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Comenta a CAPES que com a reformulação formada a partir de 1988
e implantada depois de 1989, há adequação entre o número de disciplinas e as
linhas de pesquisa.
Os Especialistas da Comissão Verificadora informam que após a
re formulação, o curso tem estrutura curricular clara e equilibrada, que
atende ao objetivo geral de formar pesquisadores em Lingüística.
"Depois da revisão curricular recém introduzidas, há consenso
de que as disciplinas obrigatórias, quatro ao todo,previstas para serem
cursadas
J. Organização Acadêmica e Administrativa
0 Reitor da Universidade de Brasília, dirige-se a este Conselho
solicitando a renovação do Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Lin-
güística em nível de Mestrado, com área de concentração em Lingüística.
0 curso de Lingüística iniciou suas atividades em 1975 tendo
sido credenciado pelo CFE através do Parecer 146/82 de 5 de março de 1982.
A Comissão Verificadora, integrada pelos Professores Leila Bár-
bara da PUC/SP e Rodolfo Ilari da UNICAMP visitou as instalações do curso nos
dias 21 e 22 de outubro de 1991.
0 presente parecer baseia-se no Relatório Anual do Curso, 1989,
cadastro de Produção Científica, Relatório Técnico da CAPES 1990 e Relatório
da Comissão Verificadora.
I - RELATÓRIO
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EDA MARIA CHAVES NAPOLEÃO DO REGO
Renovação do Credenciamento do Curso de pós-graduação em Lingüística a
nível de Mestrado. .
Universidade de
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logo após O ingresso precisam fornecer aos alunos uma v_i
são geral do campo lingüístico, antes que eles optem por uma das áreas de concen-
tração facultadas pelo programa.
Cremos que o curso ganharia em amplitude e consistência se incluisse
já nesse momento de iniciação os conteúdos relativos a semântica. Uma solução razo
ável para fazer essa inclusão sem aumentar o número de créditos obrigatórios seria
talvez oferecer fonética e fonologia como uma única disciplina.
Quanto às áreas de concentração, deve ser ressaltado, por ser um pon-to
alto do curso, que a nova grade curricular e a maneira como está sendo feita a
oferta de disciplinas permitem de fato que o aluno opte entre um certo número de
áreas de concentração alternativas, e possibilitam que as exigências de créditos
sejam cumpridas num período de tempo razoável.
Foi notado que as áreas de concentração tais como aparecem indicadas
na documentação não coicidem com as linhas de pesquisa em que os docentes do curso
vêm investindo de maneira mais dinâmica; entendemos que estas últimas são verdadei
ramente as áreas de concentração em que os alunos vêm-se envolvendo e nesse sentido,
o folheto que divulga o concurso de seleção para 1992 parece-nos mais fiel à rea-
lidade do curso, ao mencionar as principais linhas de pesquisa de seu corpo docente
ao invés das áreas de concentração que constam da documentação oficial. Sugerimos
que o programa reconheça de vez como suas áreas de concentração as atuais "linhas
de pesquisa", alterando-se a descrição das áreas, nos próximos relatórios".
1.2. Organização Administrativa
Relata a Comissão Verificadora que o curso está bem estruturado admi-
nistrativamente, o que transparece no fato de que os alunos sabem de maneira clara
sua situação "jurídica" e curricular no mesmo, e não apontam qualquer dificuldade
maior no contato com a Coordenação e a Administração.
1.3. Corpo Docente
0 corpo docente do curso compõe-se de onze professores em Dedicação
Exclusiva - todos doutores - dimensão satisfatória para as áreas de pesquisa aborda-
_ das e para o número de alunos. A relação numérica alunos/professor é pequena, o que
permite uma atenção bastante próxima e praticamente individualizada, como foi res-
saltado por todos os alunos entrevistados.
Chamou a atenção da Comissão a falta de um especialista interessado
mais diretamente em Semântica, mas essa falha já foi diagnosticada há tempo pela
própria Coordenação do Curso; gestões feitas no sentido de promover nova contratação
para a área levaram a abertura de um concurso público, já em andamento (fase de ins-
crições).
Quanto à formação progress|irao corpo docente há grande variação em ter
-mos das universidades de origem bem como das áreas de interesse dos professores,per-
mitindo de um lado trabalhos entrosados, e de outro a cobertura de uma gama razoável
das sub-áreas de lingüística.
