experiência colhida nesses anos de funcionamento do programa, reor
denou a estrutura das disciplinas de modo a viabilizar as opções
dos alunos, propiciando assim, uma formação mais completa. Agora, o
mestrando terá de obter 23 créditos de disciplinas obrigatórias e
1º em disciplinas eletivas, com base na organização retratada no
Anexo 1, que valoriza as optativas e quebra, a rigidez do curso.
Do corpo docente indicado, 18 possuem o titulo
de doutor e podem ser acolhidos para o programa, sem reservas. Há
um professor em fase de doutoramento na Alemanha no campo da
Neuroanatomia. Outros, portadores do título de mestre ou de espe
cialista, são colaboradores do curso. Na analise preliminar do
processo, foi destacada a questão do pequeno numero de professores
efetivamente envolvidos com a orientação dos trabalhos de conclu
são, ao todo três docentes. Em resposta, a instituição reconhece o
problema,que aliás é de caráter nacional, e informa haver amplia
do para seis o total de orientadores, cinco dos quais trabalhando
em regime de DE. São os professores Paolo Cont/U/ (coordenador do
curso), Matilde Elena Achaval, Celso Paulo Jorger, Jacobo Catame
lamed, Eduardo Beck Paglioli e Felipe Luis Sehneider. A lista com
pleta dos professores encontra-se no Anexo 2.
Há coerência entre as atividades de pesquisa e a produ
ção científica docente e discente. Em se tratando de programa em
fase de consolidação, é natural que, no quinquênio do credenciamen
to inicial, o esforço maior tenha se orientado no sentido de melhor
definir as linhas de pesquisa e inseri-las como base para as dis_
sestações. Em que pese tal diretriz, foram publicados mais de meia
centena de trabalhos, havendo um número expressivo de estudos em am
damento, o que permitirá o fortalecimento crescente do grupo de
pesquisadores em área vital para o crescimento de Morfologia no
Brasil. Para Tanto, é fundamental maior envolvimento do corpo
docente nas atividades de pesquisa.
Os critérios de Seleção foram questionados pelos peritos
verificadores, critica encampada pelo Relator no DC- 173/86. Da ma-
neira como vem se processando, praticamente só os formados em Medi-
cina são aprovados pelo melhor desempenho nas provas realizadas. As_
sim, outros profissionais da área biológica não têm alcançado a pos_
sibilidade de qualificação nos campos da decência e da pesquisa. Vi
sando a viabilizar a presença de alunos de outra formação acadêmica
que não a médica, a instituição vem de modificar o valor dado aos
diversos componentes da Seleção, o que certamente propiciará a dese