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A Universidade Federal do Rio Grande do Sul en-
caminhou a este Conselho o pedido de renovação de credencianento
do mestrado em Ciências Biológicas com área de concentração em
Neuroanatomia,,
Ao exame preliminar do processo foram identifi-
cados problemas relativos ã organização acadêmica, ao corpo docen
te e aos critérios de Seleção do corpo discente, os quais foram
objeto do DC-173/86. Agora, a instituição vem de atender às
obser-vações efetuadas, colocando a matéria em condições de exame
con clusivo.
0 programa foi credenciado mediante o Parecer
CFE-487/79, de 03.04.79.
Vale destacar, desde logo, a importância do
cur-so em nosso meio, uma vez que atende a uma das áreas de maior
importância no campo da Morfologia, preparando profissionais com
petentes para o exercício da docência e da pesquisa. No período
de credenciamento inicial foram titulados 10 mestres,cujas dis
sertações são estudos experimentais de boa qualidade, todos vin
culados às linhas de pesquisa que compreendem a anatomia macros
cópica dos vasos cerebrais, a citoarquitetura de células globais,
a histofisiologia das estruturas periventriculares e a anatomia
do sistema visual, dentre outras.
A organização acadêmica foi objeto de observa
ção no já mencionado DC-173/86, em virtude da falta de flexibi1i
dade do programa, cujas disciplinas obrigatórias perfazem o nume
ro total de créditos exigidos, não favorecendo o cumprimento das
disciplinas eletivas, fundamentais na formação em Neurociências.
Acolhendo a observação, a coordena
ç
ã
o
do curso, considerando a
João Paulo do Valle Mendes
Renovação de credenciamento do curso de pós-graduação
em Ciências Biológicas, com área de concentração em Neuroanato-
mia, em nÍvel de Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
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experiência colhida nesses anos de funcionamento do programa, reor
denou a estrutura das disciplinas de modo a viabilizar as opções
dos alunos, propiciando assim, uma formação mais completa. Agora, o
mestrando terá de obter 23 créditos de disciplinas obrigatórias e
1º em disciplinas eletivas, com base na organização retratada no
Anexo 1, que valoriza as optativas e quebra, a rigidez do curso.
Do corpo docente indicado, 18 possuem o titulo
de doutor e podem ser acolhidos para o programa, sem reservas. Há
um professor em fase de doutoramento na Alemanha no campo da
Neuroanatomia. Outros, portadores do título de mestre ou de espe
cialista, são colaboradores do curso. Na analise preliminar do
processo, foi destacada a questão do pequeno numero de professores
efetivamente envolvidos com a orientação dos trabalhos de conclu
são, ao todo três docentes. Em resposta, a instituição reconhece o
problema,que aliás é de caráter nacional, e informa haver amplia
do para seis o total de orientadores, cinco dos quais trabalhando
em regime de DE. São os professores Paolo Cont/U/ (coordenador do
curso), Matilde Elena Achaval, Celso Paulo Jorger, Jacobo Catame
lamed, Eduardo Beck Paglioli e Felipe Luis Sehneider. A lista com
pleta dos professores encontra-se no Anexo 2.
Há coerência entre as atividades de pesquisa e a produ
ção científica docente e discente. Em se tratando de programa em
fase de consolidação, é natural que, no quinquênio do credenciamen
to inicial, o esforço maior tenha se orientado no sentido de melhor
definir as linhas de pesquisa e inseri-las como base para as dis_
sestações. Em que pese tal diretriz, foram publicados mais de meia
centena de trabalhos, havendo um número expressivo de estudos em am
damento, o que permitirá o fortalecimento crescente do grupo de
pesquisadores em área vital para o crescimento de Morfologia no
Brasil. Para Tanto, é fundamental maior envolvimento do corpo
docente nas atividades de pesquisa.
Os critérios de Seleção foram questionados pelos peritos
verificadores, critica encampada pelo Relator no DC- 173/86. Da ma-
neira como vem se processando, praticamente só os formados em Medi-
cina são aprovados pelo melhor desempenho nas provas realizadas. As_
sim, outros profissionais da área biológica não têm alcançado a pos_
sibilidade de qualificação nos campos da decência e da pesquisa. Vi
sando a viabilizar a presença de alunos de outra formação acadêmica
que não a médica, a instituição vem de modificar o valor dado aos
diversos componentes da Seleção, o que certamente propiciará a dese
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jada diversificação da clientela.
No momento da verificação, o corpo discente estava compos-to
de 13 alunos, dos quais 2 com dissertação pronta aguardavam a, cor
respondente defesa, 2 somente elaborando o trabalho de conclusão, 6
cursando disciplinas e já com dissertação em desenvolvimento, e 3 ou
tros apenas cumprindo créditos em disciplinas.