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O curso não depende de professores visitantes, entretanto o programa
não abre mão da participação de visitantes, para, nas palavras da Coordenadora,
"trazerem um componente maior de criticidade " tanto ao trabalho dos professores
como dos alunos.
Observou que na distribuição dos alunos em fase de tese entre os orien
tadores, à medida que forem alcançando a condição de orientandos, se dirijam natu-
ralmente e sem necessidade de quaisquer medidas administrativas, aos orientadores
mais disponíveis.
3. Corpo Discente
Consta do Relatório da Comissão Verificadora que "os alunos originam -
se prioritariamente de Brasília, sendo que alguns são egressos recentes dos cursos de
graduação da própria universidade, e outros pertencem aos quadros da rede local de
ensino de primeiro e segundo graus (Fundação Educacional, subordinada ao Governo do
Distrito Federal).
São menos numerosos os casos de alunos vindos especialmente de outras
localidades (na reunião com o corpo discente, que contou com a presença de metade do
alunado, era o caso de apenas uma aluna, vinda da Universidade Estadual da Parai-ba).
0 Programa exige dedicação exclusiva mesmo dos não bolsistas.
Quanto à distribuição dos alunos por atividades, no momento da visita
estavam assim distribuídos:
-6 defenderam dissertação até 9/91;
- 4 estão com matrícula trancada;
- 10 estão com defesa prevista até o final de 91;
- 2 estão com situação indefinida;
- 1 está elaborando a dissertação e cursando disciplinas simultanea-
mente ;
- 10 estão apenas cursando disciplinas.
Essa distribuição parece satisfatória, acrescentando-se ainda que após a reformula-
ção do curso, o tempo médio de titulação baixou sensivelmente, já que os alunos bol-
sistas conseguem concluir a dissertação no prazo previsto.
4. Pesquisa e Produção
4.1. Docentes
A CAPES em seu Relatório comenta que:
A produção científica de modo geral, não mantém coerência com as linhas
de pesquisa (à exceção da produção de dois dos docentes) e revela-se de pouco vulto,
sendo predominantemente publicada em veiculos domésticos. A produção técnica é ra-
zoável, predominando a organização e/ou participação em eventos.
Para os especialistas da Comissão Verificadora "prevalece um clima de
entrosamento entre os docentes, sendo comum que dois ou mais docentes atuem con-
juntamente na mesma pesquisa ou em pesquisas Complementares.
Há uma intensa e elogiável busca de atualização, que se traduz:
a) na participação dos docentes da UnB em projetos conjuntos que es-
tão já em plena atividade ou em fase de definição de objetivos a
nível nacional;
b) na participação freqüente em encontros, quer os organizados por
instituições de âmbito nacional (como a ANPOLL, a SBPC, a ABRALIN, a
Societé Internationale des Creólistes, etc.) quer os organizados
por associações locais e projetos interuniversitários (METANET.NIJ
cleo de Linguagem e Ideologia, etc);
c)na organização de encontros na própria UnB, freqüentemente valori-
zados pela vinda de pesquisadores de outras instituições, do país e
do exterior;
d) na iniciativa de trazer como visitantes professores dos princi
pais centros do país e do exterior;
e) nos freqüentes estágios dos docentes da UnB em outros centros, por
ocasião da licença sabática e/ou programas de pós-doutorado.
Como já foi mencionado, as linhas de pesquisa são claras e definidas,
e se caracterizam como a espinha dorsal do curso. Para elas convergem os trabalhos
dos professores e as dissertações dos alunos.
Membros do corpo docente contribuem sistematicamente para as publica
ções da área no país e alguns dirigem periódicos especializados.
A qualidade das publicações do corpo docente do Curso de Mestrado em
Lingüística da UnB é reconhecida a nível nacional e, em alguns casos, a nível inter
nacional. Alguns docentes têm como interlocutores os principais exponentes das
orientações lingüísticas mais influentes da atualidade.
4.2. Alunos
A Comissão observa que:
As dissertações, particularmente as últimas, são de qualidade compará-
vel às dos bons programas de mestrado do pais. E significativo que algumas das dis-
sertações orientadas pelos docentes do programa tenham sido publicadas em livro.
