embora 160 fossem as vagas pretendidas.
A previsão do pedido é de que o curso funcionará no
turno diurno.
Organização curricular
0 curso, terá a duração de quatro (4) anos, r e gime
seriado e obedecerá à grade curricular pré-estabe1ecida onde figu-ram para
cada ano l e t i v o : as disciplinas que o compõem e a ca r ga horária
teórica e prática de cada uma delas constam do anexo I a este
Parecer.
Como de praxe, os autos trazem descrição de cada dis
ciplina como, pelo menos, estes elementos definidores de seu con-
teúdo: ementa e bibliografia básica. Elementos importantes que
possibilitam análise qualitativa do currículo proposta na perspec-
tiva de apurar-se o alcance de seu conteúdo formativo.
De acordo com o A nteprojeto de Regimento da institui_
ção, dois c i c l o s de estudos estruturam o currículo pleno: o ciclo comum
e o ciclo p r o f i ssional. 0 ciclo comum ter á duração de dois (2)
semestres letivos e tem por funções: suprir deficiências de
escolaridade do 2? grau, evidenciadas no concurso vestibular; ori_
entar para a escolha da carreira; proporcionar estudos básicos pa-
ra o ciclo ulterior. E o segundo ciclo, diversificado para cada
habilitação, visa a formação específica.
Pelo currículo pleno considerado, cada habilitação terá
uma carga horária de 4200 h/a. ( Farmacêutico-Bioquímico - Mo dalidade
Análises Clínicas e Tecnologia) e 4320 h/a. (Farmacêutico- I nd u s t r
i a 1 - Modalidade Fármaco e Medicamentos), acrescidas de 240 h/a de
Educação Física e 60 h/a para Estudos de Problemas Bra-s ileiros,
perfazendo um total de 4500 h/a e 4620 h/a para cada ha bilitação,
respectivamente,
0 estágio supervisionado, componente obrigatório do
curríc ulo do curso, além do disposto no Anteprojeto de Regimento
"Os estágios Supervisionados constam de atividades de prática pré-
profissional exercidas em situações reais de trabalho, com ou sem
vínculo empregatício . Para cada aluno é obrigatória a integraliza_ ção
de carga horária total do estágio previsto no currículo do curso,
nela se podendo i n c l u i r as horas destinadas ao planejamento,
orientação paralela e avaliação das atividades. Os estágios são
coordenados pelos respectivos departamentos e supervisionados por
docentes por estes designados, dentre os aprovados pelo Conse-lho
Federal de Educação. Ao Departamento cabe aprovar o plano
de desenvolvimento das atividades de estágio • .
supervisionados.