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No parecer de acolhimento da Carta-Consulta ficou de
cidido que "os cursos de graduação solicitados para o cumprimento
dos mínimos previstos no Art. 5º da Res. CFE-03/83 serão objeto
de análise na fase do projeto a ser apresentado.
0 CFE designou a Comissão de Acompanhamento, consti-
tuída através da Portaria nº 31, de 04.04.91 e composta pelos
professores Antono Carbonari Netto, da Universidade São Francisco;
Genoíno Bordignon, da UnB e Luiz Roberto Sobreira de Agostini, de
UNICAMP, para avaliar a qualidade e desempenho das atividades di-
dático-pedagógicas e administrativas das unidades que deverão
reunir-se para compor a nova universidade, sob a coordenação do
Conselheiro-Relator, nos termos da Resolução CFE-03/91.
É importante esclarecer que a Associação Potiguar
de Educação e Cultura - APEC obteve, em 03.04.91, pelo Parecer
CFE-200/91, aprovação da Carta-Consulta para criação, pela via
da autorização, da Universidade Potiguar - UnP.
I-RELATÓRIO
Trata o presente parecer de autorização para funcio
namento do curso de Matemática, a ser oferecido pela Faculdade
Unificada para o Ensino das Ciências, sediada em Natal e mantido
pela Associação Potiguar de Educação e Cultura - APEC.
RELATOR:SR.CONS. Yugo Okida
U
F
INTERESSADO/MANTENEDORA
ASSOCIAÇÃO POTIGUAR DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APFC
ASSUNTO
Autorização, de acordo com o Artigo 5º da Resolução CFE-3/83,
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Na época oportuna, o Presidente da APEC apresentou para
análise e aprovação deste Colegiado os projetos dos quatro cursos então
propostos. Assim, com vistas ao atendimento do requisito da universalida_
de do campo do conhecimento, além do curso de Matemática, objeto do pre-
sente parecer, devera ser igualmente aprovado o curso de
Educação Artística, como parte do Projeto de Univer_
sidade, ora em apreciação pela Comissão Especial de Universidades, cujo
perfil caracteriza-se pela predominância na oferta de cursos de gradua-
ção nas áreas da Educação e Ciências Sociais Aplicadas.
A Faculdade Unificada para o Ensino das Ciências, mantida
pela Associação Potiguar de Educação e Cultura - APEC, foi criada em1979
e ministra os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Eco-
nômicas, Formação de Executivos e Processamento de Dados. A partir deste
ano também oferecerá o curso de Direito, cuja autorização já foi con-
cedida através de Decreto Presidencial, de 24 de dezembro de 1991, publi
cado no DOU em 27. 12.91 .
0 Estatuto da APEC está registrado sob o número 215, Livro
A, nº 10, fls. 109, no Cartório do 1º Ofício de Notas do Registro Civil de
Pessoas Jurídicas de Natal.
Os Indicadores Econômico-Financeiros da Associação Poti-
guar de Educação e Cultura, segundo afirmação da Contadora, Liêda Amaral
de Souza, CRC-RN 3.409, evidenciam uma situação estabilizada, com pouca
participação do capital de terceiros sobre os recursos da Instituição. Os
altos índices de garantia de capital próprio indicam a posição favorá-vel
da organização. Os baixos índices de liquidez no período de 1988 a 1990
podem ser facilmente explicados devido à defasagem no valor das men-
saudades dos cursos, face aos consecutivos planos econômicos do governo,
entretanto, dados constantes do Balancete de Verificação, levantados em
30.06.91, indicam uma variação positiva nos referidos índices. Somos de
parecer, continua a Contadora, que as demonstrações financeiras audita-
das representam adequadamente a posição financeira da Associação Potiguar
de Educação e Cultura em 31 de dezembro de 1986, 87, 88, 89 e 90, bem
como as receitas internas e externas, as despesas de custeio e de
capital e os investimentos em bens de capital nos referidos exercícios,
de conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos, aplica-
dos de maneira uniforme nos 5 períodos.
