Popular, Artes, Educação e Poesia Popu_
lar. Apresenta experiência docente no magistério supe_
rior .
Decisão: Pode ser aceito para este curso
25. José Vieira da Costa
Disc: Zoologia Sistemática/Zoologia Geral/Biologia Geral
Graduação: Medicina Veterinária - UFRPE/1976. PÓs-graduação lato
sensu em Biologia - FESPE/1981. Comprova participação
em vários cursos de especialização, atualização e aper-
feiçoamento. Apresenta experiência docente no magisté_
rio superior.
. _ .
Decisão: Pode ser aceito para este curso
26. Josinaldo Monteiro Tavares
Disc.: Lingua Portuguesa/Literatura Portuguesa/Literatura Brasilei-
ra
Graduação: Licenciado em Letras/Português/Inglês - Autarquia de En_
sino Superior de Arcoverde/196 2 . Pós-graduação lato sen-
su em Lingua Portuguesa - Fac. de Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/1990. Apresenta experiência docente
no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
27. Luciano Gomes da Silva Júnior
Disc: Botânica Geral/Botânica Sistemática/Biologia Geral
Graduação: Bel em Ciências Biológicas - UFPB/1982. Pós- Graduação
lato sensu em Biologia Geral - UFRPE/1986. Apresenta ex_
periência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
28. Luiz Carlos de Oliveira
Disc: Filosofia/Filosofia Lógica/Metodologia Científica
Graduação: Curso de Filosofia no Instituto Vicentino de Filosofia-
Curitiba/1983. Curso superior de Teologia - PUC/PR/1987
Comprova participação em vários cursos da área de Filo_
sofia e Teologia.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
29. Marcílio Martins de Oliveira
Disc.: Desenho Geométrico/Análise Real/Matemática Básica
Graduação: Licenciatura Plena em Matemática - Autarquia de Ensino
Superior de Arcoverde/PE/1985. Pós-graduação lato sensu
em Matemática - Autarquia Educacional do Belo Jardim /
1991. Apresenta experiência docente no magistério supe_
rior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
30. Maria Lúcia Araújo da Rocha
Disc.: Lingüística/Teoria da Literatura
Graduação: Licenciatura plena em Letras/Português/Inglês -Autarquia
Educacional do Belo Jardim/1978. Pós-graduação lato sen-
su em Lingua Portuguesa - Fac. Filosofia, Ciências e Le_
trás de Caruaru/1989. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
31. Maria Lúcia Cordeiro de Menezes
Disc.: Lingua Portuguesa/LÍngua Inglesa
Graduação: Licenciatura plena em Letras - Português/Inglês - Autar_
quia de Ensino Superior de Arcoverde/1983. PÓs-graduação
lato sensu em Lingua Portuguesa - Autarquia Educacional do Belo Jardim/
1991. Apresenta experiência docente no magistério supe
rior .
Decisão: Pode ser aceito para este curso
32. Maria das Mercês Costa
Disc: Sociologia/História da Arte/Teoria da História
Graduação: Licenciada em Ciências Sociais - Fac. Filosofia Ciências
e Letras de Caruaru/1978. Pós-graduação lato sensu em
História - Autarquia Educacional do Belo Jardim/1991.
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
33. Maria Ozita Souza Santos
Disc.: Geografia Humana do Brasil/Geografia Urbana/Ecologia
Graduação: Licenciada em Geografia - Fac. Filosofia Ciências e Le_
tras de Patos/PB/1975. Pós-graduação lato sensu em Geo
grafia - UFPE/1981. Apresenta experiência docente no ma
gistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
34. Mário Marangon
Disc: Metodologia Científica/Filosof ia/Introdução aos Estudos His_
tóricos
Graduação: Licenciatura plena em Filosofia - UNICAP/1970. Bel em
Direito - Fac. de Direito de Caruaru/1979. Pós- gradua
ção lato sensu em História - UFPE/1981. Apresenta lar_
ga experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
35. Maria Aríete Pereira de Cordeiro Ferreira
Disc.: Língua Portuguesa/Literatura Portuguesa
Graduação: Licenciatura Plena em Letras - Autarquia Educacional do
Belo Jardim/1986. PÓs-graduação lato sensu em Português
- Autarquia Educacional de Belo Jardim/1991. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
36. Maria Consuêlo Alves Maciel
Disc: Prática de Ensino de 1° Grau/Prática de Ensino de 2s Grau /
Didática.