As instalações do curso são modestas. Os laboratórios
possuem os equipamentos básicos. 0 programa utiliza recursos do Ins-
tituto de Física da UFRGS e "mantém articulação positiva com os cur-
sos de pós-graduação em Fisiologia, Bioquimica e Genética da mesma
Universidade. A Comissão Verificadora assinala "as
dificuldades de
utilização do microscópio eletrônico do departamento por parte do
corpo docente, o que seria importante para o progresso do curso". O
Relator confia no descortino da superior administração da UFRGS, que
certamente saberá dar solução adequada ao problema.
O curso se insere na faixa de conceito "C" segundo os
consultores da CAPES.
II- VOTO DO RELATOR
Acolhidas as observações contidas no DC-173/86, o Rela -
tor vota pela renovação do credenciamento, durante o período de 5
(cinco) anos, do curso de pós-graduação em Ciências Biológicas, com
área de concentração em Neuroanatomia, ministrado, em nível de Mes -
trado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os efeitos
desta renovação retroagem ao término do credenciamento inicial.
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
ANEXO I
NEAP 01 - EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO 2-
2-0
NEAP 02 - CITOLOGIA E HISTOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
1-3-0
NEAP 04 - MENíNGES E VASCULARIZAÇÃO DO SNC 1-2-0
NEAP 05 - MÉTODO DE ESTUDO DO SNC I 1-
2-E
NEAP 06 - MÉTODO DE ESTUDO DO SNC II 1-3-0
NEAP 07 - ULTRA-ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO
1-2-E
NEAP 08 - ANATOMIA COMPARADA DO SN
2-3-E
NEAP 10 - NEUROQUÍMICA
1-2-E
NEAP 12 - ANATOMIA FUNCIONAL DOS CENTROS NERVOSOS 1-3-
0
NEAP 13 - ANATOMIA FUNCIONAL DAS VIAS NERVOSAS 2-
3-0
NEAP 14 - ESTAGIO DIDÁTICO
1/2-2-0
NEAP 15 - SEMINÁRIOS
1/2-1-0
GENP 16 - CITOGENÉTICA
2-3-E
FSLP 07 - ESTATÍSTICA APLICADA A BIOLOGIA
1/2-4-0
FLSP 32 - METODOLOGIA DE PESQUISA EXPERIMENTAL
1/2-2-E
EDUP 28 - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
1/2-2-E
FSLP 22 - NEUROFISIOLOGIA
1-2-E
FSLP 06 - NEUROFARMACOLOGIA
2-2-E
FSLP 33 - NEUROENDÕCRINOLOGIA 2-
2-E
PROP 01 - ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
1-2-0
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM C
BIOLÓGICAS
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
1,2-2 -
QUADRO G E R A L D
PROFESSORES
N 0 M E
PAOLO CONTU
JACOBO MELAMED CATTAN
MATILDE ACHAVAL ELENA
CPF
005969060/72
280184510/87
292678890/87
CAT
FUN
TT
AS
AS
TIT
DO
DO
DO
AREA
CONHEC
020100
020400
020300
UN
UN
UN
JOÃO PEDRO MARQUES PEREIRA
EDUARDO BECK PAGLIOLI
MAMARETE SUNÉ MATTEVI
30NIA MARIA L.DE GARCIA
CELSO PAULO JAEGER
LIA MARQUES EDGAR
MÁRIO WAGNER
Sídia MARIA C.JACQUES
antônio ANDRÉ A BELLó
076933380/04
000303090/34
008488750/87
147196579/15
000300900/91
001192700/30
009597740/68
098335010/87
004785710/20
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DO
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020300
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021100
020300
021602
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040300
021000
021000
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MÁRIO TANNHAUSER 0
DUTRA DIAS SEMIRANIS
TANNHAUSER
ONOFRE G.DE
SOUZA )NIO IZQUIERDO JOSÉ
RAFAEL ROSITO COIRO
JURACY MARQUES
001340900/04
000457300/59
002387400/72
118572260/20
193105600/53
012392280/15
008401490/54
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LD
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DO
DO
020900
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020900
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020600
020400
060703
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PU
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PROFESSORES INCLUÍDOS
ANTÔNIO CARLOS HUF MARRONE
LUIS SCHNEIDER : OS
OSVALDO DEGRA2IA VILAMIL
DE CASTRO ZAMBUJA
ANGELICA
CARRASCO ROBERTO CORREA
CHEM
157105560/68
199750400/63
056756420/72
171164220/72
335415820/49
006180630/72
AS
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OU
AD
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ME
ME
EA
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DO
ME
020100
020300
030110
020300
020600
020300
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IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em
02
de
06
de 1987
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