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A APEC tem sua regularidade fiscal e parafiscal regular,
comprovada através dos documentos a seguir relacionados e que estiveram
à disposição da Comissão de Acompanhamento, quando da visita às instala_
ções da IES: IAPAS -certidão de regularidade nº 956249; FGTS - certidão
de regularidade nº 000080028; PIS; Certidão Negativa de Dívidas e Protes
tos; Certidão Negativa de Débitos de Tributos Municipais de nº 13099 e
Certidão de Tributos Federais.
Sobre o atendimento ao ensino de 1º e 2º graus, segundo
dados contidos no processo, cuja fonte é a Secretaria de Estado de Educa
ção e Cultura do Rio Grande do Norte, através de sua Unidade Setorial de
Planejamento, o sistema estadual vem promovendo uma satisfação relativa
de atendimento às necessidades do ensino de 1º e 2º graus, na cidade de
Natal, - "porque, caso seja aplicado, em termos absolutos, essa exi-
gência redundaria no bloqueio de qualquer pretensão de expansão do ensi no
superior proveniente de qualquer região do País."
Nesse sentido, e segundo a mesma fonte, confrontando-se a
população escolarizável na faixa de 7 a 14 anos - 95.782 em 1988, com o
contigente escolar dessa mesma faixa matriculado no 1º grau - 84.957 em
1988, observa-se que o atendimento, a par de manter-se em ordem cres-
cente, vem alcançando taxa de escolarização muito significativa, ou seja,
88,70% em 1988.
Quanto ao ensino de 2º grau, o atendimento escolar, tam-
bém, vem se processando em níveis crescentes, não obstante apresente ta_
xas inferiores às alcançadas no 1º grau. De outra parte, há de se obser_
var que as taxas de escolarização a esse nível se apresentam superiores
na cidade de Natal, se comparadas com as taxas atingidas no Estado como
um todo, fato plenamente justificado pela maior concentração de escolas
de 2º grau na capital. A taxa de escolarização de 2º grau, em Natal, no
ano de 1988, foi de 28%, que correspondem a 15.124 matrículas, num uni-
verso de 54.027 jovens na faixa de 15 a 19 anos.
Merece especial destaque o fato de que a APEC mantém uma
escola de aplicação, com oferta de cursos do pré-escolar ao 2º grau,
apoio eminentemente importante para os cursos de licenciatura que pre-
tende implantar. 0 fato de manter cursos em nível de 2º grau também con
tribui para elevar a taxa de escolarização e' consequentemente aumentara
demanda por cursos de 3º grau.
No DGE 7, local onde será instalado o curso de Matemática,
existem apenas 2 cursos já implantados, com um total de 60 vagas anuais.
Os dados estatísticos emitidos pelo SEEC/MEC, relativos ao ano de 1990,
aponta uma relação candidato/vaga em torno de 2.75 no Estado.
A IES definiu o currículo pleno do curso de licenciatura em
Matemática em função das normas contidas na Resolução CFE-s/nº, de 14 de
novembro de 1962.
0 curso será ministrado em 4 anos, em regime seriado anual,
com uma carga horária de 2.445 horas/aula, excluídas as horas destinadas
às disciplinas EPB e EF. 0 detalhamento do currículo proposto constitui
o Anexo I deste Parecer.
0 ementário das disciplinas do currículo pleno e a biblio_
grafia recomendada para cada disciplina encontram-se no projeto apresen
tado e revelam o conteúdo necessário ao perfil previsto para o profissio-
nal que se pretende formar.
A Instituição já possue as instalações necessárias e sufi-
cientes para abrigar o curso de Matemática, assim atestaram os profes-
sores integrantes da Comissão de Acompanhamento.
