tilizadas pelos pós-graduandos. Nelas se encontra todo o equipa
mento básico para exames audiológico, vestibular, otorrinolarin
gológico e audiometria de potenciais elêtricos auditivos. Igual
mente são adequados os recursos para a cirurgia da especialida-
de, para o ensino e pesquisa clínica".
A biblioteca do serviço atende satisfatoriamente a
estudantes e professores. Possui em seu acervo os mais importan
tes e fundamentais periódicos da especialidade. Intercambio com
outras bibliotecas, tais como as da Faculdade de Medicina da
UFRJ, da Academia Nacional de Medicina e do Instituto Oswaldo
Cruz, completam as necessidades em termos de recursos bibliogrã
ficos. O programa se utiliza, ainda, das facilidades proporcio-
nadas pela Biblioteca Regional de Medicina (BIREME).
A estrutura curricular não sofreu alterações de mon
ta. Registram-se atualização dos conteúdos das disciplinas e
acréscimo de novas técnicas semiológicas e terapêuticas. Permanecem inaltera
dos os regimes didático e escolar. (Anexo 1).
O corpo docente (Anexo 2) foi enriquecido. Segundo o
Relatório Técnico da CAPES possui "dimensão e qualificação ade_
quadcis, revela-se suficiente para a área de concentração e
ofe-rece satisfatória dedicação ao curso". Compreende 11
professores portadores do título de doutor, pelo menos,
responsáveis pelas disciplinas, e 4 mestres em
otorrinolaringologia que colabo ram com o curso. A relação
orientador/aluno foi considerada ade_ quada. Professores
visitantes têm proferido conferências e pa£ ticipado de algumas
atividades. 0 curso, todavia, deles não d£ pende.
As atividades de pesquisa^ segundo os verificadores e
o Relatório Técnico da CAPES, correspondem a "temas relevantes e
coerentes com a área". Todavia, nem todos os professores delas
participam, o que torna a produção científica reduzida em rela
ção ã qualificação do corpo docente. Tal problema pode ser supe_
rado mediante maior integração dos recursos humanos disponíveis
Bem assim, pela articulação do programa com setores básicos da m£
dicina de instituições como a UFRJ, por exemplo, ampliando o
campo de pesquisa interdisciplinar.
O curso já titulou, até esta data, 12 mestres
sendo 11 oriundos de vários pontos do país e já no exercício de