Muitos professores têm estimulado os alunos a colaborar na preparação
de trabalhos que foram em seguida publicados em revistas especializadas do país e ex-
terior, ou apresentados em encontros especializados das respectivas disciplinas. 5.
Infraestrutura física e Financeira
Dadas as pequenas dimensões do curso, são aceitáveis as condições de
infraestrutura física; os estudantes contam com uma sala de estudos própria, próxima
aos gabinetes de docentes, que conta com boa freqüência; verificou-se que os alunos
recorreram menos regularmente aos locais da biblioteca central, talvez porque a
bibliografia lida consiste principalmente em cópias xerográficas de livros da bi-
blioteca pessoal dos professores, ou pela dificuldade em conseguir, na Biblioteca
Central, gabinetes de estudos individuais (verificamos, nos dias de nossa visita
que esse gabinetes ficam trancados e vazios).
Está em vias de instalações de uma sala de micro-computadores,da qual
poderão beneficiar-se tanto os professores como os alunos. No momento as obras de
instalação estavam suspensas, dependendo segundo nos foi informado de pequenos in-
vestimentos para o complemento da rede elétrica, ao passo que já existem - compra-
dos e sem uso - três micro-computadores e uma impressora. Imaginamos tratar-se de
uma dificuldade circunstancial, que poderá ser rapidamente sanada.
Infelizmente, cabe-nos alertar para o fato de que investimentos mais
decisivos deveriam ser dedicados à obtenção da bibliografia mais recente; as lacunas no
recebimento dos peródicos, atribuídas à descontinuação de assinaturas por problemas de
verba constituem uma omissão gravíssima da instituição, redundando em custos indiretos
(COMUT, fotocópias), além de comprometer o andamento das pesquisas e o papel de
referência que se deve esperar sempre da biblioteca de uma grande Universidade.
Recomendamos que essa grave falha seja urgentemente sanada.
Além das dificuldades aqui apontadas, não observamos reflexos de outras
dificuldades financeiras ou de infraestrutura, prevalecendo a impressão de que os
recursos disponíveis são aproximadamente adequados ao volume de atividades de-
sempenhadas no Curso.
A CAPES atribuiu ao Programa o Conceito B.
E sugeriu ao Programa:
No sentido de se obter maior integração entre áreas de concentração,
linhas de pesquisa e projetos vinculados, sugerimos: 1) distinguir a denominação do
curso daquela área de concentração; 2) consolidar as linhas de pesquisa; 3) articular
coerentemente os projetos entre si, no interior de cada linha de pesquisa; 4) adequar
as disciplinas e seus conteúdos às necessidades específicas dos projetos im plementados
e 5) envolver todo o corpo docente nas atividades de pesquisa e orientação.
CONCLUSÃO
A Comissão Verificadora concluiu seu Relatório nos seguintes termos: Após a última
verificação realizada para a CAPES no Curso de Mestrado em Lingüística da UnB em 1988,
o processo de recredenciamento teve sua tramitação sus_ pensa, a pedido da própria UnB,
à espera de que várias alterações sugeridas ( de ordem curricular e de redefinição
de áreas de pesquisa), fossem completadas.
Terminando o período em que a tramitação de recredenciamento ficou sus_
pensa, observamos que foi implantada no Curso de Mestrado em Lingüística da UnB uma
reformulação curricular e administrativa bastante satisfatória.
O curso se encontra em estágio adiantado de consolidação, com um
ambiente intelectual de bom nível e dá indiscutíveis sinais de vitalidade e cres-
cimento qualitativo.
Apenas parte da atividade que os docentes e alunos do curso desen
volvem transparece na documentação oficial, que poderia certamente ser mais cir
cunstanciada e exata; mas é inegável que essa atividade tem um volume notável pro
porcionalmente às dimensões do corpo docente e discente, e merece o respeito da
comunidade lingüística.
Nesse sentido, a Comissão Verificadora, baseada nos elementos ob
tidos através da análise da documentação e, especialmente, pelo que pôde constatar in
loco através da visita, recomenda que o curso seja recredenciado.
II - VOTO DA RELATORA
Observadas as recomendações já especificadas, a Relatora vota favora_
velmente à renovação do credenciamento do curso de pós-graduação em Lingüística, com
área de concentração em Lingüística, em nível de mestrado, ministrado pela
Universidade de Brasília - UnB/DF, retroagindo seus efeitos ao do término do
credenciamento anterior.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
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