Atualmente, encontram-se à disposição do seu corpo discen_
te 46 salas de aula, todas perfeitamente iluminadas e ventiladas, com
área média de aproximadamente 80 m2, perfazendo um total de 3.980 m2.
Está previsto a ampliação de um dos prédios que constitui o complexo da
APEC, com a construção de mais 20 salas de aula. As escadarias e demais
instalações já existentes foram dimensionadas de modo a atenderem a essa
expansão, que terá um acréscimo de mais 1.920 m2.
Para as atividades de Educação Física a IES possue duas
quadras poliesportivas, e, também, uma sala de judô e musculação.
Além das atuais instalações físicas da instituição e da
expansão prevista para um dos prédios, a APEC pretende instalar em seu
campus, em terreno já adquirido para este fim, com 54 mil metros quadra_
dos, localizado cerca de 10 quilômetros da atual sede, prioritariamente,
o seguinte: parque desportivo completo; centro de convivência (lanchone_
te, farmácia, livraria, posto telefônico, posto médico, agência bancária,
diretório estudantil); biblioteca central; 120 salas de aula; laborató-
rios; auditório para 600 lugares; dependências administrativas; oficinas,
estacionamento, etc.
A Biblioteca, ocupando uma área de 146 m2, possue um acer_
vo geral de 18.920 títulos, correspondendo a 27.776 exemplares. 0 acervo
específico está formado de 1.090 títulos, correspondendo a 2.180 exempla_
res.
0 plano de expansão da Biblioteca está acontecendo e con_
templa um substancial acréscimo ao acervo de livros e periódicos já exis_
tentes. Neste sentido, destacam-se os títulos adquiridos no presente
exercício e os convênios que serão firmados com a Universidade Federal do Rio Gran_
de do Norte, com a Universidade de Mossoró e com a Prefeitura da cidade
de Natal, para uso de seus respectivos acervos bibliográficos.
No ano de 1996 a Biblioteca deverá ocupar uma área de 1.100m2
contará com 4 bibliotecárias, 10 auxiliares e um acervo de 48.254 títulos.
0 corpo docente proposto para o curso de Matemática está
formado de 19 professores, cuja titulação acadêmica pode ser assim resu-
mida: doutores: 02 ; mestres: 10 ; especialistas: 07.
Os curricula vitae dos professores indicados constituem o Anexo II deste
Parecer.
Cabe o registro de que a situação atual do corpo docente,
tanto relativa à dedicação às atividades de ensino, pesquisa e extensão,
quanto à titulação acadêmica, sofrerá um incremento significativo, con-
forme se verifica no Plano Qüinqüenal de Expansão do Regime de Trabalho e
da Titulação Acadêmica, partes integrantes do Projeto da futura Uni-
versidade .
A Faculdade Unificada para o Ensino das Ciências tem seu
funcionamento disciplinado em Regimento Unificado, o qual foi objeto de
aprovação recente por parte deste CFE, originando o Parecer 565/91, de
01.10.91 .
II - VOTO DO RELATOR
Voto favoravelmente à autorização para funcionamento do
curso de licenciatura plena em Matemática, a ser oferecido pela Faculdade
Unificada para o Ensino das Ciências, sediada em Natal e mantido pela
Associação Potiguar de Educação e Cultura - APEC, com 60 vagas iniciais
para cada turno (diurno e noturno).
ANEXO I
CURRICULO PLENO DO CURSO DE MATEMÁTICA
1º ANO
DISCIPLINAS E PRATICAS DO
CURRICULO PLENO
METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS DA QUÍMICA
FUNDAMENTOS DA FISICA
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA
COMPUTAÇÃO
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA
PLANA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
CALCULO I
EDUCAÇÃO FISICA
TOTAL
2º ANO
DISCIPLINAS E PRATICAS
DO CURRICULO PLENO
CALCULO II
FISICA I
ESTRUTURA E FUNCIONAMEN-
TO DO ENSINO DE 1º E 2º
GRAUS
ÁLGEBRA LINEAR I *
E.P.B.
