recorreram menos regularmente aos locais da biblioteca central, talvez porque a
bibliografia lida consiste principalmente em cópias xerográficas de livros da bi-
blioteca pessoal dos professores, ou pela dificuldade em conseguir, na Biblioteca
Central, gabinetes de estudos individuais (verificamos, nos dias de nossa visita
que esse gabinetes ficam trancados e vazios).
Está em vias de instalações de uma sala de micro-computadores,da qual
poderão beneficiar-se tanto os professores como os alunos. No momento as obras de
instalação estavam suspensas, dependendo segundo nos foi informado de pequenos in-
vestimentos para o complemento da rede elétrica, ao passo que já existem - compra-
dos e sem uso - três micro-computadores e uma impressora. Imaginamos tratar-se de
uma dificuldade circunstancial, que poderá ser rapidamente sanada.
Infelizmente, cabe-nos alertar para o fato de que investimentos mais
decisivos deveriam ser dedicados à obtenção da bibliografia mais recente; as lacunas no
recebimento dos peródicos, atribuídas à descontinuação de assinaturas por problemas de
verba constituem uma omissão gravíssima da instituição, redundando em custos indiretos
(COMUT, fotocópias), além de comprometer o andamento das pesquisas e o papel de
referência que se deve esperar sempre da biblioteca de uma grande Universidade.
Recomendamos que essa grave falha seja urgentemente sanada.
Além das dificuldades aqui apontadas, não observamos reflexos de outras
dificuldades financeiras ou de infraestrutura, prevalecendo a impressão de que os
recursos disponíveis são aproximadamente adequados ao volume de atividades de-
sempenhadas no Curso.
A CAPES atribuiu ao Programa o Conceito B.
E sugeriu ao Programa:
No sentido de se obter maior integração entre áreas de concentração,
linhas de pesquisa e projetos vinculados, sugerimos: 1) distinguir a denominação do
curso daquela área de concentração; 2) consolidar as linhas de pesquisa; 3) articular
coerentemente os projetos entre si, no interior de cada linha de pesquisa; 4) adequar
as disciplinas e seus conteúdos às necessidades específicas dos projetos im plementados
e 5) envolver todo o corpo docente nas atividades de pesquisa e orientação.
CONCLUSÃO
A Comissão Verificadora concluiu seu Relatório nos seguintes termos: Após a última
verificação realizada para a CAPES no Curso de Mestrado em Lingüística da UnB em 1988,
o processo de recredenciamento teve sua tramitação sus_ pensa, a pedido da própria UnB,
à espera de que várias alterações sugeridas ( de ordem curricular e de redefinição
de áreas de pesquisa), fossem completadas.
Terminando o período em que a tramitação de recredenciamento ficou sus_
pensa, observamos que foi implantada no Curso de Mestrado em Lingüística da UnB uma
reformulação curricular e administrativa bastante satisfatória.