as Ciências Contábeis.
Dentre eles, de ressaltar-se renda "per capita" da região (fl.14)
em torno de USS 4.400,00 o que significa o dobro da média nacional.
Ademais, o pólo industrial, comercial e de serviços do núcleo da re-
gião, constituído por Estrela e Lajeado, duas cidades ribeirinhas ao rio Taquari,
que formam, de fato, um único perímetro urbano, ao qual se deve acrescer o sub-pólo de
Encantado, é ponto de convergência de vinte e oito Municípios.
Todo esse complexo econômico-social detém cerca de 4% do PIB do Rio
Grande . Sua produção primária expressiva está vinculada ao processo de transforma-
ção agroindustrial que se opera na própria região, através de empresas de tecnologia
de ponta, sobretudo na área de alimentação, com especial destaque para o setor avícola
(que consegue produzir frangos próprios para consumo em apenas 40 dias),alcançando
grau conversibilidade ração/carne no menor lapso de tempo.
Também a suinocultura, com a consequente indústria de transformação,tor-
na-se exigente nos padrões de qualidade e eficiência para corresponder às aspirações do
mercado.
Por tais fatores, aliados a outros facilmente discerníveis, impõe-se na
área das Ciências Contábeis, como em tantos outros, uma visão curricular progressista,
não anquilosada, quer dizer em sintonia com a febril e bem sucedida atividade mer-
cantil e industrial das comunidades abrangidas pela FATES.
Nestas condições, salutar a revisão do currículo ora proposto, numa
tentativa de compatibilizar o ensino, enfim o saber produzido na escola, com os recla-
mos desenvolvimentistas da Região.
A grade curricular proposta atende as determinações da Resolução CFE nº
3/92, que fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de graduação em Ciências Con-
tábeis.
Em anexo (fls. 46 a 171), no projeto de novo Currículo estão, com boa
técnica e minúcia, apresentadas a organização curricular, a departamentalização, as
ementas e conteúdos programáticos .
Ho tocante à organização curricular se especificam a grade curricular, o
código das disciplinas, o número de Créditos e a carga horária. Faz-se a distribuição
das disciplinas por categorias do conhecimento e a distribuição das disciplinas entre
Currículo Mínimo e Complementar.
No projeto estão claros os objetivos da proposta e retraçado com senso de
realismo o perfil do egresso do curso de Ciências Contábeis (fl.43).
Em suma, segundo minha apreciação, entendo existir o empenho da FATES
em dotar as Ciências Contábeis de um novo Currículo montado com a explicitada pretensão
de oferecer aos seus alunos a "oportunidade de crescimento, atualização e eficiência no
desempenho profissional.
Espero que a implantação do novo Currículo venha efetivamente permitir,
na área específica, o cumprimento do propósito da Instituição de "formar profissionais