CALCULO NUMÉRICO
TOTAL
* O programa da disciplina Álgebra Linear I contempla o conteúdo
de em
geometria analítica
3º ANO
DISCIPLINAS E PRATICAS
1)0 CURRICULO PLENO
FUNDAMENTOS DE ESTATÍS-
TICA
CALCULO III
FISICA II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÁLGEBRA LINEAR II
DIDÁTICA
TOTAL
4º ANO
DISCIPLINAS E PRATICAS DO CURRICULO
PLENO
GEOMETRIA DESCRITIVA
TÉCNICAS AUDIO-VISUAIS DE ENSINO -
TAVE
HISTORIA DA MATEMÁTICA *
PSICOLOGIA DA CRIATIVIDADE
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR
INTRODUÇÃO A PESQUISA OPERACIONAL
CÁLCULO IV
ALGEBRA I
PRATICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA
TOTAL
ANEXO II
CORPO DOCENTE DO CURSO DE MATEMÁTICA
1- PROFESSOR: FRANÇOISE DOMINIQUE VALERY
. História e Geografia. Université de
Provence. Provence (França). 1973
. Turismo (Licenciatura). Université de
Provence Aix Marseille.1976.
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
. Urbanismo. Université de Provence.
Franca. IV/a. 60u h/a.
MESTRADO:
Planejamento Urbano e Regional. Paris.
Institut D'amenagemente Reqional. "Les
Debouches des Étudiente de troisième
cycle en amenagement et urbanisme". 1977 . Mestrado
em Ciências Sociais. Natal. UFRN. "A
política Habitacional no Rio Grande
do Norte, e seu impacto nos hábitos de moradia
da população de baixa renda". 1983.
DOUTORADO:
Planejamento Urbano e Regional. Paris.
Institut D'amenaqemente Reqional. "Le
Processus de professionalisation des
amenageurs en France" . 1980.
c) EXPERIENCIA PROFISSIONAL:
. Professora a nível de terceiro grau e
Pós-Graduação. UFRN (10 anos); outras
instituições nacionais e internacional.
DISCIPLINA (S): . Metodologia da Ciência
2 - PROFESSOR: CATARINA DE SENA MATOS PINHEIRO
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO :
- Física (Licenciatura). UFRN, 1987
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
MESTRADO:
Novos Materiais. Natal. UFRN. "Comparação
entre as soluções analítica e numérica na
nitretação em um substrato de aço regida pela Lei de
Fick", 1992.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
- Professora na área da disciplina. Objetivo. 1988 -
1991.
DISCIPLINA(S): Física
PROFESSORA: ELINE CASTRO ALVES DE SENA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUACÃO:
- Letras e Artes. UFRN. 1975.
b) PÓS GRADUACÃO:
MESTRADO:
- Mestrado em Educação. Natal. UFRN.
Tecnologia Educacional , 1983.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
- Professora de nível de 3º Grau na área da
educação. UFRN. 1984.
DISCIPLINA(S): - Introdução à Educação
4- PROFESSOR: NANCY GOMES DOS SANTOS
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO :
DISCIPLINA(S)
- História (licenciatura) UFRN 1964.
- Pedagogia (Licenciatura) UFRN. 1975.
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
MESTRADOS
Tecnologia Educacional. Natal.
UFRN. "O provimento do cargo de
Direção:Escolar de 1º e 2º graus no
RN: Uma questão de na t ur e z a
técnico-formal ou potico-
partidária" .. 1987.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
- Professora em nível de 3º Grau na área. UFRN
(28 anos)
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de
1º e 2º Graus.. .. Psicologia da
Educação.
PROFISSOR: MARIA ISAURA PINHEIRO
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Ciências Jurídicas. UFRN. 1953
- História (Licenciatura). UFRN. 1963.
b) POS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO
. Docência no Ensino Superior. UFRN.