Graduação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. Filosofia, Ciên
cias e Letras de Caruaru/197 7. Pós-graduação -Espiciali-
zação em Recursos Humanos na área de Educação atra
s de convênio entre Secretaria de Educação e Pernambu
co e CETEB/Brasília, com duração de 400 horas, no perío
do de 1981/82. Participou de vários cursos de Aperfeiço
amento e atualização. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
37. Maria Ivete Vieira
Disc: Estrutura e Funcionamento do ensino de 12 e 2S Graus
Psicologia da Educação/Fundamentos da Educação
Graduação: Licenciatura em Pedagogia - Fac. Filosofia Ciências e
Letras de Caruaru/1977. PÓs-graduação: Especialização em
Recursos Humanos na área da educação, ministrado pelo
convênio SEPE/CETEB/Brasília/1982. Especialização em
Português - Autarquia Educacional de Belo Jardim/1991 .
Apresenta experiência docente no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
Maria Lins Monteiro
Disc. : Didática/Prática de Ensino de 1º e 2º Graus
Psicologia da Educação
Graduação: Licenciatura plena em Pedagogia - Fac. de Filosofia Ciên-
cias e Letras de Caruaru/197 7. Pós-graduação lato sensu
em Didática - UFPE/1981. Apresenta experiência docente
no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceita para este curso
Osvaldo Bezerra de Ouvira
Disc.: Lingüística/Teoria da Literatura
Graduação: Licenciatura plena em Letras - Fac. de Filosofia, Ciên
cias e Letras de Caruaru/197 3. Especialização em Teoria
da Literatura - PUC/MG/1977. Apresenta experiência docen-
te no magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito para este curso
Paulo de Oliveira Melo
Disc: Geografia Regional/Biogeografia/Geografia Física
Graduação: Licenciatura plena em Ciências Sociais - Fac. de Filoso
fia, Ciências e Letras de Caruaru/197 5. Pós-graduação em
Geografia - UFPE/1981. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
Decisão: pode ser aceito para este curso
William Soares de Brito
Disc.: Matemática/Geometria Plana/Física Geral
Graduação: Licenciatura Plena em Matemática - Autarquia de Ensino
Superior de Arcoverde/1980. PÓs-graduação lato sensu em
Matemática - FESP/1981. Apresenta experiência docente no
magistério superior.
Decisão: Pode ser aceito oara este curso
42. José Flávio da Silva
Disc.: Físico-Química/Química Inorgânica/Bioquímica
Graduação: Farmácia/Bioquímica - UFPE/1972. Participou de cursos
de aperfeiçoamento e extensão na área da Bioquímica.
Apresenta experiência profissional e docente, confor
me o previsto na Resolução 20/77.
Decisão: pode ser aceito para este curso
43. Luciano Gomes da Silva Júnior
Disc.: Fisiologia Vegetal/Genética Geral/Genética e Evolução
Graduação: Bacharel em Ciências Biológicas - Universidade Fede_
ral da Paraiba/1982. PÓs-Graduação lato sensu em Bio
logia Geral - UFRPE/1986. Apresenta experiência docen-
te no magistério superior.
Decisão: pode ser aceito para este curso
44. Paulo de Oliveira Melo
Disc.: Geografia Fisica/Geografia Agrária
Graduação: Licenciatura Plena em Ciências Sociais - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru/1978. Pós-gra_
duação lato sensu em Geografia - UFPE/1981. Apresenta
experiência docente no magistério superior.
Decisão: pode ser aceito para este curso.
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