Natal., 1971, 360 h/a.
MESTRADO:
Tecnologia Educacional. Natal.
UFRN. "Objetivos educacionais e o
ensino da história".. 1983.
c)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL a
- Professora em nível de 3º Grau. UFRN.
(28 anos).
DISCIPLINA(S): - Estudos de Problemas Brasileiros
E - P - B.. .. Técnicas em Audio-Visual -
TAVE
6 PROFESSOR: PEDRO FERNANDES MAIA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Matemática (Bacharelado). UFPB. 197
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
- Engenharia de Sistemas. UFRN. 1987 360 h/a
MESTRADO:
M a t e m á t i c a . UFCE. F o r t a l e z a . "
Geometria Diferencial", 1979.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
. Professor em nível de terceiro grau (17 anos) nas
disciplinas: Algebra Linear, Cálculos, Álgebra,
Topologia, Geometria, UFRN, 1980.
DISCIPLINA(S): Álgebra
7 - PROFESSOR: JOÃO MARIA FILGUEIRA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Estatística, UFRN, 1989
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
Engenharia de S i s te m a s . UFRN Natal,
1991, 360 h/a.
Docência no Ensin o Superior UNIPEC
Natal. 1992. 435 h/a.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL :
- Professor em nível de 3º Grau
UNIPEC DISCIPLINA(S): Fundamentos de
Estatística.
8 - PROFESSOR: MARIA ESTELA HOLANDA CAMPELO
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Pedagogia. UFRN. 1969 b) PÓS-
GRADUAÇÃO:
MESTRADO:
Tecnologia Educacional. Natal. UFRN.
"Descobrindo a criança Pré-E s c o l a r : um
t r a b a l h o com o professor da Escola Pública
de Natal - RN" - 1984.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
. Professora em nível de 3º Grau das disciplinas: Didática e
Psicologia Educacional. UFRN. 1972.
DISCIPLINA(S): Didática
9- PROFESSOR: ELIZABETH ALVES DE FREITAS
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO :
Matemática (Licenciatura). UFRN 1987. -
Estatística. UFRN. 1983 .
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
Engenharia de Si st emas. UFRN Natal,
1989, 360 h/a.
DISCIPLINA(S): Introdução à Pesquisa Operacional,
- História da Matemática.
10 - PROFESSOR : LUIZ GONZAGA PONTES
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Pedagogia, UFRN, 1990
- Engenharia Civil, UFRN, 1977.
b) PÓS-GRADUAÇÃO;
ESPECIALIZAÇÃO:
Administração Educacional. UFRN-Natal. 1991.
360 h/a,
D ocê n c i a no Ensino Superior. UNIPEC.
Natal. 1992. 433 h/a.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
. Experiência de 20 anos na Área da Educação, Nível 2º
grau (Salesiano, objetivo- RN).
DISCIPLINA(S):Prática de Ensino de Matemática.
11 - PROFESSOR: JOSÉ BARTOLOMEU CORREIA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Farmácia, UFRN, 1968. b) PÓS-
GRADUAÇÃO:
MESTRADO:
Físico-Química. UFPE. "Reações íon- m o l é c u l a
em fase oasoça diésteres com Cloreto
Terte-Butila" .. 1980.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
. Professor em nível de terceiro Grau na Área da disciplina
(20 anos). UFRN 1975.
DISCIPLINA(S)a .. Fundamentos da Química..
12 - PROFESSOR: MÁRCIO ELIEL DE OLIVEIRA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Engenharia Mecânica, UFRN. b) PÓS-
GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
- Engenharia Mecânica. UFRN. Natal. 1989. 450
h/a.
MESTRADOS
Engenharia Mecânica. Campinas-SP. UNICAMP.
"Método numérico de diferenças finitas
apl i cado a problemas de convecção natural em
Placa Plana"- 1992.
DOUTORADOS
. Experiência de 4 anos no ensino técnico
a nível federal.
DISCIPLINAS(S): - Fundamentos de Matemática Elementar.
.. Fundamentos da Fisica.
13 - PROFESSOR: RUBENILSON BRAZÃO TEIXEIRA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Arquitetura. UFRN. 1986. b)
PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO:
Mestrado em Arquitetura e
Urbanismo, Montreal, canadá, McGill
University. "Tradição e mudança no ambiente
domiciliar urbano", 1990,
DISCIPLINA(S): Desenho Geométrico e Geometria Plana.
- Geometria Descritiva.
PROFESSOR : ZORAIA DA SILVA ASSUNÇÃO
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Engenharia Civil, UFBA/ Escola
Politécnica, 1982.
b) PÓS-GRADUAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO:
. Docência no Ensino Superior. UFRN.
Natal-
1992. 435 h/a.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
. Professora em nível de 3º Grau das
disciplinas: Teleprocessamento e
Introdução ao Processamento de Dados.
UNIPEC, 1988.
DISCIPLINAS(S): - Introdução à ~Ciência da Computação.
I S
PROFESSOR: SÉRGIO PEREIRA DE FARIAS
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Engenharia Civil. UFRN, 1978.
b) PÓS--GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
. Engen haria de S i s t e m a s , UFRN.
Natal, 1980, 360 h/a. Consultoria
Industrial. UFPE. Recife, 1982, 720 h/a
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
- Professor em nível de 3º Grau na área da Matemática (7
anos). UNIPEC- 1985.
DISCIPLINA(S):
CÁLCULO
- cálculo numérico
16 PROFESSOR: BENEDITA DE SOUZA
GUEDES PEREIRA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Matemática
(licenciatura), FURRN,
1977.
b) PÓS- GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
Docência no
Ensino Superior.
UNIPEC. Natal,
1992, 435 h/a. -
MAtemática, UFPE,
Recife, 1980.
c) EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL:
. Professor a nível de
2º grau de rede
estadual (SEC - RN ).
É de escolas
privadas (Colégio
Objetivo-RN).
DISCIPLINA(S): Cálculo I. .
Calculo II.
17 - professor: JOSÉ DE ANCHIETA PEREIRA PINTO
JÚNIOR
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Matemática (Bacharelado). UFRN.
1977
b) PÓS-GRADUACÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
.UFRN. Natal. 1980. 360 h/a.
Especialização em
Matemática e Estatística.
MESTRADO:
. Engenharia Mecânica.
Natal. UFRN. 1992.
"Aplicação das
equações de Maxwell à
Termodinâmica".
Defesa: 12/92.
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
. Professor em nível 3º
Grau (Cálculo,
Álgebra, Matemática
Financeira). Desde
1978.
DISCIPLINA(S): .. Matemática
Comercial e
Financeira. ..
Fundamentos da
Matemática..
18- PROFESSOR: JOELSON FERREIRA DE SOUZA
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Educação Física, UFRN, 1987.
b) PÓS-GRADUAÇÃO:
ESPECIALIZAÇÃO:
Docência no Ensino Superior
;
UNIPEC,
1992, 435 h/a
c) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
- Professor em nível 3º Grau na área da Educação Física.
UNIPEC (2 anos); Professor e nível de 2º Grau,
Colégio Objetivo-RN (04 anos).
DISCIPLINA(S): Educação Física.
19- PROFESSOR: MARIA DA CONCEIÇÃO LUCENA DE MEDEIROS
QUALIFICAÇÃO: a) GRADUAÇÃO:
- Psicologia, UFRN, 1989. b) PÓS-
GRADUAÇÃO:
MESTRADO:
. Administração de Recursos Humanos.
UFRN, Natal, 1991.
DISCIPLINA(S): Psicoloqia da Criatividade.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSAO PLENÁRIA
DO DIA 11/11/1992, REALIZADA ÀS 15:30 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE ----------------------- / 1992.
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
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